Este tutorial vai te ensinar um jeito fácil e prático de fazer as suas fotos de comida.
Se você faz algum tipo de comida para vender, se você divulga no facebook ou em um site ou blog, é muito importante que as suas fotos fiquem perfeitas, porque as pessoas estão vendo a sua comida e não experimentando.
As suas imagens devem refletir a qualidade da sua comida, o capricho que você coloca no processo! Sim, isso é percebido nas imagens que você usa.
É na foto que você ganha o cliente!!
Além disso, evite os erros mais comuns na hora de fotografar a sua comida:
- flash ligado
- sombra sobre o seu assunto principal (que é o seu prato, o seu doce, o seu bolo, etc)
- marca d'água imensa sobre a foto escondendo tudo e atrapalhando a visualização
- falta de organização na foto, deixando o alimento amontoado, em caixas feias, com mancha de gordura aparecendo e coisas assim
- não fazer a produção da foto (vou falar disso ainda)
- não empratar com elegância! Faça um prato lindo, irresistível!!
- não empratar com elegância! Faça um prato lindo, irresistível!!
Portanto, para ter boas fotos que passem aquilo que você quer ao seu cliente, que deixe a pessoa morrendo de vontade de comprar a sua comida, o jeito mais fácil é organizar um cantinho para as suas fotos, melhor ainda se você fizer uma "lightbox" como a que eu vou te ensinar hoje!
A função da lightbox é basicamente ser um cenário perfeito para o seu objeto. Bem iluminada, sem "tranqueiras" aparecendo no fundo, com conforto para que você possa produzir uma imagem bacana.
Eu fiz para mim, tenho usado bastante e gosto do resultado. Vamos lá!
Primeiro você vai precisar de uma caixa de papelão forte, que esteja em ótimas condições: limpa, que não tenha sido encontrada no lixo, né? Afinal vai comida lá... Esta eu guardei desmontada dentro de um saco plástico limpo assim que tirei o aparelho de dentro dela.
Ela é uma caixa muito alta, alta demais até, por isso eu cortei mais ou menos em uma altura que me permitisse trabalhar dentro dela, ou seja, colocar as coisas, mexer, com um certo espaço. Para ter certeza tem que medir, colocar o seu prato dentro da caixa e ver se existe um espaço razoável em volta, para que você possa mexer em tudo e ainda compor um cenário (ou não!)
Abri a caixa toda e cortei na altura que eu achei legal. Não medi, ok? Foi no olhômetro mesmo.
Depois, escolhi uma das laterais para ser o meu fundo. A seguir, abri janelas nas outras 3 laterais.
Feito isso, coloquei papel manteiga (pode ser vegetal, pode ser um
plástico leitoso fino, usei papel manteiga porque a gente sempre tem ele
na cozinha). Primeiro passei cola pritt e fixei o
papel manteiga. Depois que secou, coloquei fita adesiva transparente.
Reforcei todos os cantos e fiz o fechamento da caixa.
Como eu cortei a altura da caixa, fiquei com a parte do fundo mas sem nada em cima. Isso é ruim porque a estrutura fica mole e depois desse trabalho todo eu não queria que a caixa desmontasse na primeira vez que fosse usar.
Resolvi o problema fazendo uma tampa removível com um pedaço da própria caixa. Furei as laterais e passei um fitilho desses de nylon. Além disso, fiz um furo bem grande em cima para poder colocar o celular e tirar fotos do tipo flatlay! Ainda não testei para ver se fica bom mesmo, espero que sim.
Ficou assim. A tampa pode ser retirada se eu quiser iluminar de cima para baixo, ou posso colocar a câmera do celular encaixada no furo. Essa gambiarra ajudou a dar firmeza na caixa toda.
Depois de pronta, veja as laterais: 2 cobertas com o papel manteiga e a da frente aberta para poder posicionar a câmera e tirar a foto.
Ah, o Kira ajudou rsrsr
A caixa pronta em cima da minha mesa de café, ao lado da janela onde mais bate sol, para quando eu quiser tirar fotos dentro de casa.
