Continuando a nossa conversa sobre o negócio de café, hoje eu queria falar com você sobre a essência do seu negócio: a cara que ele vai ter, as cores, o seu logotipo, o nome....
Essa é a "comunicação visual", ou seja, como o seu negócio se apresenta aos olhos dos seus clientes. Pensar em tudo dá um trabalhão e demora, mas acredite, sem isso o seu negócio não é nada, só um lugar que vende café.
Para começar, pegue um caderno ou umas folhas de papel e rabisque, tente colocar as suas idéias para o logo, para o nome, o tipo de fonte (letras), pense nas cores... uma caixinha de lápis de cor é uma mão na roda nessa hora, principalmente porque as cores são super importantes e fica muito mais fácil visualizar as combinações possíveis.
Não acredite em internet nessa hora, não queira encontrar o seu logo pesquisando "logo para café" no google, pois isso só gera confusão e decepção, muito provavelmente você não vai encontrar nada que reflita aquilo que você quer, além do que não se pode sair por aí copiando um logotipo que já exista, certo?
Em vez de olhar o que os outros já fizeram, faça você mesmo o seu. Ah mas eu não sou designer, você dirá. Sim, eu sei, só que rabiscando, pensando e escolhendo elementos, todo esse processo vai ser fundamental para quando você contratar alguém para fazer o trabalho, pois a essência já estará definida, como você quer, não como o designer imagina que você queira.
Faça esse exercício, treine e apure a sua própria sensibilidade. Meu conselho: guarde tudo o que você fizer, em uma pasta se usar as folhas soltas. Coloque a data, anote as coisas que lhe vêm à cabeça, o que você está sentindo. Depois de um tempo (porque os negócios sem verba demoram né? rsrs) você vai olhar para aquilo tudo e vai se encher de orgulho, garanto!!
Não só orgulho, esse processo todo se transforma em um caminho, um roteiro para ser seguido (ou não, porque mudar de idéia também é permitido!)
Voltando para o lado prático, posso te dar algumas dicas dentro do que eu sei em termos de design.
Fontes
- Fontes "modernas" - use se quiser transmitir simplicidade e clareza. E tenha em mente que, embora simples, essas fontes podem comunicar a essência do seu negócio com perfeição! Exemplos:
Open Sans
O legal é que você pode ver todas as variações da fonte (a "família" inteira) e avaliar qual é a melhor para o seu caso.
Outro exemplo:
Oswald
- Fontes "tradicionais" - use, se os atributos do seu negócio forem clássicos, tradicionais, "confortáveis". São as serifadas, ou seja, tem aquele tracinho no final das letras. Eu pessoalmente prefiro as que não têm, vai do gosto de cada um, claro! Dentro dessa tipologia, você vai encontrar as fontes que são usadas em computador, como a Times e a Times New Roman. Veja abaixo dois exemplos de fontes muito tradicionais:
Garamond
Baskerville
Essa fonte é antiga, mas muito bonita. A versão do Google Fonts é mais atual:
- Fontes "manuscritas" - use se quiser dar um ar "caseiro". Cuidado pois algumas fontes manuscritas são completamente ilegíveis, a gente tem que adivinhar o que está escrito. Algumas interessantes:
Dancing Script
Loved by the King
Acredite em mim: você vai passar hoooras olhando fontes, salvando no computador... tente ser racional na escolha se possível, eliminando as que são muito parecidas ou as que ficam estranhas.
Evite fontes muito finas, com muitos elementos decorativos, muito rebuscadas ou cheias de rococó. Nas impressões, elas não ficam boas e são difíceis de combinar. Eu não usaria uma fonte assim, por exemplo:
Alguns bancos de fontes que você pode usar:
Google Fonts - é uma das melhores opções para conhecer e procurar a melhor fonte! Você pode digitar o nome do seu negócio e ver como as fontes funcionam com ele, isso facilita muito escolher a que mais gostar. Os exemplos que eu dei acima são todos do Google Fonts. Depois de escolher algumas que você tenha gostado, baixe a fonte, instale e comece a brincar com o nome do seu negócio com as várias opções. Tenho certeza que será divertido e empolgante! Ver o nome do nosso negócio, escolher como ele vai ser, é bem legal! É necessário ter um editor de texto no computador para fazer isso, como o Word.
DaFont - tem muitas fontes gratuitas lá (sim, fontes devem ser compradas, pagas, rsrs)
Urban Fonts - mesmo esquema, milhares de fontes gratuitas e tem o teste, para você poder visualizar.
1001 Free Fonts - também tem muita fonte gratuita, vale a visita.
O próximo passo é adicionar elementos gráficos, cores... Não se esqueça também de pesquisar na internet se o nome que você escolheu já existe, isso é importante porque na hora de comprar um domínio para o site, ou mesmo que você só faça uma página no facebook, vai precisar ter certeza de que o nome é único e nunca foi usado antes.
Cores
Os esquemas de cores tradicionais para um negócio de café são aqueles tons de marrom, pois remetem à bebida. Essa é a escolha mais fácil, embora não queira dizer que é a escolha certa! Você pode trabalhar com várias cores, só não exagere. Um total de 3 já é o suficiente para conseguir uma comunicação bacana.Um site que eu uso muito no meu trabalho e adoro é o da Adobe, ele é fácil de usar e com ele você vai poder misturar as cores e escolher a que mais gostar. Tem esquemas prontos também. Só tem um problema, para salvar os esquemas que você criou é preciso ter um Adobe ID, que vem na compra de um programa da empresa. De qualquer forma, é legal para mexer e brincar com as cores.
Também tem o Color Lovers. Lá você encontra paletas de cores prontas, feitas pelos usuários da comunidade. Você pode usar essas paletas para a sua inspiração e pode também criar as suas próprias paletas, experimentando as cores para ver como elas ficam juntas. Para salvar as suas paletas é preciso criar uma conta no site, ok?
Mais fácil ainda? Navegue pelo Pinterest e aproveita para me seguir!
Com certeza por lá você vai encontrar esquemas de cores inspiradores! O mais legal é que os usuários da rede criam paletas com imagens, elas são lindas!! Além disso pelas imagens e links é possível encontrar sites e blogs relacionados que podem ajudar no processo. O difícil é não ficar hooooras olhando...
Ufa! bastante coisa para pensar... volto na semana que vem com mais idéias para os nossos cafés, me aguarde =)
Perdeu o primeiro post da série? Ahh faz isso não!! Leia:
Série Empreender - Como Abrir uma Cafeteria 1
Imagem de Abertura Shutterstock.
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