Então vou ensinar como faço a minha carne de panela, passo a passo, para você compor essa marmita simplesmente espetacular e que tem: arroz, feijão e farofa, além da carne. Lá no fim do post eu vou explicar como você divide as porções de cada alimento, ok?
Primeiro, separei e limpei muito bem um quilo e meio de patinho. Você pode usar a carne da sua preferência, eu gosto do patinho porque é magro e não tem um sabor muito exagerado como outras carnes (como a picanha, por exemplo). Temperei com ervas (orégano, tomilho e louro), alho, e o meu segredo: vinagre balsâmico! Olha o antes e o depois do tempero:
O vinagre balsâmico deixa a carne super escurinha na hora de selar (fritar) os pedaços. Isso é o que eu quero para conseguir um molho bem escuro e cheio de sabor. Você pode achar que o custo do vinagre vai pesar no seu prato, mas eu usei uma xícara de café para um quilo e meio de carne... Vale a pena!
Depois de temperar e deixar descansando na geladeira por umas horas, é hora de selar cada pedaço. Eu uso uma panela grande, de fundo reforçado, essa é a minha panela de pressão. Coloque óleo no fundo e aqueça, coloque os pedaços e mantenha o fogo alto o tempo todo.
Olha como fica a carne aí em cima. Bem dourada! Bem pretinha sem queimar! Esse processo é importante porque mantém o sabor e os sucos da carne dentro do pedaço. Se você só colocar a carne crua na panela e encher de água para cozinhar vai obter uma sopa, não uma carne assada na panela.
Continue fritando cada pedaço, virando para que fiquem dourados por igual, em todos os lados. Observe o óleo e se faltar, acrescente mais. Não se preocupe, porque depois de terminar esse processo de fritar, a gente descarta o óleo:
Deixe esse óleo esfriar bem e depois descarte, colocando em uma garrafa velha (se possível leve para reciclar). A seguir, vamos aproveitar todo o fundo da panela para fazer o nosso molho envolvente, para isso vamos colocar 2 cebolas grandes picadinhas e vamos manter o fogo alto durante o tempo todo que vai levar para a cebola "limpar" a panela e absorver todo o tempero e a cor. Veja:
A cebola vai suar, por isso não adicione água. Na verdade, não precisa colocar nada por enquanto. Apenas refogue a cebola e veja como ela retira todo o fundo da panela. A seguir, vamos colocar a carne de volta na panela, incluindo o caldo que se desprendeu. Misture muito bem.
Coloque água o suficiente para envolver a carne. Não precisa cobrir tudo com litros e litros de água. Apenas o suficiente para que a água fique na mesma altura da carne dentro da panela. Tampe e marque o tempo: de 30 a 40 minutos depois que pegar pressão.
Agora vamos falar da divisão da comida dentro da marmita!
- 200g de carne
- 150g de arroz
- 200g de feijão
- 50g de farofa.
Total desta marmita: 600g e ela ficou beeeem farta!! Enche os olhos do seu cliente!
Claro que você pode trocar a farofa por uma verdura ou um legume refogadinho, por exemplo. Ficaria ótimo!
Para calcular o custo do seu prato, você tem que aprender a usar a Ficha Técnica. Leia o artigo que já saiu:
Falando de rendimento: de um quilo e meio de carne crua eu consegui 2.100g de carne pronta. Você pode encorpar o molho acrescentando uma colher de sopa bem cheia de farinha em meio copo de água e misturando muito bem, coloque essa farinha dissolvida na panela e mantenha em fogo alto até ferver, misturando o tempo todo. Vai encorpar e ficar delicioso!! Deixe no fogo médio por mais 2 minutos e tá pronto. Coloque a farinha dissolvida depois que a carne estiver pronta, ok? Esse truque vale para qualquer molhinho que você queira encorpar e pode congelar sem problemas.
Espero que tenham gostado! Carne de panela é uma opção bem bacana para o marmitex, pois é econômica, rende bem e agora você já sabe como fazer para deixá-la irresistível!
Acompanhe a Cozinha do Quintal por aí:
Ouça os nossos Podcasts
Este post é um publieditorial de interesse do microempreendedor de alimentação.
A Cozinha do Quintal não tem mais parceria com a marca de embalagens desde abril de 2020.
Conheça meus ebooks:
estou encantada com as suas explicações, estou tentando aprender essa magia da cozinha...erro muito na hora de temperar, sempre parece q esta falando sal..ou um algo a mais, fico super chateada...e muito nervosa..rsrs..gostei muito do seu jeito simples e direto de explicar e demonstrar, gratidão! obrigada boa noite
ResponderExcluirObrigada, sua presença ilumina a minha casa virtual. Seja sempre muito bem vinda! Espero que encontre as respostas às suas dúvidas, qualquer coisa você também pode me mandar um email que eu respondo.
Excluirbeijosssssss