Disciplina é liberdade é uma frase que está na música Há Tempos da banda Legião Urbana, que eu amo e escuto muito. E refletindo, quero falar sobre como somos avessas à disciplina ou simplesmente vivemos naquela eterna desculpa que nunca temos tempo suficiente.
Sempre deixamos para amanhã. Essa mania sem vergonha tem até um nome bem bonito: procrastinação. Procrastinar vem do latim (só podia, os romanos sabiam das coisas) e quer dizer adiar, atrasar, demorar, postergar, resumindo: deixar para depois, empurrar com a barriga.
Por exemplo, deixar a louça na pia para o dia seguinte (sempre a bendita) não é tão grave assim, concordamos; adiar uma consulta médica, um exame de rotina, também não.
Só que as coisas se acumulam, vagarosamente, como se um milhão de soldadinhos invisíveis tramassem pelas nossas costas e um belo dia acordamos com a única sensação que podemos ter diante do tamanho da bagunça: nunca haverá tempo suficiente para fazer tudo!!!
Só que as coisas se acumulam, vagarosamente, como se um milhão de soldadinhos invisíveis tramassem pelas nossas costas e um belo dia acordamos com a única sensação que podemos ter diante do tamanho da bagunça: nunca haverá tempo suficiente para fazer tudo!!!
É verdade que o nosso mundo moderno exige cada vez mais pessoas múltiplas, que realizem muitas tarefas ao mesmo tempo; mesmo que você (e eu) não trabalhe em uma grande empresa cheia de normas e prazos também se sentirá assim em muitos momentos, principalmente se tiver um trabalho que gere renda, feito a partir de sua casa.
Aliás, trabalhar em casa exige uma disciplina espartana!!
Aliás, trabalhar em casa exige uma disciplina espartana!!
O pior é que muitas vezes sabotamos os próprios projetos de organização! Quantas vezes você (e eu) já pensou: este ano vou me organizar, vou arrumar tudo para dar conta, vou ter prioridades...
Bom, mas e aí? Será que estamos perdidas, sem salvação??
Primeiro, reconhecer que procrastinar faz parte: assumir esse comportamento, enxergar que ele não está somente nos outros, é um bom começo.
Segundo, definir as prioridades reais: estamos tão acostumadas a achar que tudo é urgente que corremos o risco de colocar em primeiro lugar coisas que
nem são tão importantes.
Terceiro, definir prazos: esse é um método para disciplinar as nossas prioridades. Mesmo que sua tarefa não tenha um prazo definido (e por isso sempre fica para amanhã) coloque uma data para que
esteja resolvido até o dia tal. Ter um prazo final é um alívio para a cabeça.
Quarto, tomar decisões: isso implica dizer não também! Veja o que é mais importante e tenha certeza que algumas coisas ficarão sem serem feitas. Tenha consciência que é impossível fazer tudo.
Resumindo: discipline a vida, o trabalho, as tarefas e tenha menos stress!
Crie prazos.
Usar uma agenda, um caderno, facilita a vida! Tal tarefa deve ser executada ATÉ o dia tal. Tal encomenda deve ser entregue ATÉ o dia tal. Aos poucos, a gente se acostuma e registra mentalmente que os prazos estão terminando e a única alternativa é fazer logo. Por via das dúvidas, não confie na cabeça e anote tudo.
Concentre-se e evite distrações.
Eu sei que para nós mulheres (e pior ainda para quem tem filhos e trabalha em casa) é mais difícil, porque a cabeça está em milhares de coisas ao mesmo tempo! Então, foco: agora, neste exato momento, preciso fazer ISTO. Depois eu vejo AQUILO.
Faça uma lista (ou várias).
Para ajudar a visualizar o que é preciso fazer e a definir as prioridades. Eu já fiz até uma cartolina mesmo, com quadrados para os dias, onde eu colocava as minhas tarefas e numerava por ordem de importância. Ajudou bastante!
Não queira dar conta de tudo.
Faça uma lista para as coisas da família e as coisas do trabalho, assim o trabalho não estará sempre em primeiro lugar e nem as tarefas "domésticas" vão impedir que o trabalho aconteça. Separe tempos equilibrados para as duas áreas e siga a programação.
Envolva a família nos seus projetos e nos seus cronogramas.
