Você já sabe que meu sonho é ter um café, não é? Com uma livraria e quem sabe uma lojinha de plantas e traquitanas (se a lei permitisse...) Já vejo meu pequeno negócio em uma casa bonita, com uma varanda agradável, para as pessoas sentarem e tomarem seus cafezinhos comendo meus quitutes enquanto lêem um livro e escutam uma playlist de arrasar! Algo assim:
Meu café já existe no sonho, tem nome, logotipo, cores definidas, decoração, máquinas, mesas... mas enquanto ele não vira realidade, vou juntando minhas idéias e compartilho aqui no blog com vocês, além de uma pasta super recheada de inspirações lá no Pinterest.
Os posts anteriores da Série Como Abrir uma Cafeteria estão recheadíssimos de inspirações, dicas e informações que já levantei. Acompanhe:
- Série Empreender: Como Abrir uma Cafeteria 1
Localização e um pouco sobre as máquinas necessárias
- Série Empreender: Como Abrir uma Cafeteria 2
Logotipos, fontes e cores para os nossos negócios
- Série Empreender: Como Abrir uma Cafeteria 3
Cores, cores e mais cores para os nossos negócios
Não deixe de conferir também a série de posts da categoria Inspirações para uma Loja de Comidas. Tem muita, muita coisa lá!
Inspirações para uma Loja de Comidas
Todos os textos deste post que estão em azul são LINKS que levam a outras páginas.
Hoje eu quero pensar com você em como podemos elaborar um cardápio que seja atraente para o seu cliente e que possa ser realizado no sistema delivery, para que o seu negócio tenha mais uma opção (talvez a única no momento) diante das dificuldades atuais (ainda estamos na pandemia, sem vacinas, com classificação oscilando entre vermelha e laranja - estabelecimentos podem abrir, depois não podem, só no horário determinado, enfim, uma lambança).
Então, a primeira coisa que a gente precisa pensar é na localização e no estilo do seu negócio. Esses fatores vão determinar o tipo de cardápio possível, vão influenciar a questão dos custos e em consequência, dos preços ao consumidor.
Para um café que nos dias normais (saudades) é bem movimentado, provavelmente o empreendedor trabalha um cardápio reduzido e rápido de ser realizado, para que o tempo de serviço seja menor.
Para um café com um fluxo menor de pessoas, é possível vender itens mais complexos ou mais demorados no preparo.
São decisões que o empreendedor precisa ter em mente quando for elaborar o cardápio da sua cafeteria no sistema delivery.
Embalagens para cardápio delivery de uma cafeteria
Além do café de vários tipos e de outras bebidas como sucos, chás, refrigerantes e até drinks, é muito comum encontrarmos uma variedade de salgados e doces para acompanhar o café.
O mercado de embalagem oferece inúmeras outras opções além do isopor, das mais caras às mais baratas, como copos de bambu, que são ecológicos, copos de papel encerado, copos térmicos plásticos ou de papel, vale uma visita a um atacadista para conhecer e definir qual a melhor para o seu caso.
Não esqueça de testar os copos antes de adquirir uma grande quantidade, principalmente a tampa, que deve fechar muito bem para não vazar no transporte e nem em cima do seu cliente! Quantas vezes já comprei café e tomei banho porque a tampa do copo simplesmente abriu… isso pode levar o cliente a nunca mais pedir o seu café, além dele se queimar e ainda por cima você corre o risco de ser processado por danos à saúde de alguém!
Da mesma forma as embalagens para os seus alimentos deverão ser as melhores possíveis, sempre tendo em mente que embalagem ching-ling é um problema. Procure fornecedores que sejam certificados para alimentos, existe toda uma legislação que empresas sérias precisam seguir e isso é para garantir a qualidade do seu produto e claro, a saúde do seu cliente.
Pesquise bastante, pensando na experiência do seu cliente ao receber o alimento. Ninguém gosta de coxinhas amassadas, empadinhas destruídas, bolos arrebentados… Provavelmente você vai precisar de uma variedade maior de embalagens para acomodar os diversos tipos de alimentos, mas vale quebrar a cabeça um pouco para tentar usar o mínimo de modelos de embalagens possível.
Outros itens que podem fazer parte do cardápio da sua cafeteria
Analisando bem as características do seu negócio e do seu público, pode ser que você tenha condições de oferecer mais itens e preparos mais sofisticados e com margem de lucro maior. Por exemplo, crepes ou panquecas, saladas, sopas no inverno, saladas de frutas, um bom e gostoso macarrão!
