Um dos tópicos mais acessados aqui do blog é o de Inspirações para uma loja de comida. Pode ser que você ainda não tenha o seu ponto aberto na rua, pode ser que você venda pela internet através de um site ou das redes sociais, ou ainda pode ser que você venda seus quitutes na rua, em um carrinho!
A aparência, o visual, é um dos itens mais importantes do seu negócio!! Eu já falei sobre apresentação da sua comida e ensinei como fazer uma caixa para tirar fotos perfeitas dos seus pratos, se você perdeu, confere lá:
Como fazer uma lightbox e tirar fotos lindas para o seu blog ou negócio
Claro que foi direcionado para quem faz comida para vender, que é o meu assunto na Cozinha do Quintal, entretanto, os empreendedores de qualquer ramo podem usar as dicas para fotografar os seus produtos também.
Assim, tudo o que a gente apresenta ao nosso cliente deve ser pensado para valorizar o nosso produto. Embalagens são um ponto fundamental! E caso você tenha um ambiente para expor, ele deve ser trabalhado para obter o máximo da atenção do cliente, fazendo com que ele perceba o seu produto ou produtos como valiosos, que valham a pena ser comprados.
Por isso vamos conversar hoje um pouco sobre esse assunto. Uma das ferramentas que podemos usar para melhorar a experiência do cliente com os seus produtos é o "visual merchandising". O termo quer dizer, como eu entendo: tudo o que você faz com o seu ambiente para encantar o seu cliente, para tornar os espaços atraentes, para inovar a forma de apresentar os produtos.
Isso inclui vitrines, balcões, displays, embalagens, papéis, acessórios. Um mundo de coisas que os criativos empreendedores podem usar =)
Os principais conceitos do visual merchandising:
1 - proximidade: é um conceito criativo para expor os produtos, onde os elementos caminhem juntos. Pode ser um grupo de produtos similares (cupcakes, bolos, tortas doces, por exemplo). Podem ser agrupados por cor, por tipo, enfim, algo em comum que os aproxime.
2 - alinhamento: se você se incomoda com quadro torto na parede (que nem eu), vai adorar esse conceito. Alinhar quer dizer ocupar o espaço com ordem e organização. O espaço que você tem deve ser organizado, coerente. Assim, não coloque produtos juntos que nada têm a ver um com o outro e nem de maneira desorganizada! Com tudo arrumado e bonito fica muito mais fácil do seu cliente encontrar o que ele procura ou conhecer melhor o que você oferece.
3 - repetição: um dos conceitos fundamentais do visual merchandising é a repetição. Ela pode ser uma repetição de cores, de elementos, de objetos, para reforçar as características da sua marca e dos seus produtos. Por exemplo, se o seu logo tem a cor X, utilize essa cor como base para expor.
4 - contraste: quando tudo é igual, não existe destaque. Procure valorizar um produto principal dando destaque a ele, colocando-o em posição mais elevada, ou no centro da sua área de exposição. Você também pode brincar com as proporções e tamanhos, colocando um produto maior no meio de outros menores, por exemplo.
Para ficar mais fácil entender, vamos ver e analisar fotos!! Com base nesses elementos, você vai poder definir e começar a usar uma estratégia visual para a sua loja de comida.
Na foto acima repare como os conceitos de proximidade, alinhamento e repetição foram bem utilizados para valorizar as tortas. Vários tipos de bases, mais altas, mais baixas, a bailarina tripla como destaque. Veja que a toalha antiga de crochê combina com as bases de metal das tortas, que também têm um quê de antiguinhas. A prateleira rústica, as placas com os sabores, tudo está em sintonia no mesmo conceito e isso faz com que o conjunto fique agradável.
Esta foto acima mostra uma barraca de feira que é muito comum fora do Brasil (aqui as nossas crafters também arrasam nas feiras de artesanato), veja que a repetição da cor lilás é o foco. Os produtos estão bem expostos, o preço é bem visível, o arranjo geral é simpático e fácil para o cliente entender. Lindo e muito simples.
Outra maneira bacana de destacar os produtos é usar estantes ou estruturas que possam ser colocadas em cima de mesas ou em vitrines. Aqui, como os pães são naturais, a escolha da madeira foi perfeita (eu só teria os pães embalados...) e permite que o cliente veja e escolha. Os sabores também estão lá, bem visíveis.
A foto é pequena mas dá para ver: uma idéia que muita gente utiliza para expor produto é usar uma escada. Ela pode ser maior, menor, com mais ou menos prateleiras. Fica uma graça em tamanho pequeno, em cima de uma mesa ou balcão como acima, ou em tamanho natural, olha:
O cuidado na apresentação é fundamental, a escolha das cores e dos objetos, como acima. A escada foi adaptada com bandejas em vez de degraus.
Esse tipo de escada é perfeito para exposição!
Essa aí de cima foi feita com pallets, da designer Ana White. Ela tem projetos de marcenaria faça você mesmo que são incríveis, pois a maioria deles é feita a partir de pallets e madeiras recicladas. Mesmo estando tudo em inglês, dá para entender os desenhos e no canal do youtube dela tem vídeos bacanas mostrando como fazer as peças.
Com um pouco de paciência e capricho você mesmo poderá fazer os expositores da sua loja sem gastar uma fortuna, com muito charme!
Ana White (site)
Ana White (Youtube)
Um pouco "over" essa vitrine pro meu gosto rsrs olha aí a escada.
Caixotes são muito utilizados na montagem de mesas de festas e casamentos. Existem milhões de imagens como esta que podem servir de inspiração para você expor seus produtos.
Compor a exposição com caixotes não tem nada de novo! E pode ser a saída barata para você. Pensa nisso. Olha esse cantinho de uma loja de pipocas:
Se você tem bastante espaço e curte um visual industrial (como eu!!) olha essa mesa!!! Além de ter muito espaço para colocar os produtos, ela pode circular pelo ambiente pois tem rodinhas. As duas alturas são ótimas para dar destaque ou para produtos menores. O cliente pode circular ao redor deste móvel e escolher os produtos com tranquilidade. Eu adorei. Tábuas e canos bem montados e bem simples, num final de semana você faz =)
Para os ambulantes, vendedores em carrinhos e barracas, olha que legal essa idéia de usar a prateleira plástica (que muita gente usa no banheiro, na lavanderia...). Leve e desmontável =)
Um visual de arrasar na foto abaixo que poderia estar em uma vitrine ou no espaço principal da loja. Uma mesa grande, antiga, pesadona. Livros segurando as bailarinas dos bolos e um painel de madeira atrás. Embora seja uma mesa de casamento, nada impede de que esteja na sua loja.
Esse tipo de composição é clássica, atemporal, de bom gosto. Claro que uma toalha branca bonita pode resolver a falta de uma mesa dessas. O importante é que o visual fique agradável, convidativo!
E porquê não fazer uma frase recortada em papel e sapecada de purpurina (entreguei a idade agora rsrsr é glitter que fala?) para deixar a composição mais jovial e descontraída?
Últimas dicas para a sua loja de comida:
A PRINCIPAL: use o que você tem! Utilize elementos que você já tenha para que o custo fique razoável, não é preciso gastar uma fortuna (principalmente quando a gente não tem uma fortuna rsrs).
Às vezes você pode criar uma exposição para os seus produtos belíssima e interessante usando coisas baratas, como papéis, tecidos, objetos da sua própria casa e até mesmo materiais reciclados, como caixas de madeira e papelão, isopor, gavetas de móveis antigos, um fogão antigo que não funciona mais e que é bonito para expor, floreiras, caixas forradas com tecidos, etc.
(Carretel de cabo, coisa que muita gente encontra jogado por construções, na beira da estrada, etc. Bem utilizado, ele pode ser a estrela principal da sua área de exposição. Aqui são dois, um maior embaixo e um menor em cima)
- Atenção à iluminação: produtos bem iluminados fazem a diferença na exposição. Se não tiver como fazer um projeto de iluminação profissional para o seu ambiente, use o que tiver: luminárias e até abajures podem iluminar bem e dar um toque, criando um foco de atenção.
- Destaque as ofertas, com faixas, cartazes e até mesmo adesivos de vitrine se você tiver uma. Esses elementos são bons porque são temporários, você pode remover depois do final da promoção. Eles devem estar em sintonia com a comunicação geral da sua marca e da sua loja.
- Mostre os seus preços de maneira clara. A não ser que você goste que as pessoas fiquem perguntando quanto custa a toda hora. Eu particularmente, quando vejo algo que não tem o preço à mostra, nem me dou o trabalho de perguntar. Aproveite para usar o preço como elemento decorativo, com um design interessante... coloque também as informações do produto, como peso, isso é importante. Por exemplo, uma etiqueta de preço de bolo: Bolo de Chocolate - 1kg - Valor R$ XX,XX.
- Não exponha todos os seus melhores produtos na mesma vitrine ou espaço. Se você fizer isso, seu cliente pode ficar desapontado com o que encontrar dentro da loja pois o restante não será tão bom. O mesmo vale para as imagens do seu site, não coloque todas as melhores logo na página inicial! Divida, separe e espalhe.
Olha os cupcakes dessa pequena doceria. Em destaque, em um tripé que eleva os doces, provavelmente feito com bandejas redondas pintadas e uma base firme. Funciona =)
Essa vitrine aí em cima não tem nada a ver com comida, mas me encantou pelo conjunto, pelas formas e cores. Se eu passar em frente de uma dessas, com certeza vou entrar na loja para ver o que tem e dificilmente saio sem comprar nada rsrs
A sua loja tem que ter a sua cara e a cara do seu negócio!
Pense em como você pode harmonizar as cores, a decoração, os elementos, tudo para que o seu cliente perceba que você coloca amor no que faz, sempre e em tudo, tanto nos produtos quanto no ambiente.
Observar como as lojas do seu segmento trabalham, buscar inspiração nas grandes marcas pela internet, vasculhar o Pinterest, tudo isso vai ajudar a encontrar a solução que seja ideal para o seu espaço e o seu orçamento.
Preste atenção quando for a um shopping ou a uma rua comercial ou até mesmo quando for ao supermercado! Observe atentamente as vitrines, os expositores, como os comerciantes expõem seus produtos, as cores que usam, a disposição de cada elemento. Leve um caderno e faça seus desenhos e observações! Existe todo um conhecimento que é colocado quando se monta uma vitrine ou uma exposição de produtos que você pode entender e adaptar para o seu negócio.
Espero que tenham gostado das sugestões, tem muito mais lá no meu Pinterest. Vou colecionando imagens, olhando, pensando e sonhando com o dia em que poderei ter a minha loja de comidas bem montada, linda e perfeita para encantar o mundo.
E você? Conseguiu entender como é importante usar o visual? E que não é nada do outro mundo, que dá para fazer com capricho e boa vontade? Então mãos à obra, vamos construir lojas lindas, que isso tá muito em falta ultimamente...
Imagens reprodução Pinterest.
Foto da menina na vitrine de doces gentilmente cedida por Shutterstock, todos os direitos reservados.
Picture of girl at bakery window display kindly provided by Shutterstock, all rights reserved.
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