Faça e Venda Especial Macarrão Caseiro
Tenho comprado algumas farinhas para testar, para poder indicar para vocês que me pediram, pois fazer e vender macarrão caseiro dá trabalho mas dá lucro também, ou se você quer se preparar para um final de ano surpreendente em família, esta versão mais simples vai ser um arraso na sua ceia.
Usei a farinha DeCecco, é uma farinha básica, muito fina e delicada, que tem alta absorção de líquidos e o resultado foi uma massa macia, sedosa, de cozimento muito rápido e deliciosa.
Fizemos a massa normal, como eu já disse, abrimos e cortamos em tiras largas com um cortador (que na verdade é para cortar pasta americana, mas tudo bem, funciona!). Este corte é o tagliatelli, massa cortada em longas tiras de até 1 cm de largura. Para os perfeccionistas, o tagliatelle original italiano tem 1 mm de espessura e 0,6 cm de largura.
Também conhecido como tagliolini, este corte é simples e funciona muito bem para absorver o molho e fica lindo no prato, porque não é tão sem graça como um espaguete...
O molho foi feito com tomate italiano fresco, que foi fervido até soltar as cascas, depois das cascas retiradas foi para a panela com um refogado básico de alho, cebola, orégano, tomilho, salsa. Em outra panela fritei e desmanchei bem uns 500g de linguiça de churrasco, que era o que eu tinha disponível, e acrescentei ao molho.
Ferveu em fogo baixo por alguns minutos (tem que provar, porque alguns molhos ficam mais ácidos e outros não, depende do tomate, depende do seu paladar). Pimenta do reino e sal a seu gosto.
O macarrão cozinhou em água fervente com uma pitada de sal por aproximadamente 3 minutos. Isso mesmo, 3 minutos já estava levemente al dente, ideal para receber o molho quente.
Com bastante parmesão ralado por cima e muito azeite, ficou uma delícia. Se quiser uma massa com um pouco mais de cor, acrescente um pouquinho de cúrcuma na farinha, o macarrão vai ficar levemente amarelinho. Desta vez não colocamos. Na verdade isso é apenas por uma questão visual, não interfere em nada no sabor ou na textura da massa.
Em breve vamos fazer o teste com outras marcas e outros tipos de farinha, para ver como fica. Existem muitas marcas e variedades, o importante é procurar identificar a força da farinha e o uso a que ela se destina.
Em termos de rendimento, essa farinha rende menos macarrão pronto que as nacionais, mas compensa e muito pelo sabor e pela textura da massa, que nem se compara.
Farinha DeCecco, testada e aprovadíssima.
Agora, as contas:
1 kg de farinha - 11 reais
demais ingredientes (veja a receita básica) - 3,50 reais
molho - 8,00 reais (sem linguiça só tomate e temperos)
Total gasto = 22,50 reais - rendimento: 3 kg de macarrão pronto, com molho
Custo por quilo = 7,50 reais
São 6 porções de 500g com custo por porção de 3,75 reais
Isso mesmo. Considere nas suas contas o gás, a embalagem e a entrega, talheres, etc, etc, eu não considerei nada disso aqui.
Não esqueça que a porção ideal para venda é de 300g de molho e 200g de massa.
Você pode usar molho pronto, claro, mas vai por mim, um macarrão destes merece um molho de tomate de verdade. Não encarece demais, e eu acredito que dá para vender até por 20 reais a porção. Imagina se você gastar em torno de 5 reais por porção com os outros custos incluídos, o que seria o ideal, o lucro é bem animador.
Boas macarronadas!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss