Hoje eu trago uma sugestão bem gostosa para ampliar o cardápio do seu serviço de refeições! Fiz e vendi muito esse feijão, que eu chamava de feijoadinha carioca, porque feito com o feijão carioca e um monte de linguiças rsrs
Você pode variar a composição, utilizando grão de bico, por exemplo, ou outro grão da sua preferência, como outros tipos de feijões (com o branco fica maravilhoso e já postei receita aqui de Feijoada Branca, confira!) e pode variar também o tipo de carne que vai usar: acrescente bacon, outros tipos de linguiça, carnes de porco como pernil ou lombo...
De qualquer jeito fica muito bom. Então, vamos ao passo a passo? Não se preocupe com as quantidades agora, lá no fim do post tem tudo certinho.
Como eu não gosto de deixar o feijão de molho de um dia para o outro ou por longas horas, eu faço assim: escolho o feijão, lavo em bastante água corrente e depois jogo um panelão de água fervendo em cima dele. Uso uma bacia grande, porque o feijão já começa a crescer.
Enquanto isso, preparo as outras coisas: fui retirando as "pelinhas" das linguiças e dos paios, cortando, deixando no jeito, separo os temperos que vou usar, as panelas, separo a água necessária para a receita, etc, etc. Veja lá em cima na primeira foto, como o feijão já está enrugadinho. Esse processo desinfeta o grão, pois coloco a água fervendo mesmo, e acelera o cozimento sem precisar deixar o feijão de molho por horas.
Escorri a água quente em que o feijão estava, coloquei o feijão na panela de pressão (que tem 6 litros de capacidade e tem que ser uma panela grande, tá?), coloquei água nova e quente até cobrir tudo e já deixei no fogo alto para começar a ferver, ainda sem tampar.
A seguir, comecei a fritar as linguiças
em uma frigideira grande. Fogo alto, não precisa de óleo, elas fritam na
própria gordura que vai soltando. Aliás, o objetivo de fritar tudo
antes de colocar no feijão é esse: soltar toda a gordura possível, pois
ela não vai para o feijão! Isso deixa a sua comida muito mais leve!
Depois de fritar tudo, eu coloco a gordura em um pote de cerâmica, deixo
esfriar e depois descarto.
Aqui tenho um pulo do gato: além de descartar a gordura depois que eu acabo, enquanto estou fritando vou deixando as linguiças em uma peneira de aço, sobre uma travessa. Vai escorrer ainda mais gordura, que também será descartada depois.
Tudo frito e separado? Descartei a gordura e acrescentei duas colheradas generosas de alho batido na mesma frigideira.
Deixei o alho dourar rapidamente e acrescentei duas conchas da água do cozimento do feijão (lembra que a panela ainda estava aberta?)
Deixe apurar um pouquinho, mexendo bem com uma espátula ou colher de madeira, para raspar todo esse alhinho... A seguir, vai tudo para a panela: as linguiças fritinhas e o caldo que limpou a frigideira com todo o alho bem douradinho.
Misturei bem e fechei a panela de pressão. A seguir, contei 25 minutos depois que pegou pressão. Depois que terminou o tempo de cozimento, acrescentei cebolinha picada, que eu já tinha pronta para uso no freezer também. Acho que o segredo de uma boa comida é muito o tempero, né? E se a gente já deixar adiantado, facilita muito a vida na hora do preparo. Ah, as cebolinhas são da horta aqui de casa...
Depois, a próxima etapa foi colocar nos potes e pesar. Este pote tem capacidade para 500g.
Rendeu 10 potes de 500g cada um. Se você só contou 8 na foto, tá certo, porque minha mãe passou aqui e levou 2 embora antes que eu pudesse fotografar todos juntos rsrs
Outros detalhes desta receita:
- o sal: acerte no final do cozimento, porque dependendo da marca da linguiça ela pode ser bem salgada e talvez você nem precise adicionar sal.
- use os temperos da sua preferência, claro! Eu gosto de colocar um montão de salsinha, mas desta vez não tinha e foi cebolinha mesmo e ficou di-vi-no. Gosto de orégano no feijão, gosto de louro.
- capriche no preparo, sem pressa, com carinho, frite todas as rodelinhas de linguiça...
Vamos aos ingredientes?
1 quilo de feijão carioca
4 linguiças portuguesas cortadas em fatias
2 gomos de paio cortado em fatias e depois cada fatia ao meio
2 colheres de sopa bem cheias de alho batido
1 xícara de cebolinha picada
1 colher de sopa de orégano seco (mais ou menos)
sal
Claro que com esse monte de linguiça ele não é um feijão light, nem é para ser consumido todo dia, até porque enjoa. Mas para variar o dia a dia, eu gosto muito.
Amei suas dicas e quanto a preço como calcular? Bjs
ResponderExcluirVeja aqui
Excluirhttps://www.cozinhadoquintal.com.br/2011/04/calculo-de-preco-de-venda-atualizado.html
beijosssssssss