Desde que postei aqui sobre as tendências para a alimentação deste ano que o assunto rendeu no email e por isso resolvi falar mais sobre isso.
Não leu o post anterior? Veja aqui: Encontrando Novos Caminhos para Empreender.
A maior tendência para a alimentação, e eu acredito que não apenas para este ano, mas para sempre. As pessoas estão mudando seus hábitos alimentares para o bem, ainda bem para nós, empreendedores da área!! Mais uma oportunidade imperdível de faturar com produtos de qualidade que atendam a esse público super exigente.
Quais são as características desta tendência e como explorar esse nicho de mercado?
- público antenado com alimentação natural, orgânica, fresca, ecologicamente correta, ambientalmente sustentável, sem agrotóxicos.
- grande poder de decisão e influenciadores, formadores de opinião em seus locais de trabalho, redes sociais, amigos e familiares.
- convicção nas diretrizes de boa saúde e boa alimentação.
- boa formação e nível sócio-econômico
- procuram novidades no setor, com produtos feitos sob medida para quem busca o melhor mas não abre mão da praticidade, conservação, qualidade de ingredientes frescos e saudáveis.
O mercado de orgânicos vem crescendo, em torno de 30 a 40% ao ano, de forma que já não podemos mais ignorar que existe um público muito interessado nesse mercado e disposto a pagar por estes produtos.
Pessoas que estão preocupadas com o meio ambiente e as práticas sustentáveis de agricultura, pessoas preocupadas com saúde e bem estar, com alimentação saudável, com um viver mais natural e positivo.
Esse consumidor está mais localizado nos grandes centros urbanos. Leva uma vida corrida, trabalha, perde horas no trânsito e por isso também busca trazer elementos compensatórios ao stress, à vida agitada.
Um dos produtos que melhor atendem a todas essas características que acabei de descrever é, sem dúvida, a Salada no Pote. Fácil de armazenar, ela é uma opção extremamente prática e saudável, que pode ser mantida em casa na geladeira por até uma semana e vem facilitar a vida de quem não tem tempo mas quer comer bem.
Para este público, podemos identificar algumas características gerais*:
- maior consumo no período de segunda a sexta-feira, durante o almoço
- preocupação com higienização e manipulação de alimentos
- maior preocupação com a qualidade do que com o preço
* Segundo pesquisa realizada por acadêmicos da UNICAMP.
Na elaboração de um projeto de negócio de salada no pote, que é uma das invenções dos americanos que, graças a Deus, está pegando por aqui, você deve se preocupar inicialmente com:
- seleção dos fornecedores de vegetais de qualidade e frescos
- seleção dos fornecedores de embalagens, devidamente certificadas para alimentação
- higiene absoluta de todos os processos
- utilização de equipamentos, máquinas, recipientes adequados para alimentos
- organização da cozinha para o manuseio e preparo, dentro dessas condições
- elaboração de cardápio equilibrado, com ingredientes naturais e de qualidade
- inclusão de ingredientes extras, como proteínas e grãos
Os grãos enriquecem a salada e trazem atributos saudáveis importantes. Você pode optar pelos grãos mais facilmente encontrados, como sugestão temos:
- quinoa
- linhaça comum e dourada
- aveia
- centeio
- triticale
- trigo integral
- trigo verde
- soja não transgênica
- chia
- amaranto
- gergelim
- girassol
- amêndoas e outras nozes, como avelãs, as próprias nozes, castanhas de caju e do Pará, macadâmia e pistache, entre outras.
O uso equilibrado desses ingredientes trará, além dos benefícios à saúde, um posicionamento do seu produto como "premium", já que são ingredientes mais caros e de maior valor agregado. O que isso quer dizer na prática? Que uma salada com estes ingredientes pode e deve custar mais do que uma normal apenas de vegetais.
Outro aspecto extremamente importante para este segmento de negócio: o acondicionamento correto e a aparência. Sua salada deve estar corretamente acondicionada, seja em potes de vidro esterilizados ou potes plásticos certiticados. Explore a transparência do material para mostrar uma salada bem montada, de encher os olhos, colorida e que transmita tudo isso!
Alterne os ingredientes com capricho. Informe corretamente os ingredientes em uma etiqueta, em letra legível, sem omitir nenhum. Informe também a data de fabricação e validade.
Divulgue, falando principalmente dos atributos da sua salada: saudável, fresca, variada, colorida, completa,, com grãos integrais, com qualidade.
Com certeza o seu produto terá grande aceitação, se você souber trabalhar com estes elementos todos a seu favor e, claro, a favor da saúde do seu cliente. Estude o assunto, saiba tudo sobre alimentação natural, seja um especialista no assunto. Experimente os sabores, inove.
E para quem estiver com vontade realmente de começar um negócio que tem tudo para dar certo, pode contar com a ajuda da Apostila Digital Faça e Venda Salada no Pote que eu escrevi. Ela fornece a melhor orientação para que você manipule corretamente os alimentos e monte saladas irresistíveis, além de discutir a questão das embalagens e as receitas. Acesse o menu principal do blog onde você vai encontrar o link para adquirir meu ebook.
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