31 de março de 2017

Perca o medo e comece o seu negócio




Perca o medo e comece o seu negócio

Crédito: Shutterstock

Com a crise brava que estamos vivendo, encontrar uma fonte de renda é fundamental! E começar um negócio em casa pode ser a solução que você está procurando. E não só um negócio de comida...


Como se começa um negócio em casa? Como se vende? E além disso, muitas pessoas me escrevem dizendo que não conseguem começar porque têm medo... Então eu fiquei pensando, como já passei por isso tantas vezes (sim, não é uma vez só rsrs) deve ter alguma coisa que eu possa dizer a você para resolver ou pelo menos melhorar, certo?

A primeira coisa, eu acho, a se fazer antes de começar, é tentar identificar qual é o maior medo que você tem, para que seja possível encontrar a solução.

Por exemplo:

- sou tímida demais para vender qualquer coisa
- não sei fazer
- tenho medo de não dar conta das encomendas
- sou sozinha para fazer tudo

Acredite, você não é a única, todo mundo pensa essas coisas (e outras mais!)

Não, este texto não é de autoajuda, de pensamento positivo, vai lá que vai dar certo... eu acredito nessas coisas, embora só isso não baste. É preciso técnica para tudo na vida.

Repara. Tudo o que você faz tem uma sequência, um método, mesmo que você não perceba. Até nas coisas mínimas, como lavar uma louça. Preste atenção: como você lava? por onde começa? como separa? Você enxuga depois ou deixa a louça lá para o dia seguinte? E assim por diante...

Ou seja, se até para lavar louça a gente tem método e técnica, porquê não para tirar da frente todas essas coisas que nos impedem de começar?

A timidez nos negócios só atrapalha, não é mesmo?


A timidez é um problema que muitas pessoas tem. Novamente, você não está sozinha. Eu também sou tímida, não gosto de aparecer (e não apareço pessoalmente por aqui, já reparou?) Mas quando a gente tem que sair na rua,  bater na porta de alguém para oferecer qualquer coisa para vender, a timidez não pode atrapalhar.

Eu percebi, comigo mesma, que grande parte do meu problema na verdade não era tanto a timidez e sim falta de informação, insegurança mesmo, por não saber o que dizer, por não saber como mostrar o meu produto.

Por isso, comece a vencer essa batalha fazendo um exercício simples, mas eficiente: faça uma lista das qualidades do seu produto. Vamos dizer que você decidiu que vai vender pão de mel. Assim, a sua lista seria, mais ou menos:

- o meu pão de pão é feito com ingredientes de qualidade
- o meu pão de mel é coberto com chocolate premium
- o meu pão de mel tem vários tipos de recheio para o cliente escolher
- o meu pão de mel tem um bom tamanho
- o meu pão de mel tem uma embalagem muito agradável e com todas as informações necessárias

Veja que eu estou repetindo "o meu pão de mel, o meu pão de mel"... Isso ajuda você a ser DONA do produto de verdade. Esse pão de mel, o SEU pão de mel, é diferente dos outros, é melhor do que os outros, simplesmente porque é você quem o faz. Pode parecer bobagem, mas já vi muita gente dizendo: ah é só uma coisa que eu faço...

Não é uma coisa. É o seu produto! E você tem que amá-lo do fundo do seu coração!! Para poder vender bem, claro!

Então. Insegurança a menos, timidez quase resolvida. Vamos em frente! Agora, conheça todos os ingredientes e processos que envolvem o seu produto. Você tem que saber qual é a farinha usada, o tempo que demora para fazer, o tipo de doce que vai no recheio, sei lá, mas tem que saber tudo, tudo mesmo!!

Saber tudo a respeito do seu produto é o mínimo necessário para qualquer empreendedor! E tem muita gente por aí que não sabe nada do próprio produto e por isso não consegue responder as perguntas dos clientes, perdendo vendas.

Ok, um pouco menos de insegurança, porque agora você já "possui" o seu produto e já sabe tudo sobre ele. Beleza?

Quando o seu produto, o seu pão de mel estiver pronto para ser vendido (e isso quer dizer: receita testada, ingredientes comprados, rendimentos conferidos, todos os custos levantados, preço de venda feito, aff tudo isso), você vai encontrar o seu cliente (já mostrei aqui como se faz uma pesquisa de mercado simples, para ajudar e encontrar o seu cliente!) e vai mostrar a ele porquê o seu pão de mel é especial e melhor do que o da concorrência.

