Este pão é chamado de Gâche, em francês, uma receita que tem suas origens na região da Normandia. A fermentação natural é lenta, demorada, mas vale a pena.
Resulta em um pão de casca crocante e miolo mais denso, macio e muito saboroso. As fotos, tiradas à noite com celular, não fazem jus a esse pão excelente!
Pão Gâche
Tempo total de crescimento da massa: 3 horas e meiaReceita do livro Larousse dos Pães, de Éric Kayser
500g de farinha de trigo
350g de agua a 20 graus
100g de levain líquido
3g de fermento biológico seco
10g de sal
Já ensinamos a preparar o levain aqui no blog quando fizemos o Pão de Campanha Rústico.
Modo de Fazer
Em uma tigela grande, coloque a farinha de trigo e abra uma cova no meio, junte metade da água, o levain, o fermento e o sal. Acrescente o restante da água e misture bem, começando a amassar até que toda a farinha seja incorporada na massa.
Forme uma bola de cubra com um pano de prato ligeiramente umedecido. Deixe descansar por 1 hora e meia. A massa deve dobrar de tamanho.
Numa bancada enfarinhada, trabalhe ligeiramente a massa, formando bolas e divida em porções ou deixe como está caso deseje um único pão grande. Cubra e deixe descansar 30 minutos.
Modele o pão a gosto ou divida a massa em porções menores e modele cada uma. Cubra novamente e deixe descansar por mais 1 hora e meia.
Pré-aqueça o forno a 230 graus. Coloque o pão com as emendas viradas para baixo em uma ou mais formas untadas. Se desejar, faça cortes na superfície do pão.
Dica: quando ligar o forno, coloque uma assadeira grande na parte mais baixa (grade inferior) e deixe o período de aquecimento (10 a 15 minutos). Imediatamente antes de colocar o pão para assar, despeje uma xícara (de café, 50 ml) de água nessa assadeira e coloque o pão no forno na grade superior. Se o seu forno não tem 2 grades, coloque a assadeira com água no fundo do forno.
Asse por aproximadamente 20 minutos, até dourar e o aroma do pão encher sua alma de alegria.
O levain pode ser armazenado na geladeira por dias para ser usado em outros pães.
Procure usar uma farinha de trigo forte, própria para pães. Usamos a farinha italiana Caputo específica para pães de fermentação natural. Vale a pena o investimento porque o resultado é espetacular, é um pão diferente de tudo o que já comemos, muito saboroso e que leva pouquíssimos ingredientes, o segredo mesmo é a paciência com a fermentação.
Ainda precisamos melhorar a modelagem dos pães para dar um acabamento melhor, mas isso é um processo que vamos aprendendo. E o livro é sensacional, tem 80 receitas doces e salgadas para te transformar no melhor padeiro ou padeira do mundo. Ou para te inspirar a começar um negócio de pães especiais caseiros...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss