Receita no final do post.
Receita de Rocambole da Rita Lobo
Ingredientes
Recheio
1 lata de leite condensado cozida na panela de pressão por 20 minutos (depois desse tempo deixe a panela perder a pressão naturalmente, sem colocar embaixo da torneira e sem levantar o pino). Com cuidado retire a lata de dentro da panela e deixe esfriar completamente. O ideal é fazer em um dia e utilizar no dia seguinte.
Massa
5 ovos em temperatura ambiente
5 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada
5 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
Modo de fazer
Pré-aquecer o forno a 180 graus. Untar uma forma de 40 cm X 30 cm e forrar com papel manteiga. Reserve.
Separe claras e gemas. Passe as gemas por uma peneira fina para que o doce não fique com cheiro de ovo. Reserve.
Na batedeira, em velocidade máxima, bata as claras. Acrescente o açúcar aos poucos, uma colher por vez, continue batendo até obter um merengue firme. Baixe a velocidade da batedeira e acrescente as gemas, aos poucos, incorporando bem a cada adição.
Desligue a batedeira e acrescente a farinha de trigo, uma colher por vez, misturando com um fuet e fazendo movimentos de cima para baixo, para manter a aeração da massa.
Por último, adicione o extrato de baunilha.
Coloque na forma e espalhe com uma espátula. Não bata a forma! Ajeite com delicadeza toda a massa. Leve ao forno por no máximo 20 minutos (faça o teste do palito). Não é para dourar, apenas para secar a massa.
Desenforme ainda quente sobre um pano de prato úmido (bem torcido e limpo). Se desejar, pode umedecer a massa com 5 colheres de sopa de leite, eu não fiz e ficou muito bom, não ficou seco.
Aplique o recheio de doce de leite e enrole com a ajuda do pano de prato, sem apertar. Coloque na embalagem e polvilhe açúcar e canela peneirados juntos a gosto.
O rocambole é uma delícia, muito fofo, macio e saboroso. Fazendo com jeito e carinho rende 2 unidades do tamanho da embalagem. O meu ficou mal enrolado, preciso treinar mais =) Você pode chamar de rocambole de churros, pois o sabor é bem parecido. É uma receita tradicional que vai agradar ao seu cliente.
Validade 3 dias mantido em geladeira. Atenção: a receita não leva fermento.
Fotos/foodstyling Paula Mello. Toalha de organdi bordada à mão, herança da minha mãe.
Todos os direitos reservados. Não utilize as imagens do blog. Plágio é crime!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss