Nem é receita, é mais um jeito de fazer. Eu costumo usar o filé mignon de porco porque é uma carne extremamenta macia, magra e saborosa.
Para essa receita usei um quilo de filé mignon de porco, 1 quilo de batatas cortadas pelo comprimento em fatias grossas e 4 cebolas grandes, além de temperos como alho e as ervas frescas, como tomilho, manjericão, salsinha e orégano.
O sabor das ervas frescas é incomparável e vai fazer a diferença no seu prato, vai por mim: providencie uma pequena horta de temperos agora mesmo!
O sabor das ervas frescas é incomparável e vai fazer a diferença no seu prato, vai por mim: providencie uma pequena horta de temperos agora mesmo!
A primeira coisa a fazer (e aí reside o segredinho para essa carne ficar
espetacular) é selar toda a carne. Selar significa dourar em fogo alto,
em uma chapa ou frigideira, para que se forme uma "casquinha" do lado
de fora do pedaço de carne.
Esse é o segredo para manter a carne suculenta e macia: essa "casquinha" impede que a carne resseque no forno, mantendo os líquidos e cozinhando lentamente.
Aproveitei a chapa e dei uma dourada nos pedaços de cebola, com cuidado para não desmancharem, isso dá mais sabor ainda, porque todos os temperos da carne estão ali, na chapa ou na frigideira, a cebola absorve bem e fica ainda mais gostosa.
Aproveitei a chapa e dei uma dourada nos pedaços de cebola, com cuidado para não desmancharem, isso dá mais sabor ainda, porque todos os temperos da carne estão ali, na chapa ou na frigideira, a cebola absorve bem e fica ainda mais gostosa.
Depois de selar os pedaços, arrumei em uma assadeira levemente untada com óleo e espalhei as cebolas e temperos. Cobri com papel alumínio e levei ao forno pré-aquecido a 180 graus por 40 minutos.
Passado esse tempo, retirei o papel alumínio e o líquido que se formou na assadeira (retire com cuidado para não se queimar, usando uma concha ou colher grande e colocando o líquido do cozimento em um pote que aguente o calor, espere esfriar e depois descarte).
Sem o papel alumínio voltou para o forno por mais 30 minutos. Após esse tempo, desliguei o forno e aguardei mais 10 minutos para fatiar a carne e servir.
As batatas eu coloquei em água fervendo com um pouquinho de sal e deixei amaciar, mas ainda firmes. Passei numa frigideira grande com bastante manteiga, ervas, um pouco de pimenta do reino, um pouquinho de sal e fui virando para que dourassem em todos os lados. Reservei em uma travessa e depois coloquei no forno junto com a carne nos últimos 15 minutos, só para aquecer.
O segredo de batatas perfeitas é acrescentar um fio de óleo vegetal junto com a manteiga, pode ser o óleo da sua preferência, pode ser azeite, isso evita que a manteiga queime e fique amarga.
Ficou maravilhoso!! A peça de filé mignon tem mais ou menos 1 quilo. Com as batatas e as cebolas, essa porção serve 5 pessoas com fartura. Veja uma porção individual como ficou:
O raminho de manjericão deu frescor e enfeitou. As cebolas ficaram caramelizadas, macias, deliciosas. Você pode servir com um arroz branco básico e uma salada de folhas e pronto, uma refeição incrível e quase sem trabalho.
Para vender, é uma opção bem bacana para oferecer aos seus clientes. Experimente acompanhar com uma farofa bem temperada, capriche na embalagem e venda muito!
O filé mignon de porco tem o muito sabor mas você pode usar outros cortes, como lombo e pernil, essas também são variações deliciosas! Experimente agregar legumes caprichosamente cortados, como cenouras e pimentões, além da batata e da cebola, du-vi-do que alguém resista!!
Conheça meu Ebook Marmitex
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss