Festa junina é sempre uma delícia e a gente tem que aproveitar, certo? Hoje eu trago receitas de doces típicos: pé de moleque, praliné, gibi e cocada.
Amendoim Doce ou Praliné
2 xícaras de amendoim cru com casca
1/2 xícara de água
2 xícaras de açúcar
2 colheres de sopa de Nescau
1 colher de chá de fermento em pó (aquele de bolo)
Em uma panela misture todos os ingredientes. Leve ao fogo até ferver. Abaixe e mexa de vez em quando até começar a secar o líquido. Quando começar a secar, a calda vai cristalizar e aderir aos grãos de amendoim.
Retire do fogo e coloque em uma assadeira grande, espalhando bem para soltar o amendoim. Aguarde esfriar completamente antes de embalar.
A paçoca em comprei porque eu adoro essa especificamente e ainda não consegui uma receita que tenha o mesmo sabor e textura.
Doce de Leite e Amendoim de Corte (Gibi)
1 lata de leite condensado
1 xícara de açúcar
1 xícara de leite
1 xícara de amendoim torrado, sem pele e moído
Em uma panela misture o leite condensado, o açúcar e o leite. Leve ao fogo mexendo sempre até ver o fundo da panela (mais ou menos 10 minutos).
Acrescente o amendoim e misture bem. Retire do fogo e bata com uma colher de pau até a massa ficar opaca.
Coloque em uma superfície de mármore untada com manteiga (se não tiver uma bancada, use uma assadeira grande, bem untada) e alise bem.
Aguarde esfriar e corte a gosto.
Com uma decoração simples mas feita com muito carinho, esses potinhos vão virar presentes de comer e tenho certeza que vão agradar em cheio as pessoas da família.
Cocada Morena
1 côco ralado fresco ou o equivalente industrializado (hidratado)
400g de açúcar
1 e 1/2 xícara de água
Coloque o açúcar em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo como se fosse fazer uma calda para pudim. Mantenha em fogo médio para baixo para não queimar.
Quando estiver cor de caramelo, acrescentar a água quente com cuidado pois espirra. Baixar o fogo e deixar cozinhando até obter uma calda leve, não muito espessa.
Acrescentar o côco ralado e mexer até desgrudar da panela.
Coloque sobre o mármore untado às colheradas para formar as barquinhas ou modele à gosto. Deixar esfriar completamente antes de embalar.
Pé de Moleque
2 xícaras de amendoim cru sem casca
2 xícaras de açúcar
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
Lave e escorra o amendoim. Coloque dentro de um pano de prato limpo, feche como se fosse uma trouxa e quebre o amendoim, pode ser usando o fundo de uma garrafa ou batendo a trouxa em uma superfície como a pia da cozinha.
Coloque o amendoim quebrado em uma panela com o açúcar e leve ao fogo, misturando bem. Quando o açúcar derreter e dourar, retire do fogo e despeje em uma assadeira untada com manteiga.
Alise bem a superfície do doce. Espere amornar e corte. Deixe esfriar completamente antes de embalar.
Com uma faixinha de tecido e uma tag fofa ficou muito legal! E quem não gosta de um mimo de comer, não é mesmo? Não é preciso gastar os tubos para fazer algo bacana, é o que eu sempre digo =)
Espero que vocês tenham gostado e aproveitem as sugestões!!
Acompanhe a Cozinha do Quintal por aí:
Ouça os nossos Podcasts (Áudios)
Este post é um publieditorial de interesse do microempreendedor de alimentação.
A Cozinha do Quintal não tem mais parceria com a marca de embalagens desde abril de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss