Se você é que nem eu, assiste programa de culinária e fica morrendo de vontade de fazer (e de comer rsrs) tudo o que é receita. Vou te falar, tenho até um bloquinho e uma caneta ao lado da tv para anotar rsrs
E o suflê não foi diferente. Sempre ouvi dizer que era dificílimo e tals. Resolvi tentar e não me arrependi!!
Usei uma receita do Allrecipes. Assim:
30 g de manteiga
30 g de farinha de trigo
250 ml de leite
150 g de queijo ralado
5 ovos grandes (claras e gemas separadas)
Sal e pimenta a gosto
Modo de Fazer:
- Preaqueça o forno em temperatura baixa (160ºC) e unte um refratário médio ou tigelinhas individuais de suflê (ramequins).
- Derreta a manteiga em fogo médio e junte a farinha aos poucos, mexendo bem entre cada adição. Junte o leite e mexa até engrossar e fica homogêneo. Tempere com sal e pimenta a gosto e retire do fogo. Adicione o queijo ralado, misture bem e coloque as gemas.
- Bata as claras em neve até formar picos bem firmes. Adicione ao creme de queijo, misture delicadamente com um garfo até incorporar e coloque no refratário.
- Leve ao forno e asse por 45 minutos, ou até crescer bem e dourar. Retire e sirva imediatamente.
O que eu mudei nessa receita:
- bati o leite com a farinha no liquidificador (isso é uma temeridade para os gourmets, mas garanto que dá certinho e não fica aquela coisa empelotada como a maioria dos "roux" que o pessoal faz... e o que me importa mais é o resultado final).
- coloquei mais queijo (um bom tanto de muçarela - uma xícara, mais ou menos e um pouco de queijo provolone) no fogo, para derreter bem.
- misturei as claras à mão com um fuet.
- untei os ramequins com manteiga e enfarinhei bem.
O sabor é muito bom, mas você tem que comer imediatamente depois de tirar do forno, porque ele murcha mesmo. Os próximos vou tentar com espinafre, rúcula, alguma verdura ou legume, deve ficar muito bom também.
Oi Paula!
ResponderExcluirHummmm, deu água na boca!
E eu também costumo deixar uma cadernetinha e caneta por perto. Quando não dá para anotar a receita eu anoto, pelo menos, o programa, canal, dia e mês, que depois dá para procurar pelo site.
Também fico receosa em fazer suflê. Dá a impressão que vai dar errado, mas nem sempre foi assim...há um bom tempo atrás eu até fazia, mas só tinha receita de suflê de cenoura (era de um livro de regime) e era gostoso. depois esqueci, perdi a mão, sei lá.
Será que arrisco de novo? Se fizer farei esse de queijo, que eu amo!
Beijos, Renata
palpitandoemtudo
Renata, arrisca sim, fica muito gostoso e é uma coisa diferente. Depois, dá o maior orgulho porque dá certo rsrsrs a gente se sente "gourmet" rsrsrs
Excluirbeijossssss
Que delicinha, parece ainda melhor nessas forminhas cuti!
ResponderExcluirAi que delícia amiga!
ResponderExcluirReceita anotada!
Nota dez!!
bjks
minha mãe é craque em suflês... eu ainda não me arrisquei... guria que coisinha mais linda os potinhos.. amei e adorei ser apresentada a eles... não sabia que se chamavam Ramequim!!
ResponderExcluirbjs
Amei, a receita parece deliciosa e bem fácil.....
ResponderExcluirE as "vasilhinhas" são :)
bjo
http://www.charmeeglamour.com
ameeeei os ramequins Paula, que lindos, também quero rs
ResponderExcluirnunca comi suflê acredita? também quero fazer, agora to lombrigada haha
beijo
Hummm!! Gosto muito de suflê, mas faço pouco. Receitinha anotada. Sem falar que ficaram mais convidativos nestas peças de ramequis.
ResponderExcluirBjs
Tânia Camargo
Paula, olá, prazer em conhecê-la!!! :-)
ResponderExcluirDescobri sua cozinha através do blog da Elaine Gaspareto e, de cara, já fiquei com água na boca, afinal, amo suflê e amo queijo!
Já vi que vou me deliciar e mto por aqui!
Um bj, Deus te abençoe e seja bem vinda para um cafezinho comigo lá no Meu Doce Lar, viu?
http://meudocelarbykarinfilgueira.blogspot.com.br/
Oi Paula, esse suflê ficou lindo e apetitoso, vou anotar a receita e espero que consiga fazer, e nesses ramequins ficaram um charme.
ResponderExcluirBj
www.blogsemprebelas.com