Converse com todos, exponha as suas idéias e delimite o seu território. Sim, isso mesmo: o seu território e não aceite invasões! Trabalhar em casa é complicado porque os familiares não vêem como trabalho, já que você está... em casa! Então é preciso separar um espaço (e um tempo) só seu para o trabalho, mesmo que seja apenas uma mesinha, um armário... e defenda com unhas e dentes!
(As tarefas domésticas são trabalho também!! Só não geram renda rsrs)
E por último, a minha dica favorita de todos os tempos e que eu tenho me esforçado muito para seguir:
Delegue as tarefas que outras pessoas possam fazer para não ficar sobrecarregada.
Se depois de conversar, explicar, pedir, não houver cooperação, faça como eu: simplesmente pare de fazer o que fazia. No começo vai ter choro e ranger de dentes rsrs, depois vão se acostumar e cada um vai ajeitar as coisas por si mesmo.
Esse processo exige autocontrole: não volte atrás! Deixe que cada um faça como souber e não do "seu jeito que é o certo". Claro que muita coisa da vida doméstica ainda fica para a gente fazer, mas algumas atividades a menos dão um refresco e vamos combinar, não mata ninguém, certo?
Por exemplo, aqui em casa somos em 5 e uma das coisas que eu parei de fazer foi guardar a roupa de todos, agora cada um guarda a sua (ou não). Outra ainda sobre a roupa: se a suja não estiver no cesto, não será lavada. Eu não fico mais catando roupa suja pela casa como antes, olhando dentro do guarda-roupa, debaixo da cama, vendo o que está limpo e o que não está, etc. etc.
São pequenas coisas, você vai dizer. Sim, junte um monte delas e veja o quanto de tempo e de esforço temos que fazer, quando todos poderiam ajudar, afinal se você consegue ter uma renda trabalhando em casa, todos desfrutam, não é mesmo? Nada mais justo que todos ajudem. E mesmo que você não gere renda rsrs respeito e carinho, ajuda, cooperação, tudo isso faz parte da vida em família.
Disciplina é liberdade por que nos coloca no lugar certo para aproveitarmos ao máximo a vida, sem deixar de fazer aquele milhão de coisas que são necessárias. Estaremos livres da culpa, do stress e com certeza vai sobrar mais tempo para todas as outras que a gente tanto gosta e procrastinar vai ser só uma palavra esquisita que alguém disse por aí.
Eu escrevi este texto em 2009, para o meu primeiro blog. Ele está aqui hoje como parte da Blogagem Coletiva 52 Semanas de Gratidão, da Elaine Gaspareto, porque foi e continua sendo importante para mim e porque foi com o antigo blog Quintal da Paula que entrei no mundo virtual. Sou grata àquele primeiro exercício, que durou 3 anos e pouco, pois me deu base para desenvolver um trabalho melhor, mais focado, mais útil e que me dá um prazer imenso.
Imenso o texto também e sou grata a quem conseguiu ler até o fim =) Por isso tem presente!!
O mais fofo planejador pessoal =)
Tem: planejador diário, semanal e calendário do mês (por enquanto só fevereiro e março, no decorrer da blogagem vou liberar os demais meses e mais alguns presentinhos hehehe) e mais, tem planejador de cardápio pra ajudar a organizar a comida!!
É um kit que você baixa no seu computador, imprime e usa. Lógico que pode imprimir quantas vezes precisar!
Todos os arquivos são em tamanho A4.
Clique no link para baixar os seus e bom uso!
Claro que esse planejador fofo que eu criei (modéstia nenhuma tá gente) é para uso pessoal.
Se você quiser dar para alguém, tudo bem, só não pode sair vendendo.
Até a próxima semana e sejamos gratos por tudo!
Acompanhe a Cozinha do Quintal por aí:
Ouça os nossos Podcasts
Fotos lindas em estilo girly nada a ver comigo gentilmente cedidas pela Shutterstock. Todos os direitos reservados.
All images kindly provided by Shutterstock. All rights reserved.
All images kindly provided by Shutterstock. All rights reserved.
Paula, a vida nos ensina a melhor viver e priorizar... Ando priorizando fazer quase que exclusivamente o que gosto e me faz bem. O resto, vai ficando...Lindo presente esse teu! Valeu, obrigadão! bjs, ótima semana! chica
ResponderExcluirQue bom que gostou, Chica!