Criando experiências para o cliente e fazendo história
Um negócio de alimentação é uma coisa que vem da alma, eu acredito nisso! Se não tiver um tantão de você nesse negócio, então será apenas mais um nesse mar de gente vendendo comida, é o que eu sempre digo.
Como criar, então, uma experiência única e encantadora que deixe o seu cliente sempre querendo mais? Com criatividade e com as suas próprias raízes! Aquela receita que só você sabe fazer, o bolo maravilhoso que a sua avó fazia quando você era criança ou algo assim, tão especial e único que você será lembrado com amor pelo seu cliente!
O meu café vai ter bolinhos de chuva, gordinhos e sequinhos, rolados no açúcar e na canela... me diz, em quantos cafés você encontra uma porção generosa de bolinhos de chuva para acompanhar o melhor café?? Eu nunca vi.
Minha receita desses bolinhos maravilhosos está no blog da minha comadre Elaine Gaspareto.
Não precisa de malabarismo, a simplicidade de um prato não faz dele uma coisa comum, desde que esse prato seja uma especialidade, algo único que você oferece e que tenha um sentido, uma conexão com você mesmo, com a sua história, com a sua família.
LINKS das receitas indicadas neste post:
Bolinhos de Chuva receita de vó (da minha, claro)
Bolo Fit de Maçã, Ameixa e Canela - delicioso, facílimo de fazer
5 receitas - foi para o dia das mães, mas tem cada coisa boa! Torta musse de limão e de maracujá, bolo de laranja e brigadeiro e uma torta salgada de arrasar
Bolos Caseiros - bolo de pão de mel, de cenoura e de banana caramelada que arranca suspiros!
Pastel - igual ao pastel de feira, uma delícia!
É isso por enquanto rsrs tem mais receitas espalhadas pelo blog, é só vasculhar.
Espero que tenham gostado, eu sei que é bastante informação e o post ficou longo, mas eu gosto de fazer assim, juntar tudo num lugar só facilita a nossa vida!
Agora me fala aí nos comentários, como é a sua cafeteria? A real ou a dos sonhos... e o que mais você quiser saber!
Até breve!
Créditos
Imagem de abertura (cafés) Nathan Dumlaoon Unsplash
Imagem de separação do post (mesa) Photo by Kris Atomicon Unsplash
Imagem das amigas na mesa com cafés Photo by Roman Krafton Unsplash
Eu também tenho esse sonho, não sei se um dia conseguirei abrir um café/livraria/venda de quinquilharias. Talvez algo mais específico, como livros de Umbanda/Espiritismo, colocar as coisas da Thaís pra vender, suas coisas.. O problema é ter $$ pra iniciar e aguentar pelo menos uns meses ou um ano inteiro. Trilha sonora: Jazz, world, Loreenna, etc.. Quem sabe se eu vender uns 100 apartamentos de alto padrão eu consiga ter dinheiro kkkkkk Beijos.
ResponderExcluirPois é meu irmão, não é fácil.... quem sabe a gente abre esse negócio juntos? Eu cuido da comida e você dos livros...
ExcluirA trilha sonora nós vamos ter que discutir muito rsrsrs
Vamos planejando e sonhando, um dia dá.
beijossssssss
Olá... minha cafeteria ainda está no papel... café de coador, expresso, capuccino... chocolate e cafés e doces gelados, sorvetes e salgados finos... no inverno café com conhaque e chocolate quente... happy hour com músicas internacionais e MPB anos 60/70, suaves... mesas e cadeiras de madeira, toalhas de tecido xadrez... flores e quadros a óleo para embelezar e vender também...
ResponderExcluirPois é, a grana do acerto não dava e não consegui uma sócia... já tinha encontrado a casa que queria, tinha a pessoa ideal para me entregar os salgados... infelizmente ficou só no papel e nos sonhos... fique com Deus, grata por me lembrar disso...
Fiquei com água na boca e muita vontade de conhecer o seu café! Não deixe de sonhar!! Apesar de todas as dificuldades, continue planejando. Uma hora sai! Eu acredito muito que a gente primeiro cria as coisas no pensamento para depois conseguir materializar. Não desista! Vai ser um ARRASO esse café!! E eu também continuo sonhando com o meu....
Excluirbeijosssssss
Minha cafeteria está nos meus sonhos há 7 anos e agora está prestes a abrir. Frida Kalho Café e Galeria de Arte. Continuo sonhando com cada detalhe e sou muito grata por todas as suas dicas. Gratidão e sucessos.
ResponderExcluir