As dietas funcionais estão a cada dia mais presentes na vida das pessoas. A busca por uma alimentação saudável, equilibrada, fresca, que recomponha o organismo é um dos segmentos do mercado de alimentação que mais tem crescido.
Para aproveitar esta tendência, o microempreendedor precisa de estudo e afinco: além de elaborar as refeições, é preciso estudar e conhecer cada ingrediente e os seus benefícios à saúde.
O objetivo principal da dieta funcional é o bom funcionamento de todo organismo, além, claro, do bem-estar. A proposta para o consumidor é que ele faça a reeducação alimentar com refeições equilibradas e balanceadas para oferecerem o máximo de benefícios.
Basicamente igual a um negócio de marmitex normal, mas voltado a um público mais exigente, com maior poder de compra e que pode pagar por uma alimentação mais cara.
E lembrando que as dietas funcionais são para a saúde e estabelecem, em geral, 6 refeições por dia.
A primeira coisa a fazer é pesquisar se na sua região existe esse público e onde ele pode ser encontrado. Já ensinei a fazer uma pesquisa de mercado simples mas eficiente:
Com isso na mão, é hora de pensar e elaborar um cardápio. Você pode pesquisar o que existe hoje no mercado, como as outras empresas atuam, como elas fazem e entregam e claro, quanto elas cobram. Procure visitar e conversar com empreendedores que trabalham no segmento de vida saudável, como donos de academias, spas, restaurantes vegetarianos e veganos, etc.
Principalmente se na sua região já existe alguém trabalhando nesse segmento.
Comece o planejamento do seu negócio de dietas funcionais
O começo de tudo é a pesquisa:
- fornecedores: onde você encontra os ingredientes especiais que vai precisar para fazer os pratos? Você provavelmente terá que encontrar fornecedores de produtos orgânicos, pois esta é a base da dieta funcional. Aqui precisa atenção e cuidado: procure fornecedores certificados e não compre de qualquer um, ok?
Esse cuidado deve ser triplicado na escolha dos fornecedores de proteínas animais (carne de boi, frangos e outras aves, peixes, carne de porco, ovos) pois os animais devem ser criados de acordo com práticas orgânicas (sem aditivos industriais, sem hormônios, etc).
- embalagens: podem ser um grande diferencial no seu negócio e escolher a certa é fundamental para agradar o cliente e agregar qualidade.
- entrega: como você vai entregar a sua comida? Congelada? Fresca? Na bike, na moto, no carro, vai terceirizar, é você mesmo quem vai entregar? Todas essas considerações são importantes porque vão ter impacto no seu custo.
Outros fatores a considerar para vender dietas funcionais
- aprendizado: você conhece as técnicas adequadas para realizar esse cardápio? Traduzindo: você consegue cozinhar esses ingredientes do jeito certo? Se não, é preciso aprender. Para isso, precisará pesquisar cursos oferecidos, o custo deles, o tempo que será necessário investir para aprender, ou se você vai contratar alguém especializado nesse tipo de comida.
- ainda sobre o cardápio: pessoas que compram comidas funcionais precisam saber das calorias e valores nutricionais do prato e você deve informar. Para isso, você vai precisar de um nutricionista, que vai elaborar as tabelas nutricionais dos seus pratos e fazer todos os cálculos de calorias, além de determinar os prazos de validade e orientar sobre as combinações ideais de ingredientes. Esse é um investimento grande e muito importante para este tipo de negócio. Não brinque com a saúde do seu consumidor, faça direito, ok?
- divulgação: o público consumidor deste segmento é ligado nas redes sociais, por isso use e abuse delas para divulgar o seu negócio. O Facebook permite que você alcance as pessoas que estão próximas ao seu negócio e que tenham interesses alinhados ao que você faz.
- cálculos de custo: a fase mais importante do planejamento do seu negócio. Já ensinei a usar a Ficha Técnica, ela é uma ferramenta fundamental para qualquer empreendedor de alimentação.
Você pode, por exemplo, trabalhar com opções de lanches funcionais. Ou apenas as refeições principais, ou tudo junto e mais opções complementares, como sobremesas, sucos, etc.
Ou você pode ir além e trabalhar com segmentos ainda mais específicos: dieta funcional para crianças, dieta funcional para idosos, para quem tem restrições alimentares ou doenças específicas (diabetes, celíacos, lacto-intolerantes, etc) lembrando e reforçando que para estes segmentos é fundamental a consultoria de profissionais qualificados da área da saúde.
Ou você pode ir além e trabalhar com segmentos ainda mais específicos: dieta funcional para crianças, dieta funcional para idosos, para quem tem restrições alimentares ou doenças específicas (diabetes, celíacos, lacto-intolerantes, etc) lembrando e reforçando que para estes segmentos é fundamental a consultoria de profissionais qualificados da área da saúde.
Fazer cursos e procurar bons livros para aprender é fundamental.
Deixo aqui algumas sugestões:
Alimentos Funcionais - Componentes Bioativos e Efeitos Fisiológicos, Ed. Rubio.
Alimentos para o Bem Estar, Publifolha.
500 Receitas com Superalimentos, Quarto.
Em busca do equilíbrio nutricional, Senac RJ
Entre tantas outras opções. Pesquise, compre bons livros e aprenda tudo o que puder sobre o assunto. Você vai precisar se tornar um expert, é um investimento necessário e importante para que tudo dê certo. Estes livros são apenas indicações, ok?
Um segmento de negócio que está em crescimento constante é o de pets: absolutamente tudo voltado aos pets tem chances boas de bombar, então porquê não... comida
funcional para pets? Novamente, você precisará da consultoria de um médico veterinário ou de um profissional especializado em nutrição animal.
Esse é um roteiro básico para te inspirar e provocar, para que você comece a sua pesquisa para montar um negócio de dietas funcionais. Coloque no papel, pesquise, faça as contas de tudo.
Além disso, você precisa pensar em estratégias de vendas, por exemplo, se vai vender pratos avulsos ou se vai trabalhar com os "combos", que podem incluir os lanches intermediários e mais as refeições principais; quais serão os meios de pagamento aceitos e as formas de cobrança, se você vai vender direto ao consumidor ou se vai colocar em academias, por exemplo... Decisões que vão, aos poucos, dando a "cara" do seu negócio.
Exemplo de Cardápio Funcional:
Café da Manhã
Pão integral, requeijão light, leite de soja e uma fruta
Lanche da manhã
chá de hibisco e cookies integrais
Almoço
Arroz integral, grão de bico, filé de frango grelhado e legumes variados no vapor.
Lanche da tarde
Gelatina light e um suco verde
Jantar
Salada de folhas verdes, arroz integral, legumes grelhados
Lanche da noite
Chá verde e torradas integrais
Por último e não menos importante, não só para esse segmento de
alimentação, mas para todos: ética no trabalho, entregue o prometido,
não substitua ingredientes, informe corretamente o consumidor, faça um bom pós-venda, esteja aberto às novidades, estude muito, pesquise muito mais, conheça o mercado e quem é o seu público e esteja antenado com ele o tempo todo.
Já falamos sobre marmitas saudáveis aqui no blog, confira:
Os negócios de alimentação estão sempre em alta, mesmo em momentos de crise. Por isso o empreendedor pode e deve se especializar, aprimorar os conhecimentos e aproveitar as novas oportunidades e tendências do mercado.
Já tenho 5 opções de negócios para você começar o seu, com os meus ebooks (apostilas digitais) você aprende na prática! Dentro da tendência de alimentação natural já são 3: salada no pote, sanduíches e sucos naturais.
Todas as fotos deste post gentilmente cedidas pela Shutterstock. Todos os direitos reservados.
Já falamos sobre marmitas saudáveis aqui no blog, confira:
Os negócios de alimentação estão sempre em alta, mesmo em momentos de crise. Por isso o empreendedor pode e deve se especializar, aprimorar os conhecimentos e aproveitar as novas oportunidades e tendências do mercado.
Já tenho 5 opções de negócios para você começar o seu, com os meus ebooks (apostilas digitais) você aprende na prática! Dentro da tendência de alimentação natural já são 3: salada no pote, sanduíches e sucos naturais.
Acompanhe a Cozinha do Quintal por aí:
Ouça os nossos Podcasts
All pictures kindly provided by Shutterstock. All rights reserved.
Conheça meus outros ebooks:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss