Excelente opção para incrementar o seu serviço de comidas ou para deixar o almoço de domingo mais especial, um assado no forno faz toda a diferença.
Para esta receita eu usei um pedaço de alcatra de mais ou menos um quilo e meio, temperei com vinagre balsâmico, alho, ervas (tomilho, orégano, alecrim), pimenta e sal. Ficou na geladeira em um pote tampado de um dia para o outro e dei umas viradas para o tempero pegar melhor.
Retirei a carne da marinada e enrolei em celofane próprio para assar no forno, caso não tenha pode usar papel alumínio que dá o mesmo resultado. Esse celofane é vendido em supermercados, no formato de saco em vários tamanhos ou em rolo.
Enrole várias voltas se for usar o papel alumínio e dobre bem as aberturas para não vazar. A seguir coloque em uma assadeira de alumínio ou refratário grande levemente untado com óleo.
Leve ao forno médio, 180 graus, por 45 a 50 minutos.
Enquanto a carne está no forno, preparei os legumes e as batatas. Para as batatas usei mais ou menos 2 kg, cortei em cubos e joguei na água fervente por alguns minutos até amaciar ligeiramente, mas sem cozinhar totalmente. A seguir, escorri, coloquei um pouco de cada vez em uma frigideira com óleo e dourei as batatas. Reservei.
Hora de montar o que eu chamo de "bandejão da felicidade": um monte de legumes bem temperados, com azeite, pimenta a gosto, ervas de monte, dentes de alho com casca e tudo. Na minha bandeja tem 4 cebolas, 6 tomates, 4 pimentões verdes, uma xícara de azeitonas pretas e verdes misturadas.
Verifique a carne, espetando no centro com uma faca pontuda, se o líquido sair claro e transparente é porque está assada e é hora de dourar. Juntei as batatas à carne e voltei ao forno para dourar, em torno de 20 minutos a 230 graus.
Veja que a minha assadeira não está cheia de óleo, porque não precisa. Vá revirando as batatas a cada 15 minutos para que elas "limpem" o fundo, ou seja, todo o tempero da carne vai grudar nas batatas e o sabor fica incrível.
Retirei a carne do forno e deixe descansar por 10 minutos. Fatiei e servi acompanhada das batatas e dos legumes.
Você pode usar as variações que desejar nos legumes e nas batatas (pode fazer com mandioquinha/batata baroa, com batata doce, beterrabas, cenouras, beringela, erva-doce, abóbora, etc). Os cortes da carne também podem ser outros, como maminha, coxão mole, patinho ou coxão duro. Se você não tem restrição à gordura, pode usar costela (de boi ou de porco), cortes de porco também ficam divinos, como pernil, paleta ou lombo.
Pode servir com um arroz fresquinho e/ou uma salada verde, mas olha... pra mim não precisa mais nada porque já tem tudo. Delícia.
Não entendi sobre os legumes... você os coloca na assadeira junto com a carne na hora de dourar ou os refoga separados?
ResponderExcluirColoco todos os legumes em uma outra assadeira separada e vai no forno, depois a gente junta pra comer =) As batatas eu coloco com a carne na hora de dourar tudo junto. Faz e depois me conta!
Excluirbeijossssssss