Eu adoro comida árabe! Vira e mexe sai alguma coisa por aqui.
O kibe, por exemplo, é presença garantida pelo menos uma vez ao mês aqui em casa, todo mundo ama. Sempre faço o kibe assado, fica divino, macio e úmido, muito bom!
Para servir, usei o prato da minha bisavó, lindo, cheio de arabescos azuis, que é velhinho, mas eu amo. Tudo azul porque azul é a minha cor favorita.
Hoje a molecada me pediu um kibe frito, como eu não fazia há muito, muito tempo, achei que caia bem com o tempo gostoso de hoje, um sol e um calor que não são típicos de inverno, mas vá lá, o tempo tá doido mesmo. A massa para o kibe é a mesma, seja ele frito ou assado, muda apenas a maneira de fazer.
Para acompanhar:
O tahine é um preparado à base de gergelim. Uma pasta bem consistente, que é vendida hoje em dia em muitos lugares, não só em empórios árabes. Até em supermercados você encontra, inclusive marcas nacionais. Eu compro sempre que vou à 25 de março e gosto muito deste aí:
Preparar é fácil: duas colheres generosas de tahine, um dente de alho amassado, um tantão de azeite, suco coado de um limão e água, até dar o ponto desejado, sal se desejar. Às vezes eu deixo bem consistente, às vezes mais líquido, vai do seu gosto. O sabor é delicioso e acompanha todos os tipos de carne, saladas, o que você tiver vontade.
O homus é uma pasta de grão de bico, o grão é deixado de molho de um dia para o outro. Depois, é cozido na pressão por uns 30 minutos mais ou menos. Escorrido, é só bater aos poucos no liquidificador, com paciência tá? Porque demora um pouco. Vá acrescentando um pouquinho da água do cozimento conforme bate, pois ele entala mesmo no liquidificador. Depois de batido e bem cremoso, é hora de temperar: alho amassado, sal, pimenta síria, uma ralada de noz moscada, tahine e azeite, muito azeite! De preferência extra virgem.
Ele deve ficar cremoso. É um creme pesado, ok? Deixe gelar para adquirir a consistência perfeita. O meu eu gosto de polvilhar orégano, que não é nada árabe, só que eu adoro rsrs
Veja bem de pertinho se não é uma delícia!! Ele pode ser feito para acompanhar qualquer prato que você quiser, não precisa ser com kibe. Com uma salada já é uma refeição, pois o grão de bico é um alimento bem rico, sustenta muito!
Olá, eu amo o seu blog e suas receitas a que eu mais gosto e a receita de Kibe Frito. Mas não consigo encontrar mais.. :( Era uma receita que fazia um recheio e depois ía misturando com a carne e a farinha de trigo. Essa receita ainda está no Blog? Eu amei aquele recheio de tempero, mas não me recordo a quantidade dos igredientes. Obrigada! Agardo! :)
ResponderExcluirOi Priscila!! É verdade, eu tinha uma receita de kibe que sumiu aqui do blog, quando tive um problema com ele, não sei ao certo rsrs
ExcluirNão vai farinha de trigo, ok?
Aguarde, que em breve vou postar novamente o kibe assado, fica divino, você vai adorar. E a massa do kibe é a mesma, tanto para assar quanto para fritar.
beijossssss