ExcluirAproveite bem essa fase da vida =)
beijossssss
Oi Querida!
ResponderExcluirMaravilhoso post! Me deu várias ideias boas! Seu trabalho é lindo demais! Sou muito sua fã!❤
Saudades!!! Beijos
Oi Pri!! Obrigadaaaaaaaaa
ExcluirSeu trabalho também é lindo demais!! E delicioso!!!
beijosssss
Boa tarde, querida!
ResponderExcluirGosto de organização na medida certa e tenho certeza de que melhora muito nossa qualidade de vida...
Não uso tabelas, mas fui metódica enquanto precisei (antes de paosentar-me).. hoje, estou mais livre mas ainda aprecio uma certa ordem interna e externa sim).... traz qualidade de vida...
Bjm muito fraterno
Sim, Roselia! Ter controle é muito bom =)
Excluirbeijossssss
É um tema complicado para mim essa tal de procrastinação doméstica. Meu Deus! Vou lembrar das suas dias... Bjs
ResponderExcluirVai na boa, Anabela! Roma não foi construída em um dia rsrs
ExcluirUm pouquinho por vez e tudo fica ok.
beijossssss
Paula,
ResponderExcluirUm post digno de ser compartilhado muitas vezes.
Sempre fui bastante organizada e disciplinada, mas sinto que as coisas não estão da mesma forma, nesse momento em minha vida.
Esse post me levou a repensar sobre o assunto.
Abraços
Obrigada Lucinha! Às vezes a gente se perde, é normal. Não precisamos ser perfeitas, mas pensar sobre o que fazemos é bom!
Excluirbeijossssss
Olá querida!
ResponderExcluirAmei seu post!
Eu sou totalmente desorganizada e não tenho disciplina nenhuma.
Preciso aprender a priorizar e a ter prazos.
Obrigada pelo presente amei!!!
Bjooo linda...
https://devaneiosdocotidianoo.blogspot.com.br/
Que bom Andreia! Um pouquinho por dia e em pouco tempo tudo estará organizado. Eu também ando muito bagunçada, por causa da doença da minha mãe no ano passado me atrapalhei toda e não consegui manter as coisas em ordem. Estou retomando e logo tudo estará ok de novo.
ExcluirO importante é começar.
beijosssssss
Ah, que delícia de post! E com presentes. Estou aprendendo a importância de planejar na marra mesmo! Voltarei a esse post com certeza!
ResponderExcluirBeijo
www.acasadaritablog.blogspot.com.br
É Sarah, tem coisas que só na marra mesmo rsrs
ExcluirMas já que temos que fazer, vamos pelo jeito mais fácil, certo?
Um pouco por dia, sem neura.
beijosssssss
Querida Paula. Lendo seu post fui gradativamente me sentindo cada vez mais feliz por perceber que sou uma pessoa que intuitivamente se tornou disciplinada. Meus amigos costumam dizer que sou persistente em minhas metas. Mas eu retruco: _sou mesmo é teimosa! Mas nessa de teimosia, saboreio o prazer de ver minha pia sempre limpa ( por mim e por quem a usou . Vc tem razão quanto a compartilhar responsabilidades), minha tarefas de casa e do trabalho realizadas e o tempo sobrando para algum prazer pessoal. Sou do tipo que faz lista mental das ações desejadas para aquele dia e me alegro por realizar cada uma em seu devido tempo. Me incomoda acúmulos e atrasos, mas não me mato por me permitir dormir mais cedo e acordar no outro dia uma ou duas horas antes para realizar algo necessário . Administro bem o meu tempo e concordo que por fazê-lo, sou tranquila e me sinto com coragem para aceitar desafios que me exigirão sempre mais capacidade de organização, pesquisa, produtividade e cumprimento de prazos. Obrigada pelo papo e pelo lindo e útil presente.Até breve. (http://mariareciclona.blogspot.com.br/2017/02/divina-inspiracao-para-reciclagem-de.html
ResponderExcluirAi Maria, que bom que você é assim naturalmente! Eu também tive um tempo de listas mentais e não me esquecia de nada. Agora, não sei se é porque estou muito cansada, não confio mais na memória. Ando me esquecendo de coisas importantes, por isso resolvi fazer esse planner, para mim primeiro, claro! Estou precisando de ordem na vida. Virginianas adoram, né? rsrs
ExcluirSempre à disposição para um tricô ao pé do fogão.
beijosssssss
Querida Paula. Gosto muito de ler sobre organização e produtividade, e você faz isso muto bem. Os modelos de organizadores estão linnnndoooss!
