Yakissoba da Elaine

em 6 de julho de 2023

Cozinha do Quintal por Paula Mello, todos os direitos reservados



(Série de posts que escrevi para o blog Elaine Gaspareto, minha amiga-irmã que faleceu em junho-2021. Pode ser que alguns links não funcionem, caso o blog dela já tenha saído do ar. Esses posts estão aqui na Cozinha do Quintal pois são de minha autoria. Os comentários estão desativados. Caso tenha alguma observação ou dúvida em relação a este post, entre em contato comigo por email. Obrigada!)


Este post foi publicado pela primeira vez em 02/02/2015. 




Existem muitas variações desta receita, algumas mais incrementadas que podem levar iguarias como lagosta e camarões enormes.
Para uma versão clássica e simples, mas nem por isso menos gostosa, faça assim:

Ingredientes (para 4 porções):
500g de peito de frango (sassami) em tiras ou em cubos
500g de contra-filé em tiras
500g de brócolis ninja em buquês pequenos, aferventado
1 cebola grande em pétalas
1 cenoura grande em fatias finas
3 folhas de acelga cortada em tiras largas (opcional)
1 pimentão vermelho em tirinhas
1 sachê de Hondashi (tempero japonês de peixe)
1/2 xícara de molho shoyu
3 xícaras de água (além da água necessária para cozinhar o macarrão)
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 xícara de cebolinha em rodelinhas finas
1 pacote de macarrão para yakissoba


Como fazer?
Em uma panela anti-aderente frite a carne aos poucos até dourar e vá reservando em um prato. Faça o mesmo com o frango, na mesma panela. Coloque um fio de óleo na panela e a cebola, mantenha em fogo alto até que a cebola absorva todo o fundo das carnes, mais ou menos uns 2 minutos. Acrescente o brócolis e a cenoura, o pimentão e a acelga,  continue mantendo em fogo alto, misturando constantemente por 2 a 3 minutos.

À parte, dissolva o hondashi em 2 xícaras de água. Junte aos vegetais e assim que levantar fervura, abaixe o fogo. Acrescente o shoyu e misture. Volte as carnes para a panela e cozinhe, semi-tampada por 2 a 3 minutos, ou até amaciar. Dissolva a farinha de trigo na água restante e despeje na panela, mexendo bem até engrossar. Deixe por 1 minuto e desligue.

Cozinhe o macarrão, escorra bem e coloque em uma travessa. Coloque o molho com as carnes e vegetais sobre o macarrão, misture delicadamente. Polvilhe a cebolinha e sirva. 

Dicas profissionais:
- não é necessário colocar sal, pois o hondashi e o shoyu são bem salgados.
- o hondashi é o segredo desta receita, é ele que dá o sabor igualzinho ao yakissoba que se come em restaurantes.
- use vegetais diferentes para variar os sabores: vagem, outros pimentões, couve-flor, ervilha fresca, todos ficam ótimos. Use o que tiver à mão.
- pode-se usar carne de porco, como pedaços de pernil ou lombo, o resultado é maravilhoso.
- aumente a quantidade de água se necessário, para que os ingredientes fiquem cozidos, mas al dente.
- pode-se substituir a farinha por maisena, já que o objetivo é deixar o molho mais espesso. A vantagem da farinha é que assim você pode congelar o macarrão pronto, se desejar.
- existe um shoyu próprio para yakissoba, ele é bem mais denso do que o normal, não sendo necessário o uso da farinha (ou da maisena) neste caso.









Subir