Você verá que, com todos os elementos sob o seu controle, será muito mais fácil falar sobre o seu pão de mel, explicar ao seu cliente porquê ele é melhor, mais gostoso, porque o seu atendimento é bom, etc, etc.

Empreender é construir relações entre pessoas


Um negócio não é somente sair fazendo alguma coisa e vendendo, é muito mais. É construir relações com as pessoas, é estar antenada com o que o seu cliente deseja e atender, não só no que diz respeito ao produto em si, mas também às outras coisas, como entrega, preço, condições, etc.

Quanto melhor for o seu relacionamento com o seu cliente, mais chances o seu negócio tem de decolar. E olha: eu não estou falando de relacionamento PESSOAL, ok? Nada de intimidades rsrs Não, relacionamento PROFISSIONAL: você sabe exatamente o que faz, quais são os pontos fortes do seu produto e sabe como atender bem o seu cliente, naquilo que ele mais precisa! Isso é um bom relacionamento.

Por exemplo, eu parei de vender comida há um tempão e ainda hoje tem gente que me liga para saber como eu estou, se estou cozinhando de novo... não é lindo isso??

As outras objeções (medos):

- sou sozinha: acredite, com organização é possível. Você deve encontrar algo que possa fazer sozinha mesmo ou nunca vai começar.

- não sei fazer: essa é a mais fácil de resolver! APRENDA! Tem milhões de vídeos no youtube que ensinam literalmente tudo, de trocar piso a fazer ovo de páscoa. Mãos à obra, deixe a novela e a preguiça de lado e aprenda!

- tenho medo de não dar conta das encomendas: oba, bom sinal! Sinal que você acredita que é capaz de começar e fazer. Não pense em não dar conta. Pense que, se houver muitas encomendas, você poderá colocar mais uma pessoa para te ajudar e assim resolver a questão =)

Na prática:

- trabalhe com afinco para perder a timidez: ensaie na frente do espelho! Vale tomar aulas de teatro! Vale fazer apresentações para a família!! Vale chamar os amigos para uma demonstração e depois conversar sobre como foi!! Anote os problemas, onde errou, como pode melhorar, o que faltou... Revise, recomece e refaça.

- seu produto é o amor da sua vida: saiba tudo sobre ele!

- seu produto deve estar sempre apresentável para o seu cliente e você também!

- leia, estude, informe-se, melhore, aprimore, modifique, progrida, faça melhor a cada dia. Só assim é possível começar, manter e fazer um negócio crescer.


Sugestão de leituras:


Lista de Livros sobre Empreendedorismo do Endeavor - recomendo com fervor que você vá dar uma olhada, não só na lista, mas no site inteiro =)

Vai Lá e Faz, livro de Thiago Matos, vai sair edição impressa novinha em folha em breve! Para planejar menos e realizar mais. Estou muito interessada nesse livro e atrasada com a leitura! 
Leia um pouco a respeito no DRAFT.

Na minha estante tem e eu recomendo:

Marketing na Era Digital, Martha Gabriel, Editora Novatec


 Gestão e desenvolvimento de Produtos e Marcas, da FGV Editora, vários autores.

 


E o meu guru desde os tempos de faculdade: Marketing 3.0, Philip Kotler, Editora Campus



E claro, não pode faltar a nenhum empreendedor que se preze o livro do Conrado (aliás, grude nele, no youtube e onde mais puder, ele tem ótimas idéias e muito conteúdo)



Tem algum livro bacana que você tenha lido e que tenha realmente ajudado o seu negócio?

Deixe a dica nos comentários!! Vou adorar saber e tenho certeza que será útil para todo mundo =)



Quer mais conteúdo bacana para o seu negócio caseiro? 




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4 comentários:

  1. Nossa me ajudou e muito esse texto,eu já fiz muitas coisas na culinária e agora vou recomeçar por causa da crise.Gratidão,valeu mesmo.um abraço

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    Respostas
    1. Que bom Aída!! Recomece, sim!! E conte com a gente aqui para dar um apoiozinho de longe, mas com muito amor!!

      beijossssssss

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    2. Gostei muito das suas dicas mudou minha visaõ

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