ResponderExcluirForte abraço!
Nhóimmmmmm Tati! Obrigada, fico feliz que tenha gostado. Fiz para mim mesma e pensei: porquê não compartilhar? Muitas pessoas devem estar precisando, assim como eu.
ExcluirAguarde que vou liberar muito mais coisas: listas, planejador financeiro, e muito mais =)
beijossssss
Paula:
ResponderExcluirDisciplina é tudo alivia e relaxa.
bj
Sônia, não sei se alivia e relaxa kkkkk só sei que é necessário!
ExcluirPara deixar a vida mais leve sim. Né?
beijossssssss
Boa noite Paula
ResponderExcluirDisciplina,compaixão e bondade,esse trio vai longe.Maravilhoso seu blog.
Obrigada pela visita.
Beijos
Obrigada Maria! Vamos juntas =)
Excluirbeijossss
Olá Paula! O seu post pode até ter sei lá quantos anos, mas é atual, faz parte da rotina de quem reconhece as próprias falhas e deseja crescer em todos os sentidos. Eu mesma tive sérios problemas comigo mesma, porque achava que só eu mesma sabia dar conta do meu recado.No final me sobrecarregava e não conseguia realizar em tempo hábil o que era pra ser feito.Ainda hoje tenho esse grave problema, porque conter esse meu olho biônico não é tarefa fácil. Hoje sou consciente de que devo permitir que as outras pessoas aprendam e cresçam em suas atividades, devo pelo bem de mim mesma deixar de ser egoista e achar que só eu sei como fazer as coisas. E trabalhar a minha mania de perfeição.
ResponderExcluirAprendi muito frequentando grupos de auto ajuda, ouvindo pessoas empenhadas em viver bem consigo mesmas e com os outros.
Disciplina deve fazer parte da nossa vida e chega uma hora que entendemos a sua importância se desejamos realmente atingir objetivos.
Adorei a sua postagem clara e objetiva.
Desejo-lhe muito sucesso.
Grande abraço!
Pois é, Maria de Lourdes! A gente vive aprendendo... Não acho que é egoísmo, não. Acho que temos a tendência de centralizar as coisas mesmo rsrs
Excluirbeijossssss
Paula! Que post mais inspirador, obrigada, obrigada e obrigada! Estava precisando ler algo assim! E o presentinho no final, é muito carinho. Obrigada e muita Paz e Bem para os seus dias, bjs. Nice
ResponderExcluirObrigada Nice!! Use e use muito.
ExcluirPaz e Bem para você também!!
beijosssss
Ain que fofo!!!
ResponderExcluirPlanejador é tudo que preciso nessa vida, mas até pra usar planejador eu preciso me planejar... ando muito dispersa, muito atolada na vida.
Isso de ficar fora de casa mais tempo do que dentro bagunçou minha cabeça, eu acho...
Digo, como a Lucinha: sempre fui organizada e disciplinada, mas nesse momento tá diferente. Tá um caos...
Mas olha, é muita fofura, vou usar online em vez de imprimir (se imprimir eu perderei, certeza).
Obrigada pelo texto e pelo presente!
beijossss
Elaine, tudo passa... a gente tem que acreditar que dias melhores virão. Eu sei, eu sempre falo isso rsrs
ExcluirMas é, vai devagar, aos poucos tudo voltará ao normal, você vai ver.
E se precisar, grita, que a gente acode =)
beijosssssss
Amei o texto. Há algum tempo comecei a mudar as coisa por aqui nesse sentido. Roupas, lavo todas, mas só guardo as minhas. Aos poucos vou ensinando minha pequena a cuidar das coisas delas, e não é que ela gosta? Todos cooperam, todos descaçam. Muito bom isso. Bjos.
ResponderExcluirTambém acho, Ana Maria! Senão a casa fica do avesso e a gente morta.
ExcluirE para todos serem independentes também!!
beijossssss