Hoje eu quero mostrar como faço um sabão para roupas caseiro, super prático, econômico e que rende barbaridade. Esse
sabão é tão bom que eu uso para lavar o banheiro, o chão da minha casa
(que é branco), os azulejos, enfim, ele serve para tudo.
Ingredientes
1 barra de sabão de côco
1 barra de vanish
1 barra de sabão comum (esse eu acrescentei agora na receita e gostei mais ainda do resultado, porque antes eu só fazia com o sabão de côco)
1 sachê de bicarbonato de sódio
1 essência para sabonete a seu gosto (opcional - essas essências a gente compra em lojas de produtos para artesanato), aqui usei de lavanda.
8 litros de água
1 panela grande para ferver a água
1 bacia grande para misturar tudo
1 colher de pau
1 ralador de legumes de plástico (deixe só para isso)
Modo de Fazer
Primeiro, rale tudo no ralo grosso: o sabão de côco, o vanish e o sabão comum. Não se preocupe, é fácil de ralar porque os sabões não são duros. Reserve.
Despeje a água fervendo em uma bacia grande e jogue o bicarbonato de sódio, de uma vez só (são 80g) e misture bem. Vai "ferver" e espumar.
A seguir, coloque todos os sabões ralados e misture com a colher de pau. O calor da água vai amolecer os pedacinhos de sabão.
Para acelerar o processo eu usei o mixer. Depois de usar é só lavar bem que não fica cheiro.
Por último coloque a essência, se for usar, a seu gosto. Umas 30 gotas é suficiente. Misture bem. Colocando por último o seu mixer não vai ficar impregnado com o cheiro.
Veja como ele fica bem aguado e transparente na hora em que a gente faz, não fica nem um pedacinho de sabão:
Depois de uns dias o sabão vai pegando consistência e fica gelatinoso. Eu uso 200ml desse sabão para cada carga de roupas de 9 quilos e é suficiente. Mesmo que você "erre" a medida e coloque a mais, não se preocupe, não vai encher a máquina de espuma como acontece com o sabão em pó comum.
Outras coisas que eu percebi ao longo desse tempo em que venho fazendo e usando esse sabão:
- não guarde em garrafa pet de refrigerante, porque fica difícil de tirar o sabão de dentro dela.
- use o mixer, pois é necessário dissolver completamente todos os sabões utilizados. Se ficar pedacinhos, eles vão grudar na roupa.
- se quiser um sabão mais suave, use apenas o sabão de côco e o vanish, exclua o sabão comum (o azul), mantenha os outros ingredientes e diminua a água um pouco (6 litros).
Tem gente que processa o sabão de côco com o bicarbonato e faz aquele pó grosso, eu não gostei dessa opção (e testei) porque, como eu disse, sempre que ficam pedacinhos eles grudam na roupa e haja enxaguar para retirar, então use o mixer mesmo, com água, vai ficar bom.
Depois de um dia de feito, o sabão ficou assim:
Agora preciso fazer o amaciante que a Elaine postou, confere lá que também é super fácil!
As fotos ficaram bem ruinzinhas porque eu fiz com o celular e ao mesmo tempo em que estava fazendo o sabão, fotografar e fazer é uma meleca, mas o que vale aqui é a idéia e o passo a passo.
Se você tem um negócio de comida, aproveite para usar no chão da cozinha depois de uma jornada de trabalho, diluindo em um balde com água. Esfregue bem com a vassoura e tire com um pano, enxágue o pano e passe de novo, pronto, acabou!! É assim que eu faço aqui em casa.
E em termos de economia, os 8 litros serão suficientes para 40 lavagens... Custo:
- Sabão de côco: 2,90 com 200g
- Vanish em barra: 3,00
- Sabão comum: 1,90
- Bicarbonato: 1,20
- Essência: não sei porque faz anos que comprei essa... mas eu já vi 100ml de essência igualzinha àquele amaciante famoso por 10 reais, então compensa bastante! E rende para várias receitas!!
Então somando tudo, sem contar a essência, dá R$ 9,00 em 8 litros que rendem 40 lavagens, o que dá incríveis 0,23 centavos por lavagem. Fala sério!!
Acompanhe a Cozinha do Quintal por aí:
Ouça os nossos Podcasts
Foto da abertura do post gentilmente cedida pela Shutterstock, todos os direitos reservados.
Post opening image kindly provided by Shutterstock, all rights reserved.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss