Tem outra versão deste prato, feito do meu jeito, com passo a passo e todas as dicas, confira no post
Yakisoba Classico a Moda da Paula
Desta vez fiz um pouco diferente e não usei macarrão, usei arroz japonês e ficou uma delicia.
Ingredientes do Yakisoba
Para 10 porções fartas - pode ser congelado se usar farinha de trigo para engrossar *500g de peito de frango em pedaços (usei filezinho sassami)
1 kg de carne de porco da sua preferência em cubos (usei lombo)
Legumes variados a gosto, eu usei
brócolis, couve-flor, cenoura, acelga, 1 pimentão vermelho, 1 pimentão amarelo e 1 pimentão verde (mais ou menos 1 kg de legumes)
2 cebolas picadas
3 a 4 dentes de alho amassados ou bem picadinhos
1 xícara de salsinha bem picada
2 envelopes de Hondashi
50 ml de óleo de gergelim
250 ml de shoyu
4 colheres de sopa de farinha de trigo* ou de amido de milho (não congele se usar amido)
Modo de fazer
Em uma panela grande com fundo grosso, coloque um fio de óleo de gergelim e um fio generoso de óleo vegetal da sua preferência, eu uso o de girassol. Aqueça bem e frite as carnes, deixando dourar bem. Retire e deixe em uma travessa, repita o processo acrescentando mais óleo caso necessário, o de gergelim pode ir pingando aos poucos pois ele tem sabor bem acentuado, então não coloque toda a quantidade de uma vez.
Assim que terminar de fritar toda a carne, mantenha a panela no fogo e doure o alho e a cebola. A seguir, acrescente os legumes e refogue por alguns minutos.
Se a carne que for usar precisar de um cozimento maior, coloque na panela de pressão. No meu caso, como os pedaços eram pequenos e as carnes macias, tanto o peito de frango como o lombo cozinham rápido, juntei tudo na mesma panela.
Acrescente agua e cozinhe com a panela tampada em fogo baixo ate as carnes estarem cozidas e os legumes macios.
A seguir, prepare uma mistura de 2 xícaras de água, o shoyu, a farinha de trigo (ou o amido de milho) e os dois envelopes de Hondashi. Misture tudo muito bem e quando estiver dissolvido e uniforme, acrescente na panela com as carnes e os legumes. Deixe levantar fervura, mexendo com delicadeza, enquanto engrossa e abaixe novamente o fogo, deixe cozinhar por mais 5 minutos e desligue.
Eu faço meus cozidos e ensopados na panela de ferro, fica ótimo!
Mantenha a panela das carnes tampada e aquecida enquanto prepara o arroz em outra panela (siga as instruções da embalagem, no meu caso acrescentei apenas agua e sal e utilizei o pacote inteiro de 500g de arroz, aproximadamente 4 xícaras e meia, na panela elétrica ficou perfeito).
Na hora de servir, transfira o yakisoba para uma travessa, salpique salsinha e acompanhe o arroz.
DICAS
Caso prefira um molho mais intenso e escuro, utilize uma porção de molho tarê, esse molho oriental pode ser encontrado em supermercados e casas de produtos orientais.
Se usar carnes com tempo de cozimento maior, cozinhe na pressão e depois misture tudo, se tiver formado muito liquido, retire.
O Hondashi pode ser encontrado em supermercados na seção de temperos e fornece o sabor oriental deste prato, se fizer sem não vai ficar igual.
A acelga pode ser substituída por outra verdura da sua preferência, como couve ou escarola ou espinafre.
Use o que mais gostar e crie a sua própria versão!
Fotos por Fernanda Mello.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss