Não é de hoje que o mês de janeiro é rico em ofertas... do que sobrou do Natal! Então vamos aproveitar a baixa dos preços!
A única coisa que não dá para comprar agora é panetone. Tenha dó, né gente? Porque eles não vendem mais barato no Natal para todo mundo comprar aos montes? Daí que vai ter panetone nas prateleiras até depois do Carnaval rsrs
Eu gosto muito de carne de porco, acho saborosa, suculenta, deixo bem limpa, sem nada de gordura. Comprei este lombo maravilhoso por 8 reais o quilo, a peça tinha mais ou menos 1,2 kg. Valeu a pena!
Primeiro temperei bem: alho, um pouco de óleo, ervas secas como tomilho, orégano. Um pouco de sal, um pouco de pimenta rosa (dá para ver uns pontinhos meio vermelhos sobre a carne, é a pimenta, moída grosseiramente). A pimenta rosa não é ardida, é aromática! Deixa qualquer prato perfumado e super saboroso. Eu adoro.
Ficou marinando uma noite na geladeira, dentro de uma caixa tampada. Se você não tiver esse tempo todo, pode deixar 2 horas que já será bom.
Retirei da geladeira e coloquei em uma assadeira grande, untada generosamente com óleo. Ao lado do lombo, coloquei cebolas em quartos, duas cabeças de alho (os dentes separados, mas poderia ser a cabeça inteira), com casca e tudo, só retirei aquela pelinha branca e lavei bem.
Depois, foi a vez de colocar um montão de ervas frescas. Aqui em casa eu tenho uma pequena horta de temperos e uso muito: tomilho fresco, que é totalmente diferente do seco, manjerona com a flor e tudo (muita gente gosta de usar em frango, eu também, mas vai por mim: no porco fica ótimo!) e alecrim fresco, de monte.
A seguir, cobri com papel alumínio e levei ao forno, quente, 200 graus. Ficou uns 40 minutos. Abaixei para 160 graus e deixei mais meia hora. A carne é muito macia, ao final desse tempo foi só retirar o papel alumínio e deixar dourar, aumentando um pouco a temperatura.
Usei batatas, só que elas não foram para o forno junto com a carne. Primeiro dei uma boa fervura de uns 5 minutos, escorri e deixei esperando a carne. Na hora em que retirei o papel alumínio, coloquei as batatas na forma e voltei ao forno.
A carne dourou e junto com ela, as batatas. Uma boa revirada, duas, três vezes e pronto, foi o suficiente para as batatas ficarem saborosas e douradas.
E quanto às ervas, vamos falar um pouquinho delas. Se você tiver um cantinho na sua casa que seja ensolarado, é só isso que precisa para cultivar essas plantinhas maravilhosas.
As que eu usei:
Manjerona e Tomilho
Alecrim
As que eu usei:
Manjerona e Tomilho
Alecrim
Olha o tomilho no vaso como fica lindo. Ele é delicado, tem folhinhas bem pequenas, mas o perfume... e o sabor...
Faz aí e depois me conta se isso não é dos deuses! E uma ótima opção
para vender! Tem que aproveitar os preços melhores desse tipo de carne e
incluir no cardápio!
Fotos das ervas frescas gentilmente cedidas pela Shutterstock, todos os direitos reservados.
Fresh herbs images kindly provided by Shutterstock, all rights reserved.
Fotos das ervas frescas gentilmente cedidas pela Shutterstock, todos os direitos reservados.
Fresh herbs images kindly provided by Shutterstock, all rights reserved.
Acompanhe a Cozinha do Quintal por aí:
Ouça os nossos Podcasts
Conheça meus ebooks:
Fiquei,muito satisfeita com as suas dicas muito obrigada.Estou pensando em vender marmitex, com suas dicas fiqeuei muito feliz.
ResponderExcluirAdorei as suas dicas muito obrigada,estou pensando em vender marmitex.
ResponderExcluir