Como calcular a quantidade de alimentos para vender?

em 31 de outubro de 2016



Como calcular a quantidade de alimentos para vender? Só na Cozinha do Quintal você encontra a resposta!!



O nosso assunto principal aqui no blog é comida para vender, de todos os tipos - refeições, doces, salgados, etc. Especialmente as refeições, quer você tenha um restaurante, bar ou um serviço de marmitex, as suas decisões sobre o cardápio e as quantidades de alimentos são fatores de sucesso para o seu negócio.


Elabore um cardápio simples, que você possa trabalhar com tranquilidade. Ingredientes que sejam fáceis de encontrar e comprar, principalmente, porque não adianta querer colocar no cardápio um prato cujo ingrediente principal você custa para achar, paga caro por ele e pior ainda, se a pessoa que vai cozinhar não sabe como fazer dele a estrela principal do prato.

Estas decisões são chamadas de "estratégicas" porque definem como o seu negócio é na prática, ou seja, do seu cardápio e dos elementos que o compõe dependem não apenas o sucesso do seu negócio, mas todas as demais decisões que você terá que tomar.

Com o cardápio fechado, procurando sempre aproveitar a facilidade de oferta de ingredientes, os preços menores e o preparo técnico de quem vai realizá-lo, é hora de começar a pensar nas quantidades de alimentos que você vai precisar para atender a sua clientela.

Definição do cardápio e cálculo das quantidades de alimentos, na Cozinha do Quintal

Cálculo feito com base no consumo regular de uma pessoa, elaborado pelo Sebrae:

Saladas – 65 g
Arroz – 85 g
Feijão – 100 g
Proteínas (carnes, frango e peixe) – 150 g
Torta/suflê/panqueca – 100 g

Este prato teria, então, 500g de peso total.  O último item é discutível, certo? Nem todo cardápio oferece arroz e feijão e mais torta, suflê ou panqueca. Mas olhando para isso já podemos ver que o elemento principal do seu prato sempre será a proteína (carnes, peixes ou frango).

A partir daí você pode elaborar o prato, começando nos 150g de proteína e completando o restante, de acordo com o seu cardápio. Procure manter o equilíbrio, ou seja, não pode encher o prato de feijão e só um pouquinho de arroz.

Além disso, você vai ter que pensar em termos do tipo de refeição para poder dividir os pesos dos alimentos. Se a sua marmita é normal, ela terá algo em torno de 800g a 1 kg, para operários em obras, por exemplo, o peso fica em 1 quilo.

Se você está pensando em outro público e pretende trabalhar com comida para dieta, restrições, fit, etc., a sua marmita vai ter em torno de 450g. Da mesma forma, a proteína permanece nos 150g e o restante do peso é dividido entre os outros alimentos.

Marmita: quanto vai de cada coisa?? Na Cozinha do Quintal você descobre =)


Vamos comparar para ver as diferenças? Olha só como ficariam as duas marmitas (atenção por favor, isto é só um exemplo e o empreendedor deverá decidir a distribuição dos alimentos nas marmitas, ok?)

Marmita Normal - arroz (200g), feijão (200g), macarrão (300g), carne (150g), legumes ou outros (150g); é usual colocar macarrão + arroz e feijão e aqui estou considerando 150g de massa e 150g de molho. Total 1 quilo.

Marmita Fit - arroz (100g), feijão (100g), carne (150g), legumes ou verduras (100g) - total 450g

Com base nesses valores você terá como decidir as opções de cardápio que sejam mais favoráveis, usando os produtos da época (legumes principalmente) e assim conseguindo o máximo de lucro e aproveitamento possíveis.

E além disso, com o cardápio elaborado, as fichas técnicas (para apurar os custos) e muita boa vontade nas contas, você inicia o planejamento financeiro do seu negócio! Quanto antes você começar a fazer isso, melhor.

Uma marmita equilibrada, sem desperdício e sem falta de comida: o resultado é o seu cliente satisfeito!!


Veja outros posts relacionados ao assunto:





Para ver tudo o que já saiu aqui no blog sobre Marmitex, acesse o marcador na lateral do blog, ou ainda coloque na caixinha de busca "marmitex". E se você tiver uma dúvida, deixe nos comentários, quem sabe ela vira post também!

Além disso, você pode conhecer o meu ebook sobre Marmitex, clique no menu lá em cima e depois em Loja Virtual - Ebooks. Adquira pelo pagseguro com toda segurança e receba o ebook no seu email.



Fotos lindas gentilmente cedidas pela Shutterstock, todos os direitos reservados.

Gorgeous pictures kindly provided by Shutterstock, all rights reserved. 

Cozinha do Quintal por Paula Mello, há 7 anos falando de marmita =) Todos os direitos reservados. 2009-2016


15 comentários:

  1. Muito boa.as dicas!! Gostei.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Em torno de um quilo, depende dos acompanhamentos.

      Boas vendas!!

      beijossssss

      Excluir
  3. Estou maravilhada, com todas essas dicas maravilhosas.
    /

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,uma marmita fit com 100 grs de arroz integral,150 grs de proteína e 150 grs de legumes cozido no vapor tem quantas calorias? Arroz e proteína feito com azeite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só um profissional nutricionista tem condições de fazer o cálculo das calorias de um prato ou porção. Existe uma tabela, a TACO, elaborada pela UNICAMP, é bem trabalhoso fazer o cálculo. Além disso é necessário seguir os parâmetros da RDC 359 da ANVISA. Se tiver um pouco de dinheiro para investir, existem alguns programas de computador que fazem rótulos para alimentos e com eles é possível fazer a contagem de calorias.

      Atenção: apps para contagem de calorias para dietas de emagrecimento não são a maneira correta de calcular a quantidade de calorias por porção de alimentos para venda, ok?

      Boas contas =)

      beijosssss

      Excluir
  5. tenho uma duvida a marmita popular a de um 1k, qual o tamanho da marmita P,M,G ?

    ResponderExcluir
  6. Graças a Deus um blog com peso das porções, aleluia... Parabéns pelo conteúdo 🙏👏👏

    ResponderExcluir
  7. Vou começar a vender banda de tambaqui, como medir as guarnições?

    ResponderExcluir
  8. Então, depende. Quais acompanhamentos você vai usar? Para quantas pessoas? Sem saber isso não dá pra calcular nada.
    Minha sugestão: procure aqui no blog Como Usar a Ficha Técnica, ela é uma ferramenta simples e poderosa para os seus cálculos, vai por mim, dá certo.
    Sucesso!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  9. qual o volume mínimo de uma marmiteira para 250g de arroz + 150g de proteinas? seria uma marmiteira de 400 ml?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que testar para ver como fica melhor, porque às vezes o volume da embalagem não condiz com a apresentação que você quer, por exemplo, se a embalagem for muito baixa e comprida é capaz da sua comida ficar muito espalhada e se for alta demais vai parecer que está faltando comida, entende?

      Não tem jeito, compre algumas versões diferentes de embalagem, monte o prato e veja como fica melhor, sempre pensando no quê o seu cliente vai achar quando receber.

      Obs: não publiquei seu outro comentário porque continha seu email. Não deixe email nos comentários, ok?

      Sucesso!!

      beijossssssss

      Excluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss



Subir