Os 4 pilares do sucesso para quem faz comida para vender

em 16 de setembro de 2016


Os 4 Pilares do Sucesso para quem faz comida para vender


O mercado de alimentação é uma ótima oportunidade de empreender: mesmo na crise, as empresas do setor, atuando com inteligência, estão sobrevivendo. O empreendedor de alimentação deve ter em mente que é preciso aprimorar sempre os serviços para vencer a concorrência e continuar sendo uma opção para o consumidor.



Por isso, não importa o tamanho do seu negócio de comida, seja você um dogueiro, um marmiteiro ou qualquer outro tipo de empreendedor, precisa estar atento às necessidades e desejos do seu público.


O consumidor busca qualidade, rapidez e comodidade, por isso, o empreendedor deve desenvolver os 4 pilares do sucesso:

1 - Experiência de compra: o consumidor encontra o produto que deseja, com facilidade de compra, ou seja, aquilo que ele deseja, o empreendedor oferece, com qualidade, bom preço e condições de pagamento.


Ou seja: tenha o produto que você anunciou, no preço que foi anunciado, com todas as informações. Não adianta o cliente pedir e você não ter, ou o preço ser diferente "porque aumentou". Tudo o que você disser ao cliente que tem, deverá ter. Da mesma forma, é preciso oferecer opções de pagamento, principalmente por meio eletrônico (cartões), já que hoje em dia ninguém tem dinheiro de verdade na mão.


Invista na abertura da sua empresa, corretamente, com CNPJ, assim você poderá contratar as empresas que oferecem recebimento através das maquininhas de cartão, com segurança para você e para o seu cliente.

Empreender na área de alimentação exige gestão apurada


2 - Produtos de qualidade: um dos itens mais importantes em qualquer negócio, na área de alimentos é fundamental. Trabalhar com produtos de primeira linha custa mais caro, em compensação agrega valor ao produto final.


Isso quer dizer principalmente que o seu custo e o seu preço de venda devem ser realistas e coerentes. Se os ingredientes que você usa são mais caros e são melhores, o seu cliente deve ser informado sobre isso. Trabalhar com produtos de qualidade inferior podem fazer com que você perca a confiança do cliente, que vai experimentar uma vez e não vai comprar mais.

Esteja atento às tendências do setor, estudando sempre o seu negócio


3 - Entrega eficiente e rápida: para os que trabalham com o sistema delivery, a entrega de qualidade ajuda a fidelizar o cliente. O produto deve chegar em perfeitas condições, bem acondicionado, sem riscos de contaminação.


Quantas vezes uma pessoa pode suportar receber alimento em casa, por exemplo, com a embalagem amassada ou aberta, ou cheia de água no caso de alimento congelado, ou fria no caso de alimento quente… pense em como você se sente quando compra uma pizza e ela chega virada ao contrário na sua casa.

Embalagem adequada, cuidado no transporte e rapidez na entrega são fundamentais para manter o cliente bem atendido.

Busque a embalagem perfeita para a sua comida


4 - Atendimento: tem que ser impecável. O empreendedor deve estar preparado para orientar o consumidor, seja em relação aos ingredientes, aos pesos, valores, formas de pagamento, entrega.


Ou seja, se você trabalha com produtos diferenciados, como por exemplo, comidas fit, para dietas, deve estar preparado para fornecer informações específicas sobre os ingredientes, sobre as calorias do prato, sobre os benefícios à saúde daquele determinado ingrediente, etc. Isso serve para qualquer tipo de negócio de comida: saiba informar corretamente tudo a respeito daquilo que você produz.

Para qualquer negócio de alimentação, principalmente os que começam pequenos, em casa mesmo, a atenção aos detalhes é importante. Faça testes com o seu cardápio para ver como ele se comporta, se você consegue comprar os ingredientes com facilidade, se você encontra a embalagem correta, se fazer esse cardápio é possível dentro da estrutura que você tem no momento.



Blog Cozinha do Quintal: o blog de quem faz comida para vender


As decisões que você tomar no início vão definir o sucesso ou o fracasso do seu negócio. Por isso tenha foco, conheça o que o consumidor quer e trabalhe em cima disso. Não queira abraçar o mundo, criando um cardápio enorme e impossível de realizar. É preferível ter menos opções ou até mesmo se especializar em um determinado tipo de comida do que deixar de atender por não ter o prato disponível.


Da mesma forma, não queira entregar para a cidade toda, determine a sua área de entrega dentro daquilo que você consiga entregar, futuramente essa área poderá aumentar.


Resumindo, quem trabalha com comida tem que se preocupar com: produção eficiente, para evitar desperdício e prejuízo; limpeza e higiene absolutas; qualidade de ingredientes; entrega confiável; preço justo; cardápio bem montado; atendimento simpático e eficiente; formas de pagamento adequadas.


Não basta cozinhar bem, o empreendedor de alimentação deve ser eficiente para se manter no mercado e conquistar cada vez mais clientes. Cada área do negócio é importante, deve funcionar perfeitamente e precisa de atenção, estudo e teste, para aperfeiçoar, evoluir e crescer.


O planejamento do negócio é fundamental. Estudar, conhecer e planejar cada passo são as melhores formas de evitar que o seu negócio dê errado, gerando prejuízo e muita frustração.


Consulte sempre o blog Cozinha do Quintal para idéias e informação sobre empreendedorismo na área de alimentação.



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4 comentários:

  1. muito obrigada por mais essa!fico muito feliz em saber que posso contar com suas informações valiosas.tudo de bom pra vc!

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  2. Tambem adorei as dicas. Simples e claríssimas!

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  3. Adorei as dicas!!! Muito exclarecedoras

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