7 de julho de 2015

Como começar um negócio de marmitex?



Hoje recebi o email de uma leitora com dúvidas sobre o negócio de marmitex e resolvi postar aqui, as perguntas e as minhas respostas. Talvez seja o que você também anda perguntando por aí, certo? 


- Como está a questão da fiscalização sanitária, para os que preparam marmita? Existe algo? Há algo que se possa fazer para estar protegido?

A fiscalização sanitária existe. Ela não é assim uma brastemp, mas quando você coloca um negócio na rua e não está legalizado, você pode ser denunciado. Eles vêm e fecham o seu negócio. Simples assim, além disso você terá multas para pagar. Para estar protegido, o único caminho é legalizar o negócio assim que possível. Existe uma enxurrada de legislação (municipal, estadual e federal) que os empreendedores de alimentos devem seguir. Não é fácil mas não é impossível. Contratando um bom contador ou procurando a assistência do Sebrae, por exemplo, você pode conseguir. Leva tempo e custa dinheiro: você terá que pagar o profissional, as taxas, terá um mínimo de exigências para atender dentro dos padrões da lei (que vão desde colocar azulejo até o teto à organização do estoque), enfim, tem bastante detalhes que precisam ser atendidos para poder passar na fiscalização. Quando seu negócio estiver aberto, com a documentação pronta e registrada na junta comercial, você passará por uma inspeção para obter o alvará de funcionamento. Depois, essa inspeção será feita de tempos em tempos.

Se você não pode abrir uma empresa regular agora, meu conselho é: trabalhe com marmitex ou outro tipo de comida que você tem em mente, de maneira discreta. Não coloque faixa na porta, não ponha um freezer na garagem, ou seja, não dê bandeira. Procure divulgar o seu negócio pela internet - e o google oferece opções de anúncios para o seu bairro, por exemplo. Sempre tem gente mal intencionada, que não entende as dificuldades do começo de um negócio e estas pessoas podem te denunciar. Às vezes até a própria família faz isso. É um absurdo, mas acontece. Por isso, todo cuidado é pouco.

- Onde você compra embalagens com/sem divisórias? Lugar econômico? Conhece algum lugar que venda embalagem que vá ao freezer e microondas? Seria interessante...


As embalagens que você está se referindo são bandejas para refeição, pode ir do freezer ao microondas. Só compre de marcas certificadas. Isso porque os plásticos podem liberar vapores venenosos quando aquecidos no microondas, você envenena o cliente... Além disso, elas deformam! É um perigo. Vale a pena gastar um pouco mais e comprar a boa, tá? Assim você fica sossegado.

Para comprar, o melhor caminho é o atacado. Eu já comprei do Neto Atacado, que é em Guarulhos. Com eles dá pra comprar em caixas, sai muito mais barato. O ruim é que precisa de cnpj para poder comprar. Por outro lado, eles têm uma loja de embalagens na 25 de março, onde você encontra as embalagens soltas em unidades ou pode até comprar a caixa, mas não precisa de cnpj e eles aceitam cartão também. Facilita, mas nem sempre eles têm as embalagens à venda, muitas vezes fui até lá e só encontrei as fajutas, é uma dor de cabeça rsrsr

A loja na região da 25 (perto do mercado central) se chama Castropil. Devem ter outras ali mesmo, mas eu nunca pesquisei porque logo comecei a comprar direto no atacado. Vale bater uma perna por lá antes de começar e comprar para ter em estoque.

- Onde você anunciaria seus produtos? Parceria com supermercados? Panfletos? Portaria de prédios? Outros?

Você pode fazer tudo junto. Considerando que um marmitex é um negócio bem limitado em termos de abrangência, de entrega, a melhor saída é panfletar mesmo. As portarias de prédios são uma encrenca, os porteiros sempre querem alguma coisa em troca de entregar os seus panfletos. Uma boa saída que eu encontrei foi oferecer um prato de graça para o porteiro toda vez que tivesse um pedido do prédio, mas isso também depende da quantidade, pois pode dar um prejuízo lascado rsrsrs

Depois de um tempo eu fui ficando com clientes fixos, sabe? Daí era mais fácil. Você pode ter uma página no facebook, ajuda um pouco, mas não muito se você não pagar anúncios lá. Eu pessoalmente acho que anunciar no google traz muito mais retorno.