Se for à noite, ou se o dia estiver encoberto ou ainda se a luz for pouca, vou usar duas luminárias dessas baratinhas, uma de cada lado, para que a luz fique suficiente. A parte de cima também precisa ser iluminada e outra luminária vai fazer esse trabalho só que eu ainda não comprei as lâmpadas!
O meu último post, o do pavê, foi feito com as fotos dentro da lighbox. Como a minha intenção era mostrar o doce dentro da embalagem, eu não poderia usar o estilo flatlay (que é tirar a foto de cima).
Eu achei que as fotos ficaram boas para a minha necessidade do momento. Não coloquei mais nada para compor as imagens, porque o ponto principal era o pote.
Como o dia estava muito ensolarado, aproveitei e não foi necessário usar nenhuma luz adicional. Veja como ficou uma das fotos do post feitas dentro da lightbox:
Quem já tentou fotografar plástico sabe como é difícil! A luz se espalha pela superfície, fica tudo muito transparente e a gente acaba perdendo a noção do que é a embalagem. Com a lightbox eu consegui deixar a luz natural bem difusa, suave mesmo sobre a tampa e consegui mostrar como as embalagens são muito lisas, sem rebarbas, sem defeitos. Até o nome da empresa em relevo apareceu, coisa que é bem difícil de fazer.
As fotos com o doce montado também ficaram boas. Dá para ver as camadas todas e a boca do pote também, em um bom detalhe.
Agora você deve estar se perguntando: preciso de uma câmera dessas para fazer boas fotos? Sim, se você quer fotos quase profissionais, vale cada centavo investido em uma boa câmera. Os celulares hoje tem em dia têm boas câmeras, mas pense o seguinte: você vai precisar de um celular bacana para conseguir o mesmo resultado, custa quase o mesmo que a câmera...
Com a lightbox você pode tirar fotos usando o celular também, é claro! Improvise um apoio (sobre uma mesa ou usando uma lata ou pote, por exemplo) para que ele fique firme. Se o seu celular tem comando de voz para bater a foto, use. Se não tiver, faça o toque o mais suavemente possível.
E a lightbox serve para qualquer tipo de produto. Esta foto eu fiz para testar, com as toalhinhas umedecidas da Cotton Line. Coloquei um tecido preso com os pregadores de roupa no fundo, acrescentei uns sapatinhos de bebê (que foram da minha filha) e achei que o resultado ficou muito bom.
É claro que além de fazer a foto você vai precisar editar, cortar, ajustar... A parte de edição das imagens é muito importante para corrigir alguma imperfeição que tenha ficado, ou para retirar alguma coisa da foto que entrou onde não devia (e isso sempre acontece rsrs)
O ideal é que você tire muitas fotos, variando as posições do seu objeto, trocando fundos, acessórios, experimentando. Depois, com um bom editor de imagens, você pode selecionar e ajeitar as fotos que ficaram melhores.
Adorei as dicas, Paula! Uma das grandes dificuldades que tenho é quanto às fotos. Vou fazer essa caixa , quem sabe consiga um melhor resultado.
ResponderExcluirMuito obrigada,
Lylia
E eu acho as suas fotos lindas =)
ExcluirMelhorar sempre é bom, aprender coisas novas também.
Muito obrigada pela visita e pelo carinho!!
beijossssss
Gostaria de saber qual a melhor farinha de trigo para fazer salgados fritos e assados
ResponderExcluirSe você puder, use farinha Renata. A seguir, Anaconda. Caso encontre, pode usar a linha profissional da Bunge, que também é muito boa, tem uma farinha especial para salgados.
Excluirbeijossssssss
Adorei a dica Paula! Vemos essas lightboxes à venda no mercado hoje em dia e são tão caras e pequenas que nem dá coragem de comprar.
ResponderExcluirSua dica é maravilhosa pois, além de economizar, ainda podemos personalizar a lightbox às nossas necessidades. Obrigada por compartilhar, vou tentar fazer a minha por aqui também. :)
Grande beijo
www.homemadeflavors.com.br
Thanks for sharing the information keep updating, looking forward to more post.
ResponderExcluirNice post ! I love its your site after reading ! thanks for sharing.
Divorce Lawyers Great Falls VA