16 de dezembro de 2016

Sobremesas para o Final de Ano

Três opções de sobremesas em tamanho família para o final de ano =)


Chega o final de ano e a gente já começa a pensar no cardápio das comilanças de Natal e Ano Novo!!

Eu acho que essa é uma das melhores épocas para se ganhar dinheiro com comida, por isso hoje eu trago 2 sugestões inéditas e uma que já saiu aqui no blog para você faturar.


Três sobremesas geladinhas, refrescantes e muito fáceis de fazer: você vai agradar em cheio a cliente que precisa de uma porção tamanho família. 

Ou se você não for vender, olha que opção boa para levar a sua sobremesa na casa dos parentes ou dos amigos com quem você vai passar o final de ano! Não tem que se preocupar em recuperar o seu pote favorito depois da festa, não precisa ficar incomodando a anfitriã,  eu sei quantos potes já levei para festas e eles nunca voltaram pra casa rsrs

Então, vamos ver as fotos e vou falando de cada receita.

Eu AMO Manjar Branco!!! Sabor de côco, ameixa, muita calda, que delícia!!

O manjar branco é uma das receitas mais tradicionais do Brasil. Sim, brasileiríssima, adaptada de uma versão portuguesa que era salgada (!!!), o manjar branco é um pudim macio de côco!! Com a calda de ameixas pretas é tudo de bom. Claro que você pode substituir as ameixas por damascos, cerejas, morangos, maracujá, eu sou daquelas que acreditam que côco combina com tudo!

A receita é super simples:

Manjar Branco Tradicional


1 litro de leite
200 ml de leite de côco
4 colheres de sopa beeeem cheias de maisena
2 xícaras de açúcar

Misture tudo em uma panela grande, até que a maisena e o açúcar se dissolvam bem mesmo. Leve ao fogo médio, sempre mexendo sem parar, até aquecer bem e começar a engrossar. Continue misturando o tempo todo, mantenha no fogo por uns 2 ou 3 minutos.

Transfira para um pote (não coloque na embalagem ainda, ok?) para esfriar, e aqui tem uma dica: cubra com filme plástico, encostando no pudim - não vai derreter o plástico não - isso evita a formação de uma película em cima do doce, por causa da maisena. 

Deixe esfriar até ficar morno. Então, coloque na embalagem e leve para gelar.

Essa receita rendeu 1800g. já com a calda. Ah é, faça a calda:

1 lata de ameixas pretas secas em conserva (200g) - se quiser pode comprar solta, os mercados municipais costumam vender
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água

Retire o caroço das ameixas e leve ao fogo com a água e o açúcar. Misture bem. Ferveu, abaixe o fogo e deixe cozinhando sem mexer por mais ou menos uns 15 minutos. Deve ficar encorpado e moreno como caramelo de pudim e as ameixas devem estar bem macias. Reserve até esfriar.

Manjar Branco Tradicional na Cozinha do Quintal


O bom desta receita é o custo, muito baixo. Se você for fazer para levar na casa de alguém, leve a calda separada. Se for para vender, é bom pensar em colocar a calda em outro pote separado para o seu cliente colocar sobre a sobremesa na hora de servir. Isso porque a calda acaba descendo mesmo, viu gente? Não tem jeito. Não só para o manjar, para qualquer doce com calda, a não ser que ele seja bem duro, porque se for macio, a lei da gravidade está contra nós e vai fazer com que as caldas desçam rsrs

Manjar Branco Tradicional na Cozinha do Quintal


Depois do manjar branco, a segunda receita inédita aqui no blog é a musse de amora. Gente, vocês precisam fazer isso, porque é bom demais!!

Além de ser linda...

Musse de Amoras: um doce dos deuses!!!


Eu tenho uma amoreira plantada aqui em casa e há anos colho toneladas de amoras. Vale muito a pena se você gostar da fruta e tiver um espacinho, um metro quadrado e um lugar bem ensolarado é tudo o que é necessário para essa árvore maravilhosa te encher de frutas.

Tudo vira geléia que vai para a família inteira, amigos, dou de presente para pessoas que me fazem alguma gentileza, como o porteiro do prédio onde minha mãe mora, ou o médico das crianças, quando vou lá sempre levo um pote imenso de felicidade, quem não gosta de uma geléia caseira?? Então aconselho: plante um pé de amora urgente!! No próximo ano você vai me agradecer!!

Musse de amoras


Três etapas: 1 - preparar a gelatina, 2 - bater as frutas no liquidificador, 3 - juntar tudo com os outros ingredientes.

ETAPA 1

1 caixa de gelatina de amora dissolvida em 200ml de água fervendo. Misture até a gelatina dissolver completamente. Reserve.

ETAPA 2

500g de amoras
100 ml de água

Bata no liquidificador, coe em uma peneira fina e volte para o liquidificador (não esqueça de lavar o copo do liquidificador depois de bater as frutas).

ETAPA 3

Acrescente ao suco de amoras, no liquidificador:

1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
a gelatina dissolvida e fria

Bata bem, até obter uma cor uniforme. A seguir, coloque na forma ou embalagem e leve para geladeira até firmar.

A calda eu fiz assim:
200g de amoras inteiras
200ml de água
2 xícaras de açúcar



Leve ao fogo, mexendo bem para dissolver completamente o açúcar. Quando ferver, abaixe e deixe cozinhar até engrossar bem, mais ou menos 30 minutos. Se começar a espirrar, coloque uma tampa mas deixe uma abertura para o vapor sair, ok?

Musse de Amoras na Cozinha do Quintal

Musse já é uma delícia, de amora então!! Você PRECISA provar!!


A terceira receita deste post não é inédita mas é divina igualmente: musse de maracujá!! Quem não gosta?

Musse de Maracujá


3 maracujás
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite
1 envelope de gelatina de maracujá

Primeiro, sobre um prato, corte os maracujás e retire as polpas. Metade da polpa de um maracujá vai para o fogo com uma xícara de açúcar e meia de água, para fazer a calda. O restante da polpa deve ser batido no liquidificador, sem água, sem nada. Passe pela peneira e volte o suco obtido ao liquidificador.

Faça a gelatina de maracujá com 200ml de água quente, dissolvendo muito bem. Deixe esfriar.

Bata tudo no liquidificador: suco de maracujá, leite condensado, creme de leite, gelatina.

Coloque na forma ou na embalagem e leve para gelar até firmar. Depois coloque a calda fria sobre o doce.

Musse de Amoras e Musse de Maracujá na Cozinha do Quintal


Musse de Amoras e Musse de Maracujá


Quer mais? Tem receitas de musses divinas no post que já foi publicado aqui:


5 receitas de musses divinas e maravilhosas para fazer, vender e faturar!! Na Cozinha do Quintal



Acompanhe a Cozinha do Quintal por aí:

Facebook    -    Instagram    -     Pinterest     -     Rede BlogsBrasil

Ouça os nossos Podcasts



Este post é um publieditorial de interesse do microempreendedor de alimentação.
Desde abril de 2020 o blog Cozinha do Quintal não tem mais parceria com a marca.


Cozinha do Quintal, por Paula Mello. Todos os direitos reservados. 2009-2020

2 comentários:

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss

Subir