Esta semana terminei mais um xale de tricô, lavei e estendi no varal e fiquei admirando... adorei as cores, o tamanho, a fofura dele e fiquei imaginando como ele vai agasalhar uma amiga minha que está passando por um momento bem difícil na vida, lutando contra um câncer, encarando cirurgia, radioterapia e toda a avalanche emocional que vem junto...
Que ele embrulhe de coragem e força a minha amiga, que ela saiba que não está sozinha nessa jornada tão difícil, para que se sinta abraçada e aquecida.
E eu ganhei também, em paz. Gratidão.
Meditação sobre a Compaixão
"Ao gerar a compaixão, iniciamos pelo reconhecimento de que não queremos o sofrimento e de que temos um direito à felicidade. Isso pode ser verificado e legitimado pela nossa própria experiência. Reconhecemos então, que outras pessoas, exatamente como nós, também não querem sofrer e têm um direito à felicidade. Isso passa a ser a base para começarmos a gerar a compaixão.
Vamos, portanto, meditar sobre a compaixão hoje. Comecem visualizando uma pessoa que que esteja em extremo sofrimento, alguém que esteja sentindo dor ou que esteja numa situação muito aflitiva. Durante os três primeiros minutos da meditação, reflitam sobre o sofrimento desse indivíduo com um enfoque mais analítico... pensem no seu intenso sofrimento e no estado lamentável da existência dessa pessoa. Depois de pensar no sofrimento dessa pessoa por alguns minutos, em seguida, procurem associar tudo isso a vocês mesmos, com o seguinte enfoque, "esse indivíduo tem a mesma capacidade para vivenciar a dor, a alegria, a felicidade e o sofrimento que eu tenho". Procurem então permitir que venha à tona sua reação natural... um sentimento de compaixão por aquela pessoa. Procurem chegar a uma conclusão: constatando como é forte o seu desejo de que essa pessoa se livre de tanto sofrimento. E resolvam que ajudarão essa pessoa a encontrar alívio. Para finalizar, concentrem sua mente de modo exclusivo naquele tipo de conclusão ou resolução e, durante os últimos minutos da meditação, procurem produzir na sua mente um estado amoroso ou norteado pela compaixão."
Dalai Lama, A Arte da Felicidade.
Exercício para fazer todo dia, para reolhar as pessoas, para aprender a ser melhor (coisa difícil!!! rsrs)
Este post participa da nova blogagem coletiva para o ano de 2018, proposta pela minha vizinha Elaine Gaspareto. Vem participar? É só clicar no selinho para saber como:
Parabéns pelo teu gesto e pelo lindo trabalho! Na certa cada pontinho desses, feito com amor e carinho, aconchegará tua amiga e a ajudará. Daqui meus votos pra que ela fique bem! beijos, às duas,chica
ResponderExcluirObrigada Chica! Sim, que ela fique bem é tudo o que eu quero.
ExcluirUma semana iluminada!!
beijosssssss
Paula, ficou lindo o xale. As cores também inspiram paz e tranquilidade. Adorei a meditação sobre compaixão.
ResponderExcluirbeijos
Chris
Eu também achei que ficou lindo rsrs mas eu sou suspeita porque amo azul... Compaixão é tudo, né? Difícl de conquistar essa virtude, temos que insistir, treinar, fazer um esforço. Sempre tem alguém que está mais necessitado de alguma coisa que nós e conseguir reconhecer que não sofremos tanto quanto pensamos é uma conquista.
ExcluirUma semana iluminada!!
beijossssss
Olá Paula, antes mesmo de ler seu post fiquei admirando o seu trabalho e me remeteu ao pensamento:"um mar de tranquilidade". Desejo que sua amiga se cure e que ela tenha força e sabedoria para passar por este momento. E a família dela também. Bjs.
ResponderExcluirOi Nice! Um mar de tranquilidade, foi isso que eu pensei, nas ondas, indo e vindo... Também desejo que ela se cure =)
ExcluirUma semana iluminada!!
beijossssss
Que trabalho mais lindo, Paula!! Que ele traga todas energias esperadas em seu lindos tons de azul, a vida é cheia de emoções.
ResponderExcluirÉ bom quando se consegue reolhar o outro, isso é mesmo complicado, vivemos tempos egoístas, talvez até pelo medo que nos ronda...
Belo Reolhar, abraço!
Obrigada, Dalva! Também espero que leve boas energias, minha amiga bem precisa delas.
ExcluirUma semana iluminada!
beijosssssss
Parabéns, Paula, pelo trabalho artesanal e pelo olhar de compaixão, tão em falta hoje em dia.
ResponderExcluirQue bom que ainda existem "blogagens" desse tipo, que estimulam à reflexão e nos recordam que devemos valorizar as coisas mais importantes da vida.
Bjs.
Verdade, Gina, a gente precisa parar de vez em quando e reolhar as coisas, pensar na importância delas. E pequenos gestos como esse fazem a diferença, eu acredito...
Excluirbeijossssssss
Oi Paula
ResponderExcluirQue delícia este seu reolhar!
Eu adorei o xale, ficou maravilhoso! Tenho certeza que fará um bem enorme à sua amiga, pois vai carregado de afeto.
Guardei aqui a meditação sobre a compaixão. Linda, linda
Beijos, querida
Hei Claudia! Esse Dalai Lama sabe mesmo das coisas né? Adoro tudo o que ele escreve, é uma pessoa espiritualizada mas do mundo, entende como a vida é.
ExcluirSim, vai carregado de afeto, isso é o mais importante.
Uma semana iluminada!!
beijosssssss