Depois, os negócios que já existem no seu bairro podem ajudar. No meu caso, o dono da padaria falou para Deus e o mundo das minhas marmitas e comidas, deixei folhetos no caixa, enfim, me ajudou muito, muito mesmo. Só funciona se você conhece as pessoas, os donos. Como eu sempre fui à padaria por mais de 10 anos, todo mundo lá já me conhecia, o contato foi fácil. Vale o mesmo para os mercadinhos, cafés, lojas, academias, escolas (que você mesmo pode panfletar nos horários de entrada e saída e entregar seus folhetos para mães e pais).

O principal para divulgar bem é a CARA DE PAU rsrsrs tem que pedir pra todo mundo mesmo. No começo é assim, depois você vai firmando a sua clientela.



Resumindo:




Conheça a sua clientela
Divulgue no seu bairro
Limpeza absoluta e ingredientes de qualidade
Cardápio simples e bem planejado
Comida de verdade, gostosa, bem feita
Preço justo
Boas embalagens
Entrega cuidadosa e pontual
Pós-venda para garantir a satisfação do seu cliente sempre




Apostila Digital Fazer e Vender Marmitex Cozinha do Quintal


Você quer mais dicas e um passo a passo completo para se organizar e começar o seu marmitex? A minha Apostila Digital Marmitex tem muito conteúdo útil, desde o planejamento dos espaços, cálculo de custo do seu prato, elaboração do seu cardápio, rendimento de alimentos, quantidade de comida na marmita e muito mais!

Compre aqui no blog mesmo com a segurança do PagSeguro


Cozinha do Quintal por Paula Mello. Todos os direitos reservados. 2009-2020.

16 comentários:

  1. Boa Noite.
    Me disseram que, quando se produz alimentos em grandes quantidades, a proporção dos ingredientes não devem ser feitos usando a metamatica simples, pois a receita desanda: por exemplo, se em uma receita para 10 empadas você usa 3 ovos, não pode usar 30 ovos para fazer 100 empadas.
    Isso é verdade?
    Se for, onde aprendo a fazer a proporção correta de cada ingrediente nas receitas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirtis, olha, eu nunca vi isso!!

      Quer dizer que se você fizer a mesma receita 10 vezes tem que ir diminuindo os ingredientes???

      Cada receita tem um rendimento. E é importantíssimo, é fundamental testar, fazer a receita, anotar tudo o que acontece para então decidir.

      Posso te dar um exemplo concreto: minha receita de coxinha, você tem que fazer uma de cada vez, primeiro porque na mão não dá pra mexer mais do que uma receita (só se você tiver uma máquina para bater a massa), segundo que a receita pede que o salgadinho seja enrolado quente, então é fazer, enrolar, fazer, enrolar...

      Não acredite em tudo o que lê por aí. Faça o seu teste e comprove na prática.

      É o único jeito.

      beijosssss

      Excluir
  2. Olá, Paula!
    Adorei o seu blog! Você virou minha mentora! :)
    Estou montando um negócio de marmitex delivery e tenho tido dificuldade em saber qual é a melhor forma de contratação de motoboys para a entrega.
    Andei pesquisando pela internet e notei que alguns cobram a diária + um valor extra por entrega, mas os valores estão muito defasados, além de estar em dúvida se essa é melhor forma.
    Meu produto sairá de casa dentro de uma sacola de papel individual, com a refeição dentro. Digo isso porque não seria possível utilizar aquelas "mochilas" que acondicionam as marmitas, geralmente redondas.
    Tem uma luz pra me dar? Rs.
    Parabéns pelo blog. Desejo muito sucesso pra você!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angélica, mentora não rsrs pelo amor de Deus, é muita responsabilidade!!

      A sacola é bom, mas você deve pensar que, por mais rápido que seja o motoboy, a comida vai perder temperatura. Por isso o ideal seria ter uma caixa de isopor para colocar as sacolas, nisso você vai ter que improvisar e criar, não sei se existe alguma que se adeque ao que você precisa.

      Procure contratar um bom profissional, que seja cuidadoso, pois se a sua comida chegar revirada no cliente baubau, você perde o cliente!!

      Boa sorte, vou torcer para você encontrar uma saída, depois vem aqui me contar? Vou adorar saber =)

      beijosssssss

      Excluir
  3. oi,estou virando sua fã Paula, você é de mais,obrigada por tudo!muito atenciosa em responder as perguntas e duvidas. assim como a Angélica estou montando uma marmitaria, só que de comidas funcionais e suas super dicas estão me ajudando bastante. obrigada de novo querida, você é show.

    ResponderExcluir
  4. oi Paula, gostaria de uma ajuda sua se possível. como faço pra caucular o valor final de uma marmita funcional, pois no caso vou usar outros ingredientes, como: sementes, granolas, temperos naturais,massas diferenciadas, sem glúten, óleos vegetais saudáveis e etc...enfim, não estou conseguindo raciocinar como calcular isso tudo, afinal são ingredientes mais caros do que de um marmitex tradicional. desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rochelle, o cálculo independe do ingrediente que você vai usar. Tanto faz, porque na verdade o que você precisa descobrir é quanto custa para fazer a marmita desse jeito, só assim você consegue elaborar o seu preço de venda.

      Dá uma olhada aqui no blog no post sobre a Ficha Técnica, é assim que se calcula e eu acho que vai te ajudar bastante:

      http://www.cozinhadoquintal.com.br/2016/01/como-usar-ficha-tecnica-no-seu-negocio.html

      Você tem que montar uma ficha técnica para cada componente do seu prato. Por exemplo, um dia de cardápio seria arroz integral com grão de bico, um filé de frango grelhado e legumes no vapor. Bom, faça uma ficha técnica para o arroz integral, uma para o grão de bico, uma para os legumes, uma para o frango. Depois, junte todas em uma só, uma planilha para esse prato todo junto.

      Isso você tem que fazer para todos os itens do seu cardápio, não tem moleza, dá um trabalhão, mas é isso mesmo.

      beijossssssss

      Excluir
  5. Boa noite, Paula!
    Estou iniciando com as malotes congeladas mas a maior dificuldade está em achar a quntidade de porções por receitas pois no momento só tenho três clientes a receita inteira me obriga consumir o que sobrou. Qual a sua sugestão para que não haja sobra?
    Muitas receitas não dizem quantas porções elas rendem.
    Como eles são congeladas sempre dou cinco opções e daí um que duas iguais o outro três e o outro a pena uma de cada opção, entende? O que devo fazer nesse início? Qual a sua sugestão?
    Obrigada antecipadamente.
    Consuelo Lima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consuelo, nessa fase não tem muito jeito. Está certo congelar o que sobra, tente restringir o cardápio para ter menor desperdício.

      Conforme o número de clientes for aumentando você terá mais segurança para acertar as quantidades.

      As receitas são complicadas!! Muitas não dão o rendimento mesmo. É preciso testar e usar a ficha técnica para estabelecer o seu próprio padrão.

      Sucesso!!

      beijosssss

      Excluir
  6. Olá,estou montando um disk Marmitex....gostaria de saber até quantas opções de carne devo ter?e se a salada posso deixar montada de um dia pro outro?por exemplo se for alface,tomate,pepino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo depende de quanto você pode investir no começo. Na página inicial do blog tem um post com 30 sugestões de cardápios, dá uma olhada. Eu acho que uma proteína no cardápio por dia é o suficiente, você pode escolher entre frango, carne de boi ou porco, ou peixe. A salada pode ser montada de um dia para o outro, desde que você retire as sementes do pepino e do tomate para não formar água e mantenha na geladeira.

      beijosssssss

      Excluir
  7. Informações realmente interessantes para quem pretende investir nesta área; Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Estou montando algo em casa mesmo percebendo o grande número de pedidos que sai do condomínio onde moro resolvi por um marmitex em casa e já arrumei 10 entregas diárias, vc consegue me esclarecer se só com esse numero no começo eu teria algum prejuízo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei. Você tem que fazer as contas =)

      beijosssssss

      Excluir
  9. Minha esposa quer montar uma marmitaria, quanto gasta de inicio pra abrir uma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho idéia, você tem que pesquisar porque depende muito, se vai alugar um ponto, se vai fazer na sua casa, quais equipamentos vai comprar, qual o tipo de marmita... tudo depende.

      Recomendo procurar o Sebrae, eles podem ajudar =)

      beijosssssss

      Excluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss

Subir