Eu adoro comprar livros de culinária. Já tem resenha de
vários (e de livros de não culinária também) aqui no blog, é só clicar
no marcador Livros. O "quase último" que chegou foi este, porque eu já comprei mais dois sobre chocolate que eu venho mostrar depois:
Ele não é um livro de receitas, é um livro de técnicas, quer dizer, ensina o básico para a gente incrementar com o que quiser. Eu achei bem legal porque ele vem com muitas fotos de passo a passo que ajudam a entender o processo, principalmente de doces e bolos. Acho que vale muito a pena porque o preço dele é bem razoável (paguei 30 e poucos reais).
A receita de massa podre caiu como uma luva, porque o meu marido estava procurando uma. Testou a minha, não gostou. Fez uma torta com a massa da mãe dele, não era bem aquilo. Daí vimos essa e ele resolveu fazer e não é que ficou bom? Não melhor que a minha rsrs mas vá, ficou bom.
Massa Podre (ou como chamam os franceses "pâte briseé), no livro eles chamam de Massa Esfarelada.
Ingredientes
200g de farinha de trigo peneirada
1 colher de chá de sal
100g de manteiga sem sal, em cubinhos, em temperatura ambiente***
1 ovo
aprox. 2 colheres de sopa de água
*** Talvez você já tenha visto por aí que para massas
podres o ideal é usar todos os ingredientes gelados, principalmente a
manteiga. Neste caso o livro especificamente pede todos os ingredientes
em temperatura ambiente, inclusive o ovo. E recomenda que todos os
utensílios utilizados estejam secos.
Fizemos 2 massas.
Modo de Fazer
Misture a farinha e o sal. Junte a manteiga e vá esfregando suavemente com as pontas dos dedos. Quanto menos amassar, melhor. Junte o ovo ligeiramente batido e água o suficiente apenas para dar liga, uma colher de água de cada vez.
Enrole a massa em um saco plástico e mantenha na geladeira por 30 minutos. Abra com um rolo em uma superfície levemente enfarinhada, transfira para a forma, coloque o recheio e leve ao forno médio 180 graus até dourar.
Como recheio para a grande usamos 1 vidro grande de palmito refogadinho com temperos, 2 tomates sem pele e sem sementes bem picado, 1 cebola picada, 1 lata de ervilha. Para as pequenas foi mais ou menos 1 copo de requeijão (daquele bacana) e umas 100g de presunto. Ou você pode usar o que quiser e gostar.
A massa é saborosa, quebradiça e desmancha mesmo na boca. Muito boa! Na torta maior passamos uma gema misturada com um pouco de água (egg wash) para dar uma corzinha. Nas pequenas, como não foi colocada a tampa, não passamos nada.
É isso aí, uma tortinha básica deliciosa para o sábado da preguiça de fazer janta rsrs
E se você prefere ver programas de culinária, tem alguns fantásticos, como os do canal GNT que eu adoro, no site da NET.
É isso aí, uma tortinha básica deliciosa para o sábado da preguiça de fazer janta rsrs
E se você prefere ver programas de culinária, tem alguns fantásticos, como os do canal GNT que eu adoro, no site da NET.
Acompanhe a Cozinha do Quintal por aí:
Ouça os nossos Podcasts
Que maravilha!!!
ResponderExcluirSim, meu querido amigo! É uma maravilha!! Recomendo que você faça!
Excluirbeijosssssss
Eu gostaria muito de ter receitas bolos bolachas da escola francesa lê corde BLUE muito obrigada um grande abraço Deus abençoe
ResponderExcluirCompre o livro ;-) Da Le Cordon Bleu tem vários, todos traduzidos para o português. VOcê pode encontrar bons preços nos livros usados também, é só procurar em sebos ou na estante virtual, que reúne os maiores sebos do país. Vale a pena pesquisar e ir comprando aos poucos, fazendo a própria biblioteca. É um investimento no seu negócio que vai render, pois as receitas são bem diferenciadas e você pode cobrar mais caro por isso.
ExcluirBoas leituras!!
beijosssssss