O nosso assunto principal aqui no blog é comida para vender, de todos os tipos - refeições, doces, salgados, etc. Especialmente as refeições, quer você tenha um restaurante, bar ou um serviço de marmitex, as suas decisões sobre o cardápio e as quantidades de alimentos são fatores de sucesso para o seu negócio.
Elabore um cardápio simples, que você possa trabalhar com tranquilidade. Ingredientes que sejam fáceis de encontrar e comprar, principalmente, porque não adianta querer colocar no cardápio um prato cujo ingrediente principal você custa para achar, paga caro por ele e pior ainda, se a pessoa que vai cozinhar não sabe como fazer dele a estrela principal do prato.
Estas decisões são chamadas de "estratégicas" porque definem como o seu negócio é na prática, ou seja, do seu cardápio e dos elementos que o compõe dependem não apenas o sucesso do seu negócio, mas todas as demais decisões que você terá que tomar.
Com o cardápio fechado, procurando sempre aproveitar a facilidade de oferta de ingredientes, os preços menores e o preparo técnico de quem vai realizá-lo, é hora de começar a pensar nas quantidades de alimentos que você vai precisar para atender a sua clientela.
Cálculo feito com base no consumo regular de uma pessoa, elaborado pelo Sebrae:
Saladas – 65
g
Arroz – 85 g
Feijão – 100
g
Proteínas
(carnes, frango e peixe) – 150 g
Torta/suflê/panqueca
– 100 g
Este prato teria, então, 500g de peso total. O último item é discutível, certo? Nem todo cardápio oferece arroz e feijão e mais torta, suflê ou panqueca. Mas olhando para isso já podemos ver que o elemento principal do seu prato sempre será a proteína (carnes, peixes ou frango).
A partir daí você pode elaborar o prato, começando nos 150g de proteína e completando o restante, de acordo com o seu cardápio. Procure manter o equilíbrio, ou seja, não pode encher o prato de feijão e só um pouquinho de arroz.
Além disso, você vai ter que pensar em termos do tipo de refeição para poder dividir os pesos dos alimentos. Se a sua marmita é normal, ela terá algo em torno de 800g a 1 kg, para operários em obras, por exemplo, o peso fica em 1 quilo.
Se você está pensando em outro público e pretende trabalhar com comida para dieta, restrições, fit, etc., a sua marmita vai ter em torno de 450g. Da mesma forma, a proteína permanece nos 150g e o restante do peso é dividido entre os outros alimentos.
Vamos comparar para ver as diferenças? Olha só como ficariam as duas marmitas (atenção por favor, isto é só um exemplo e o empreendedor deverá decidir a distribuição dos alimentos nas marmitas, ok?)
Marmita Normal - arroz (200g), feijão (200g), macarrão (300g), carne (150g), legumes ou outros (150g); é usual colocar macarrão + arroz e feijão e aqui estou considerando 150g de massa e 150g de molho. Total 1 quilo.
Marmita Fit - arroz (100g), feijão (100g), carne (150g), legumes ou verduras (100g) - total 450g
Com base nesses valores você terá como decidir as opções de cardápio que sejam mais favoráveis, usando os produtos da época (legumes principalmente) e assim conseguindo o máximo de lucro e aproveitamento possíveis.
E além disso, com o cardápio elaborado, as fichas técnicas (para apurar os custos) e muita boa vontade nas contas, você inicia o planejamento financeiro do seu negócio! Quanto antes você começar a fazer isso, melhor.
Veja outros posts relacionados ao assunto:
Para ver tudo o que já saiu aqui no blog sobre Marmitex, acesse o marcador na lateral do blog, ou ainda coloque na caixinha de busca "marmitex". E se você tiver uma dúvida, deixe nos comentários, quem sabe ela vira post também!
Além disso, você pode conhecer o meu ebook sobre Marmitex, clique no menu lá em cima e depois em Loja Virtual - Ebooks. Adquira pelo pagseguro com toda segurança e receba o ebook no seu email.
Fotos lindas gentilmente cedidas pela Shutterstock, todos os direitos reservados.
Gorgeous pictures kindly provided by Shutterstock, all rights reserved.
Além disso, você pode conhecer o meu ebook sobre Marmitex, clique no menu lá em cima e depois em Loja Virtual - Ebooks. Adquira pelo pagseguro com toda segurança e receba o ebook no seu email.
Fotos lindas gentilmente cedidas pela Shutterstock, todos os direitos reservados.
Gorgeous pictures kindly provided by Shutterstock, all rights reserved.
Muito boa.as dicas!! Gostei.
ResponderExcluirObrigado
Gostei das dicas valeu
ResponderExcluirO peso de um Marmitex de feijoada?
ResponderExcluirEm torno de um quilo, depende dos acompanhamentos.
ExcluirBoas vendas!!
beijossssss
Estou maravilhada, com todas essas dicas maravilhosas.
ResponderExcluir/
Bom dia,uma marmita fit com 100 grs de arroz integral,150 grs de proteína e 150 grs de legumes cozido no vapor tem quantas calorias? Arroz e proteína feito com azeite.
ResponderExcluirSó um profissional nutricionista tem condições de fazer o cálculo das calorias de um prato ou porção. Existe uma tabela, a TACO, elaborada pela UNICAMP, é bem trabalhoso fazer o cálculo. Além disso é necessário seguir os parâmetros da RDC 359 da ANVISA. Se tiver um pouco de dinheiro para investir, existem alguns programas de computador que fazem rótulos para alimentos e com eles é possível fazer a contagem de calorias.
ExcluirAtenção: apps para contagem de calorias para dietas de emagrecimento não são a maneira correta de calcular a quantidade de calorias por porção de alimentos para venda, ok?
Boas contas =)
beijosssss
tenho uma duvida a marmita popular a de um 1k, qual o tamanho da marmita P,M,G ?
ResponderExcluirN 9 1k
ExcluirN 8 700g
N 5 500g
Graças a Deus um blog com peso das porções, aleluia... Parabéns pelo conteúdo 🙏👏👏
ResponderExcluirMuito boa as dicas muito obrigada
ResponderExcluirVou começar a vender banda de tambaqui, como medir as guarnições?
ResponderExcluirEntão, depende. Quais acompanhamentos você vai usar? Para quantas pessoas? Sem saber isso não dá pra calcular nada.
ResponderExcluirMinha sugestão: procure aqui no blog Como Usar a Ficha Técnica, ela é uma ferramenta simples e poderosa para os seus cálculos, vai por mim, dá certo.
Sucesso!
beijosssss
qual o volume mínimo de uma marmiteira para 250g de arroz + 150g de proteinas? seria uma marmiteira de 400 ml?
ResponderExcluirVocê tem que testar para ver como fica melhor, porque às vezes o volume da embalagem não condiz com a apresentação que você quer, por exemplo, se a embalagem for muito baixa e comprida é capaz da sua comida ficar muito espalhada e se for alta demais vai parecer que está faltando comida, entende?
ExcluirNão tem jeito, compre algumas versões diferentes de embalagem, monte o prato e veja como fica melhor, sempre pensando no quê o seu cliente vai achar quando receber.
Obs: não publiquei seu outro comentário porque continha seu email. Não deixe email nos comentários, ok?
Sucesso!!
beijossssssss