Almôndegas Fáceis e Deliciosas em 2 Versões

em 6 de junho de 2020

Almôndegas Fáceis e Deliciosas em 2 Versões na Cozinha do Quintal. Esta é a versão empanada!


Almôndegas ou porpetas, como eu chamo, esta receita básica aprendi com minha mãe e ao longo dos anos fui modificando para que ficasse mais ao meu gosto.

Aqui em casa eu faço sempre as duas versões: empanadas (passadas no ovo batido e farinha de rosca) e sem empanar, para agradar a todos.

Ingredientes para almôndegas fáceis e deliciosas


Massa básica

1 kg de carne moída (usei patinho, porque é magro)
1 cebola ralada (opcional, use se quiser um "crocantinho" na sua porpeta)
1 ovo inteiro
1 dente de alho
temperos secos a gosto (orégano, louro, tomilho, alecrim, etc)
4 pães franceses amanhecidos
sal o quanto baste
1 maço de salsinha bem batidinha (não usei nesta vez porque não tinha!)

Modo de fazer

Coloque os pães em uma tigela funda e adicione água até que fiquem ensopados. Deixe alguns minutos para que fiquem molhados por dentro. Esprema para retirar a água e coloque em uma tigela grande.

A seguir, coloque a carne moída, os temperos, o ovo inteiro, o sal e os pães espremidos, a cebola, a salsinha e amasse bem, como se estivesse sovando pão, para que fique uma massa bem homogênea.

Se a massa estiver muito mole, não enrolando as bolinhas, acrescente um pouco de farinha de rosca, caso não tenha, pode usar um pouco de farinha de trigo ou até mesmo fubá.

Enrole as bolinhas, apertando suavemente entre as mãos para deixá-las compactas, assim não vão esfarelar nem arrebentar na hora da fritura.

Frite em óleo quente, em boa quantidade, poucas por vez, até dourarem. Escorra em papel toalha e sirva.

Para empanar, o processo é o mesmo de qualquer empanado, ovo batido (ou só a clara se for para vender) e farinha de rosca (= farinha de pão, pão amanhecido ralado).

Almôndegas Fáceis e Deliciosas em 2 Versões na Cozinha do Quintal. Esta é a versão empanada!


Você pode colocar as almôndegas em um molho de tomate e servir junto com um macarrão ou polenta, bem quentes, com bastante queijo ralado, azeite, fica divino. Ou no dia a dia, com um arroz fresquinho, cheio de legumes, é um prato sensacional e saudável para as crianças e os idosos =)

Enriqueça a receita de almôndegas!


Para estas duas versões, eu acrescentei:

1 cenoura ralada no ralo fino - se não tiver um ralador mais fino, rale no mais grosso e depois picote com uma faca afiada.

1 xícara de farinha de sorgo - a farinha de sorgo é super saudável, antioxidante natural e não deixa sabor nenhum

1/2 xícara de farinha de aveia - a farinha de aveia é super saudável também, mas ela deixa as preparações um pouco pesadas, por isso use pouco. Substitua por farinhas integrais, como as de beringela, de grão de bico, de quinua, ou outra de sua preferência. ou por aveia em flocos, que deixa super crocante e é uma delícia, infelizmente no dia em que fiz eu não tinha, se tivesse teria colocado com certeza. Use uma ou outra versão da aveia.

Use grãos integrais para dar crocância e sabor às suas porpetas, como linhaça, chia, trigo integral ou sarraceno, quinua, castanhas, enfim, vale a criatividade e as suas preferências.


Almôndegas Fáceis e Deliciosas em 2 Versões na Cozinha do Quintal. Esta é a versão normal, sem empanar.


Dicas para vender suas almôndegas


Para vender, você pode "aumentar" a receita usando proteína de soja texturizada, de preferência a escura, para que ela fique homogênea na carne. A proporção ideal é 250g de proteína de soja para 1 kg de carne. Mais soja do que isso pode deixar a sua preparação ruim, com sabor de ração de cachorro.

A proteína de soja ajuda a baratear o custo, já que a carne está realmente caríssima. Mas use com bom senso e na proporção que eu indico, assim você economiza um pouco e não perde tanto em qualidade, ok? Ela também acrescenta um fator saudável na preparação, pois contém ferro e muitas fibras.

Prepare a proteína de soja com antecedência e da maneira correta, lave bem em bastante água corrente em uma peneira e deixe de molho em água quente  por 20 a 30 minutos, escorra e esprema bem em seguida.

Eu vendia, nos meus tempos de marmiteira, uma embalagem de almôndegas com 500g, no molho. Sempre no molho, porque a idéia não é vender apenas a porpeta, mas sim o prato: almôndegas ao sugo, ao molho branco (ahhh que delícia!!! vendi muuuito) e a proporção ideal para venda é:

200g de almôndegas
300g de molho

Você pode usar as embalagens de alumínio, de plástico ou de isopor, todas são boas, desde que tenham certificação para uso com alimentos. Um queijinho ralado por cima dá aquele toque especial.

As almôndegas podem ser congeladas individualmente, sem molho: coloque em uma assadeira grande levemente untada com óleo e cubra bem com plástico filme, no dia seguinte, ensaque e coloque a validade de 3 meses.

Congelando assim, sem molho, você pode optar por congelar já frita ou sem fritar (neste caso, frita, validade 30 dias).

Se for congelar dentro do molho, elas duram de 30 a 45 dias no máximo, em pote bem fechado, com tampa. Neste caso, as porpetas não devem ser empanadas e devem estar fritas.

Almôndegas FIT


Você também pode criar uma versão fit desta receita, usando as dicas das farinhas integrais e dos grãos, neste caso não empane e nem use farinha de trigo.

Pode substituir a carne de vaca por frango moído e pode usar a proteína de soja texturizada clara, que não tem o corante caramelo e fica bem homogênea na mistura. Use a abuse dos temperos para dar sabor, porque tanto o frango quanto a soja são insossos e pedem mesmo um tempero caprichado.

Para uma versão sem carne nenhuma, você pode pesquisar receitas à base de lentilhas, de abóbora e a mais gostosa, na minha opinião, a de beringela. Se você retirar o ovo, terá uma versão vegana.

As versões FIT devem ser assadas no forno, coloque as almôndegas em uma assadeira levemente untada com óleo e leve ao forno médio, em torno de 180 graus, até dourarem, aproximadamente 30 minutos.

Aqui tem uma receita de almôndega de beringela muito boa.

Como em todas as receitas para vender, é necessário testar, fazer modificações e testar de novo ATÉ dar certo.

Ética nos negócios caseiros também é importante! 


Informe corretamente TODOS os ingredientes, principalmente se for usar a proteína de soja, por que tem gente alérgica e você não vai querer problemas, certo? Coloque tudo certinho, na honestidade mesmo.

Informe também as datas de fabricação e validade.

Não esqueça de informar os seus dados de contato!

Por fim, não esqueça de usar a ficha técnica para controlar os custos e padronizar a sua receita, já mostrei tudinho da ficha em detalhes no post:



Como Usar a Ficha Técnica no seu Negócio de Alimentos



Almôndegas Fáceis e Deliciosas em 2 Versões na Cozinha do Quintal. Esta é a versão normal, sem empanar.


Estou um pouco ausente do blog (e do facebook, fechei o Instagram),  por vários motivos, desde a limpeza do meu quintal que estava um verdadeiro matagal, até estudos de outros assuntos que não têm nada a ver com comida, mas que são importantes para mim.

Também estou produzindo novos conteúdos, como ebooks e dando os primeiros passos para criar um curso online, aprendendo a imensidão de coisas necessárias para isso, o que tem sido bem legal e ao mesmo tempo um grande desafio pela minha ignorância total rsrs

Além disso, espero ansiosamente a chegada de dois filhotinhos de cachorro, um pastor alemão (que já ganhou o nome de Connor) e um husky, desejo antigo da minha filha (que já ganhou o nome de Ace). Desde que a minha cachorra Lola morreu sentimos uma falta terrível dela e a necessidade de ter a companhia e a amizade desses seres incríveis que são os cachorros.

Quero ver como vai ser a interação dos dois doguinhos com o Kira, o gato da casa rsrs

Depois venho mostrar e contar para vocês como vai indo esta aventura.

No meio tempo, um monte de crochê para aliviar a neurose da quarentena rsrs e as minhas peças estão no meu ig pessoal onde estão também as fotos dos cachorros, do gato, dos filhos, do marido (35 anos juntos!!!) das comidas e de todas as coisas abençoadas que fazem parte da minha vida, se quiser me acompanhe lá:


IG Paula Mello


Esse Instagram é a minha "casa no campo": lá tem meus discos e livros,  meus amores e meus amigos rsrs minhas andanças por aí e pensamentos aleatórios que me encontram vez por outra. Tem umas receitas também, mas não é o Instagram do blog, ok? É o da Paula =)

Aos poucos a vida vai voltar ao normal, tenho fé que passaremos por mais esta fase difícil de provação coletiva.

Continuo nas minhas preces diárias pedindo por todos nós, principalmente pelos empreendedores que estão na luta para sobreviver a esta crise.

Meu email continua à disposição! Escreva pra mim se quiser. Enquanto isso, fique em casa se puder, tenha paciência, aproveite seu tempo para aprender e estudar, planeje seu negócio, teste as suas receitas e fique bem, em paz, porque não há noite que dure para sempre.

Obrigada a todas as pessoas lindas que me escreveram ultimamente, perguntando sobre mim, pelo meu sumiço, se está tudo bem! Está! Tenham certeza que junto com o email de vocês veio abraços, beijos e muita energia, que mando de volta, com muito amor, a todos os que por aqui passam.

Fiquem com Deus


Cozinha do Quintal, por Paula Mello. Todos os direitos reservados. 2009-2020.


3 comentários:

  1. Um prato tão simples, tanto efeito e praticidade! Muito bom! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom mesmo, Chica! Obrigada pela visita <3

      beijosssssssss

      Excluir
  2. Olá Paula!! Faço um bolinho de carne moída, não coloco nem uma farinha na carne, só uso para empanar, Mas quando frito eles congelados estão espirrando muito. Vc teria alguma dica para evitar que isso aconteça?
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss



Subir