Como atender bem: 10 dicas para encantar o seu cliente

em 5 de fevereiro de 2018

Como atender bem: 10 dicas para encantar o seu cliente

Você tem um negócio de comida, certo? Seja ele do que for, marmita, doces, bolos, salgados, uma loja aberta, trabalhando em casa... não importa, você sempre terá clientes para atender (e cada vez mais deles, #oremos). Por isso, pensar em estratégias para atender bem, tornar o cliente fiel, são importantes. Reuni neste post 10 dicas bacanas e fáceis de serem colocadas em prática. 


1. Clientes valorizam bons serviços mais do que serviços rápidos!
Clientes que recebem um serviço competente, que são bem servidos, estão mais dispostos a lembrar dessa experiência e a contar para os amigos como foram bem atendidos. Além disso, clientes citam um serviço rude e incompetente como a primeira razão para abandonar a marca, mais do que citam um serviço lento ou demorado. Então nem sempre a rapidez no atendimento é o fator principal.

2. Clientes amam personalização e pagam mais por isso sem reclamar!
Em um estudo do Jornal de Psicologia Social Aplicada, jornal de uma universidade americana, os pesquisadores foram capazes de aumentar a gorjeta média que os garçons recebiam em 23% sem mexer na qualidade do serviço. Eles conseguiram isso simplesmente fazendo com que os garçons entregassem um brinde aos clientes quando levavam a conta. Os garçons que não levaram o brinde receberam em média 7% a menos em suas gorjetas.

3. Clientes vão lembrar do seu negócio/marca se você lembrar do nome deles!
Poucos sons são tão bons de se ouvir quanto… nosso próprio nome! As pessoas prestam mais atenção e ficam mais interessadas quando ouvem seus nomes, isso é fato. Um exemplo simples disso é o Starbuck, que coloca o nome dos clientes nos copos e os chama quando as bebidas estão prontas.

4. Clientes falam muito mais sobre uma agradável surpresa
E é assim que o seu serviço deve ser! Como por exemplo, clientes que ganham um desconto especial por serem fiéis, ou um desconto em um horário específico em que fazem a compra (à noite, por exemplo).

Como atender bem: 10 dicas para encantar o seu cliente

5. Criar boa vontade com o cliente não precisa ser uma despesa
Um bom atendimento é muito mais o ato em si do que gastos que você terá. São os pequenos gestos de gentileza, como abrir uma porta, oferecer um chocolate, deixar um mimo (e um cartão, claro!) no carro do cliente enquanto ele está dentro da loja, coisas muito pequenas mas que são consideradas pelos clientes e que os farão ter uma experiência ainda melhor.

6. Clientes adoram programas de fidelidade
Sim, todo mundo gosta de receber algo a mais (gratuitamente) por comprar em determinada loja. Se as grandes empresas fazem isso regularmente, porquê não os pequenos negócios? A famosa pizza grátis a cada 10 compradas é um exemplo disso. Pense em algo que se adeque ao seu negócio e crie o seu próprio programa.

7. Clientes adoram a história da marca e vender através dela funciona
Contar uma história é uma das maneiras mais persuasivas de envolver o cliente. Todo mundo adora saber como o negócio começou, quais foram os sonhos que levaram até a concretização do negócio, veja por exemplo as marcas mais antigas, quantas histórias! Desde imigrantes de países longínquos até irmãos que se uniram ou amigos, para criar algo que fosse a realização de um sonho. Sonhos contaminam e o seu é tão especial quanto o de qualquer pessoa: conte pra todo mundo!

8. Se você quer inovar, os clientes podem ser uma boa fonte de idéias e recursos
Isso mesmo, estabelecer uma ligação mais pessoal com o seu cliente pode levar a excelentes idéias para melhorar o seu negócio. Nada como uma conversa no balcão para saber o que os clientes mais gostaram, ou o que poderia ser feito diferente para agradá-los ainda mais.

9. Vender experiências ao invés de produtos fortalece a sua marca
Em um estudo da Universidade de Stanford, foi descoberto que os clientes tem muito mais sentimentos favoráveis a uma marca com quem eles passam o tempo do que com outras que apenas fazem ofertas. Preste atenção na propaganda, elas mostram como você gasta o seu tempo (o seu bem mais precioso) com determinadas marcas, como companhias aéreas, que não vendem a passagem, mas vendem "a viagem" em si, o tempo em que você estará dentro do avião, usufruindo uma série de comodidades.

10. Defender uma causa simpática pode levar o seu negócio a outro nível
Mesmo que você tenha um pequeno negócio, a sua crença em algo, em um valor, em uma causa, pode ser a mesma de muitos. Claro que não estou falando aqui de ter um negócio "temático" ou mesmo religioso, não seria o caso, pois a religião é muito pessoal e eu acredito que não deve sequer aparecer nos nossos comércios.

Pense em tudo o que está acontecendo em nosso mundo, o que você acredita que pode fazer para melhorar? Apoiar uma entidade beneficente e mostrar isso (e pedir a colaboração), apoiar uma causa ecológica como o Greenpeace, por exemplo, ou os Médicos Sem Fronteiras, ou alguma entidade local, perto de você, são atitudes bacanas que podem inspirar o seu cliente a fazer o mesmo e ainda a pensar bem de você e da sua marca.

Além disso, pense em maneiras de promover o seu negócio de um jeito diferente nas redes sociais. As pessoas cansam de ver apenas ofertas, por isso tenha um conteúdo rico: mostre os bastidores, como as coisas são muito bem feitas e com o maior capricho no seu negócio, responda os comentários com gentileza e seja sempre solícito, esteja pronto para atender as pessoas nas redes sociais! Aproveite os anúncios e divulgue o seu negócio localmente, os anúncios do facebook permitem que você os mostre apenas para as pessoas próximas do seu negócio ou dentro do perfil de cliente que você deseja atingir.

Estudar o negócio, procurar maneiras de fazer melhor e diferente, estar presente nas redes sociais, tudo isso é muito importante e merece toda a atenção do empreendedor. 

Imagens deste post gentilmente cedidas pela Shutterstock. Todos os direitos reservados.


Cozinha do Quintal, por Paula Mello. Todos os direitos reservados. Desde 2009 ajudando o empreendedor de alimentação.

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