Este pão doce é uma receita bem antiga da minha sogra. Ele fica extremamente fofo, macio, uma delícia. Apesar do leite condensado na massa, não fica exageradamente doce.
Você pode incrementar colocando frutas cristalizadas e uvas passas, cerejas, nozes, aqui coloquei côco ralado, pois era só o que eu tinha. Dá um belo pão doce de Natal! Muito bom para dar de presente, para vender, pois a massa rende!
Ingredientes da Massa
1 kg de farinha de trigo
4 colheres de sopa de açúcar
4 ovos
1 pitada de sal
1 lata de leite condensado
1/2 medida da lata de óleo
1 medida da lata de água ou leite
100g de fermento fresco
Dissolva o fermento no açúcar em uma bacia grande até ficar bem líquido.
No liquidificador bata todos os ingredientes, menos a farinha.
Coloque a farinha sobre o fermento e despeje um tanto do liquidificador, comece a misturar e vá despejando a mistura até acabar.
Amasse e sove a massa por 30 minutos.
Deve desgrudar das mãos. Se necessário, vá polvilhando mais farinha, sempre de pouquinho.
Coloque para descansar por 2 horas, coberto, em local que não pegue ar frio (eu coloco sempre dentro do forno desligado)
Depois de crescida, divida em 4 partes. Não é necessário sovar novamente. Modele os pães a gosto (fizemos umas tranças marretas aqui rsrs)
Pincele com gema.
Assadeira untada levemente com óleo, forno pré-aquecido 30 a 40 minutos.
Quando estiverem assados, retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Olha como ficaram (rendeu 4 pães desse tamanho, a forma é de pizza, enorme!)
Se desejar, coloque o glacê de açúcar quando os pães ainda estiverem quentes.
Glacê
2 xícaras de açúcar de confeiteiro (se não tiver, bata o açúcar normal no liquidificador, aos poucos, pulsando, até que ele fique bem fino)
4 colheres de sopa de água
gotinhas de limão a gosto
gotinhas de baunilha se preferir
raspas de limão ou de laranja se gostar
Misture bem o açúcar com a água, até que fique cremoso. Se ficar grosso demais, acrescente mais água bem aos poucos. Espalhe sobre os pães quentes e deixe esfriar completamente antes de cortar.
Se for embalar para presentear ou vender, certifique-se que o glacê esteja completamente seco e duro, assim não vai grudar. Você pode usar papel celofane, colocar uma etiqueta bem fofa e olha que maravilha... Monte uma cesta com uma geléia caseira, cookies, ou um bolo, mais esse pão! E presenteie com algo feito com amor =)
Últimas dicas:
- respeite o tempo de crescimento da massa
- sove bem
- unte levemente a forma para que não grude ou use uma forma antiaderente
- faça o glacê, você não vai se arrepender (usei 2 receitas do glacê para os 4 pães)
- capriche na modelagem, faça tranças ou enrole bem bonito. Se preferir (é melhor!) pese quantidades iguais de massa para que os pães fiquem do mesmo tamanho.
Amei a receita e vou experimentar nesse fim de semana. A dica para presentear também é ótima e deve ficar uma graça!
ResponderExcluir