Porquê seu negócio de comida não dá certo e 10 dicas para evitar o fracasso

em 15 de junho de 2015


Durante estes sete anos de vida do blog Cozinha do Quintal recebi milhares de emails e comentários de pessoas que tentam ganhar dinheiro com comida. Dentro dessa experiência, conversando, trocando idéias e pesquisando muito, fica claro que o sucesso de um negócio que começa em casa é um assunto de extrema importância.



Hoje eu vou falar de um dos pontos comuns que eu encontrei na maioria das experiências dos meus leitores e que fazem com que um negócio de comida não tenha sucesso. Muito comum receber emails do tipo: "eu não sei nada sobre isso, mas quero começar e montar uma empresa, como eu faço?", ou algo assim "me disseram que a gente ganha muito dinheiro fazendo e vendendo tal coisa então vou fazer também".

Primeira coisa que qualquer empreendedor precisa ter antes de começar é conhecimento. Sem ele, seu negócio não vai dar certo nunca. O conhecimento não é o de faculdade, mas claro que se você puder fazer, faça. O que eu estou falando aqui é sobre o conhecimento necessário para começar um negócio de comida. Responda:

- Você sabe cozinhar a comida que quer vender? Você mesmo vai fazer ou tem condições de contratar alguém para fazer isso?

- Você sabe como contratar uma pessoa? Os custos que isso gera para o seu negócio? Os requisitos da lei para ter um funcionário?

- Você conhece o seu cliente? Ou seja, você sabe para quem pode vender a sua comida? Será que as pessoas vão querer comprar o que você faz? Como se descobre isso?

- Você sabe como calcular tudo o que é necessário para o seu negócio? As quantidades de alimento, as embalagens, os custos de operação? (como aluguel, água, luz, telefone, impostos, gás, entrega, equipamentos)

Muitas vezes o entusiasmo inicial das pessoas que dizem "ah eu cozinho muito bem!" e saem que nem doidas vendendo sem antes pensar acaba tão depressa quanto começou.

Qualquer negócio, seja ele de comida (que é o foco do blog) ou de qualquer outra coisa, precisa primeiro de conhecimento, como eu disse, e em segundo, precisa de planejamento.



Pesquise, Estude e Planeje o seu negócio


Perca tempo antes para não se arrepender depois. Se você não sabe, não tem problema, pois isso se resolve com pesquisa e dedicação. O problema é não saber e já sair para um mercado desconhecido, falhar, perder recursos, se sentir um fracasso e muitas vezes não ter mais condições de começar novamente.

Ou o que é pior: acreditar que todo esse blá blá blá de planejar e pesquisar é uma grande bobagem (e não é não!!) ou que você não precisa ou não vai conseguir fazer esse processo todo.

Calma! Vai conseguir sim, basta querer. Vamos acabar com o improviso, com o "eu acho"! Quem vai começar um negócio não pode achar, tem que ter o máximo possível de certeza do que está fazendo!

Na prática:

1 - tenha atitude empreendedora
Saia do pensamento negativo (não sei, não consigo, não entendo, não aprendo, etc). Pense no que você quer fazer e vá em frente. Pesquise, se informe, aprenda.

2 - não tenha pressa
Aprender leva tempo. Mesmo para quem acha que sabe tudo, não sabe. A pressa vai fazer você começar sem todas as informações necessárias, o que já é meio caminho para o fracasso. O lucro também demora para vir. Tenha paciência.

3 - faça você mesmo
Não espere as coisas cairem do céu. Jamais diga: ninguém me disse isso ou ninguém me ensinou que era assim. Ninguém tem que ensinar a você nada! Você é quem deve aprender. É bem diferente!! Saia da atitude passiva de esperar que as coisas venham até você e vá atrás delas.

4 - mantenha o foco
Ou seja, não queira abraçar o mundo, pelo menos não no começo. Fazer 50 pratos diferentes pode ser bem legal mas será que dá certo? É necessário ter todas essas opções? Quantos sabores de um produto X você pode vender com um bom retorno? Reflita e pesquise. Trace a sua meta e o seu objetivo e trabalhe por eles.

5 - inspire-se nos negócios que deram certo
Inspiração não quer dizer cópia. Faça o seu, seja criativo. Mas observe os fatores que levaram determinado negócio parecido com o seu ao sucesso. O que essa pessoa faz? Como ela faz? Quais são as coisas interessantes que você pode aprender e aplicar no seu próprio negócio?

6 - aprenda sempre
Aproveite cada minuto do seu tempo para aprender sobre o seu negócio e sobre como as coisas podem ser feitas. Saia da frente da televisão, esqueça o facebook e vá estudar: a web está cheia de material de estudo, de pessoas que trocam experiências reais sobre seus negócios, de cursos e tutoriais gratuitos sobre absolutamente tudo. Para quem quer aprender, o conteúdo está aí.

7 - peça ajuda
Um dos  maiores erros dos empreendedores iniciantes é achar que podem fazer tudo sozinhos, principalmente quando os negócios são caseiros. Organizar a vida da família e da casa e ainda tocar um negócio não é nada fácil. Peça ajuda e divida tarefas que outras pessoas possam fazer, assim você terá mais tempo para se dedicar ao seu negócio.

8 - seja humilde
Errar faz parte. Insistir no erro é que é o problema. Se não deu certo da primeira vez, pare tudo e faça uma avaliação criteriosa, daquelas de se olhar no espelho pelado.  É essa imagem mesmo: observe cada detalhe, como cada coisa foi feita. Normalmente é suficiente para encontrar o que deu errado.

9 - corrija e continue
Não desista. Se você já começou, mesmo que improvisadamente, continue. Aprenda o máximo que puder e comece a aplicar os novos conhecimentos no seu negócio. Para cada dificuldade existe uma solução, é preciso tentar.

10 - acredite em você
Não se menospreze. Muitas pessoas me dizem que não conseguem começar o planejamento do negócio porque não foram para a escola tempo suficiente, ou porque já tem mais idade. Isso é bobagem! Qualquer pessoa pode aprender e realizar, mesmo que tenha tantos anos ou que tenha pouco estudo oficial.

Resumindo: dá trabalho planejar? Sim, muito. Vale a pena? Pense que todo o esforço que você fizer é um passo na direção do sucesso do seu negócio.

Não tem moleza: fazer comida para vender é muito mais do que cozinhar. E é para os fortes. Você está nessa? Está disposto a gastar energia, a trabalhar dobrado, a superar as dificuldades? Então vamos juntos.

Você pode participar desta conversa, deixando sua dúvida e sua opinião nos comentários. Pode também cadastrar seu email para receber tudo o que for publicado. Espero você nos próximos artigos.



Conheça meus ebooks:

Ebook Marmitex Cozinha do Quintal


Ebook Salada no Pote Cozinha do Quintal



Ebook Sopas e Caldos Cozinha do Quintal



Ebook Suco Natural Cozinha do Quintal


http://www.cozinhadoquintal.com.br/p/ebook.html'


Cozinha do Quintal, por Paula Mello. Todos os direitos reservados. 2009-2018

12 comentários:

  1. Lhe parabenizo pelo blogue vou aprender muito vou começar a fazer biscoitos caseiros com o que li vai mim ajudar bastante

    ResponderExcluir
  2. Ei Paula adorei seu blog , vou começar nesse ramo de marmitex, gostaria de saber quais são os cardápios que posso começar no inicio..pois vou montar um disk marmitex. obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tayana, a escolha do cardápio é uma decisão estratégica super importante para o seu negócio. Veja no marcador marmitex, temos sugestões de cardápios. Estude bem as características do seu público, com certeza isso vai ajudar a definir o melhor cardápio para o seu marmitex.

      beijossssss

      Excluir
  3. começo amanhã a vender marmitex e salada de pote..estou muito ansiosa e com medo, mas vai com medo mesmo...kk...adorei suas dicas. Meu email é adilene1975@ig.com.br gostaria muito de receber mais dicas....bjs

    ResponderExcluir
  4. Ai Paula, nao sei se iniciei da maneira correta. Sou amante de saladas, e com essa crise, estou desempregada, em casa, precisando de uma renda. Imaginei fazer varias coisas, mas nao me identifiquei com nenhuma delas. Ate que, assistindo ao programa Mais Voce, vi uma materia sobre salada no pote, e acendeu uma luz. Pensei: tenho ingredientes, consegui uns potes, e primeiro fui pesquisar mais sobre o assunto na internet, e vi que nao e Tao dificil, e que podia tentar, primeiro presenteando os amigos, e buscando sua opiniao, sobre sabor, apresentacao, etc. ate agora, todos gostaram. Confesso que bate um medo, mas estou confiante. Moro num condominio, e muitos practicam atividade fisica, estao de dieta, outros nao tem tempo pra fazer uma alimentacao saudavel etc. essas Sao as caracteristicas do meu publico. Estou gostando muito de aprendeu aqui no Cozinha do Quintal. Tem momentos que bate um certo desanimo, mas quando leio seus posts, me animo. Obrigada por dividir um pouco do seu conhecimento conosco. E muito bom saber que temos alguem que pode nos ajudar...
    Tudo de bom pra voce.

    ResponderExcluir
  5. olá Paula, primeiro quero parabenizar pelo seu belo trabalho. Gostaria de uma dica sobre congelamento de sobremesas mais especificamente de mousses. Tem algum material ou passo a passo? Vou fornecer para empresa grande e preciso ter produtos prontos q precisarão ficar congelados pelo menos 1 semana e também serão entregues congelados, como transportá-los congelados? E para servir? 4 horas antes bastam para estarem no ponto? Muito obrigada pela atenção. Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas! Congele normalmente, ou seja, ficou pronto freezer. A embalagem deve ser segura, fechar muito bem e permitir que você possa empilhar pelo menos algumas para poder aproveitar melhor o espaço. Use caixas plásticas para acomodar melhor, caso o seu freezer seja grande será o ideal. Para transportar você terá que manter a refrigeração, não tem jeito. Para servir, se você deixar 4 horas suas musses vão estar completamente derretidas, é muito tempo. Vai depender do volume, se for em torno de 100g, duas horas são mais do que suficientes. Recomendo manter em geladeira até a hora de servir.

      Sucesso!!



      beijosssssssss

      Excluir
  6. Estou para começar minhas vendas, neste momento estou no processo de teste da produção, testando a melhor receita, melhores produtos, peço ajuda de amigos e parentes para toda a análise meu objetivo é grande, mas estou bem racional e calma em relação a tudo, já que só serei eu e minha irmã no inicio.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, começamos a fazer refeições saudasaudáveis, ou refeições Fitness como preferem os atletas. Começamos a um ano atrás sem nada de conhecimentos, no peito e na raça, o conhecimento que tinha era das dietas que fazia para meus amigos de academia e atletas de musculação. Hoje estamos com uma clientela razoável, mas esta crescendo cada vez mais, recebemos uma proposta de sair da nossa casa e abrir junto a uma Hamburgueria que só funciona a noite, mas confesso que isso está me assustando porque não possuimos conhecimentos de administração e logística do funcionamento. Gostaria de um suporte de Vocês. Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HEi Ricardo!! Infelizmente eu não tenho como te dar um suporte, meu amigo!

      Acho que se você planejar com calma, tentando prever todos os passos do seu negócio, vai dar certo. A tendência de alimentação natural é fortíssima!

      Meu conselho? Procure um advogado, converse com as pessoas da hamburgueria para definir exatamente as competências de cada um, como será o negócio e principalmente a divisão dos lucros e faça um contrato detalhadíssimo.

      E se você achar que não é isso, continue no seu negócio, não é porque você recebeu o convite que precisa aceitar. Só aceite se for realmente interessante para você.

      Forte abraço e sucesso!!!!!

      Excluir
  8. Olá, muito obrigada pelas dicas, estou no processo de aprendizagem que você cita aqui, quero começar a vender cookies na cidade onde moro que é no interior; realizei a pesquisa de mercado que você cita em outro post e tenho apenas um concorrente aqui, porém ainda tenho receio de não conseguir vender meu produto, ainda tenho muito o que entender sobre valores de vendas que é a principal dificuldade que tenho no momento. Mas agradeço muito pelos post do seu blog, pois tem me ajudado bastante e são muito esclarecedores. Obrigada pelo apoio que você passa em suas palavras.

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss



Subir