Eu amo bolo! Mais ainda agora que não posso comer, por causa do diabetes (um pedacinho só, juro!) e esse bolo Toalha Felpuda, receita da minha avó, é divino! Tem tanta lembrança boa associada a este bolo, tanto amor envolvido!
Existe uma receita deste bolo de uma confeiteira famosa, eu até já fiz para comparar, é bom sim, só não é tão bom quanto este. A margarina faz toda a diferença na minha opinião e na receita dela não tem.
Bolo Toalha Felpuda
Massa - Ingredientes
3 xícaras de açúcar (usei 2)
4 xícaras de farinha de trigo
6 ovos (separar claras e gemas)
250g de margarina de uso culinário (aquela de tablete)
2 colheres de sopa de fermento em pó
200 ml de leite de côco ** veja observações no final da receita **
200 ml de leite de vaca
1 lata de leite condensado
200g de côco ralado grosso hidratado em uma xícara de leite
Veja abaixo as opções para regar o bolo |
Modo de Preparo da massa:
- Peneirar a farinha de trigo com o fermento. Reservar.
- Bater as claras em neve até ficarem bem fofas e firmes. Reservar.
- Bater a margarina com o açúcar até obter um creme claro e fofo, sem grumos nem pelotas. A seguir. acrescentar as gemas, uma de cada vez, mantendo a batedeira na velocidade média.
- A seguir, acrescentar a farinha de trigo alternando com o leite. Bata bem, aos poucos, com paciência. É bastante massa e é preciso incorporar bem a farinha a cada adição.
- Se ficar pesado demais na batedeira, pare e misture com uma espátula na mão mesmo, até pegar toda a farinha do fundo da tigela da batedeira, a seguir volte a bater.
- Continue assim, adicionando leite e farinha até acabar os ingredientes.
- Retire a tigela da batedeira e limpe os garfos, batendo na borda da tigela, para não perder nada da massa. Experimente para ver se o açúcar está a seu gosto, caso contrário, adicione um pouco mais e misture bem.
- Pré-aqueça o forno a 180 graus.
- A seguir, adicione as claras em neve, misturando delicadamente com uma espátula ou batedor de arame (fuê) sempre em movimentos suaves de baixo para cima: isso faz o ar entrar na massa, o que a deixa ainda mais fofa.
- Coloque em uma forma untada com margarina e enfarinhada e leve para assar, a 180 graus, até dourar faça o teste do palito após 30 minutos de forno.
- A forma que eu usei tem 28,5 cm X 39 cm (medida interna). É um bolo grande, use uma assadeira/forma/tabuleiro que costuma usar para bolos de 6 ovos ou mais.
- Retire o bolo do forno, coloque sobre a grade do fogão e com um garfo, fure o bolo todo ainda quente.
- A seguir, aplique a calda (veja abaixo minhas observações) ou regue com o leite condensado e salpique o côco ralado.
Um bolo cheio de leite condensado =) |
Bolo Toalha Felpuda - Calda para regar
Na receita original da minha avó, ela fazia uma calda com 1 copo de água fria e 1 copo de açúcar, levando ao fogo até ferver. Depois colocava o côco ralado seco nessa calda e deixava alguns minutos para absorver o líquido e hidratar. Antes de aplicar a calda, ela furava o bolo e espalhava uma lata de leite condensado, depois por cima, a calda de água e açúcar mais o côco. Fica maravilhoso, mas para o meu gosto, fica doce demais.
Como eu faço:
Costumo regar o bolo todo com 1 lata de leite condensado e depois salpico o côco já hidratado.
Outra opção é colocar 400 ml de leite de vaca na massa e usar os 200 ml de leite de côco que a receita pede misturado com o leite condensado para molhar o bolo e depois colocar o côco ralado em cima.
Usei côco ralado grosso por ser mais saboroso.
Aguarde o bolo esfriar antes de cortar. Sirva pedaços bem generosos com um café fresquinho!
Hmmmmm...E agora? Fiquei babando aqui! Deu vontade! Adoro! Bjs,chica
ResponderExcluirFaça Chica! Você vai amar esse bolo. Muito bom MESMO rsrs
Excluirbeijosssssssss