Essa receita foi um sucesso aqui em casa. Uma invenção maluquete de uma viciada em erva-doce!!
Receita que misturou duas, na verdade. A massa base é um empadão, uma massa que é pau pra toda obra! Fica de desmanchar na boca, muito fácil de fazer. Normalmente as massas de quiche são mais gordurosas ainda e levam creme de leite. Como meu marido é meio intolerante ao leite, preferi usar esta massa mesmo. Ela vai bem com qualquer tipo de recheio e você pode fazer inclusive uma torta fechada com uma tampa de massa que fica divino.
O recheio, uma mistura de duas coisas que eu adoro, simplesmente refogadinhas com temperos favoritos: orégano e tomilho.
Veja a receita que moleza:
Massa
200g de margarina (uso amélia)
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de maisena
1 ovo inteiro
1 colher de sopa rasa de sal
Recheio:
3 abobrinhas cortadas em cubinhos com casca
1 talo de erva-doce
alho, óleo, sal e temperos para refogar
200g de mussarela
1/2 copo de água com 1 colher de sopa de farinha de trigo
Para fazer a massa:
Misture tudo com as mãos, esfarelando a margarina e unindo, esfarelando e unindo. Aos poucos a massa vai surgir! Abra com as mãos mesmo e forre uma forma untada e enfarinhada própria para quiche ou torta, mais baixa. Eu usei a forma da Cisper que mostrei quando fiz o Quindão de Maracujá.
Uma dica é furar a massa levemente com um garfo. Isso evita estufar e subir com o recheio.
Para fazer o recheio:
O recheio foi meio a olho, usei 3 abobrinhas com casca bem picadinha, 1 talo de erva-doce cortado bem fininho. Reserve a rama para decorar ou congele para usar em uma sopa depois.
Refoguei bem com cebola, alho, temperos. Quando começou a soltar água, tampei a panela e deixei cozinhar até ficar macia. Se necessário, acrescente um pouquinho de água. Acerte o sal, eu coloquei orégano e tomilho de monte por que eu adoro. Use os temperos de sua preferência, salsa inclusive.
Não escorri o líquido que se formou: acrescentei uma colher de sopa de farinha de trigo dissolvida em meio copo de água e mexi bem, até encorpar. Se você não for congelar pode usar amido (maisena) ou pode usar 1 copo de requeijão, também fica divino.
Continuei mexendo por mais uns dois minutos, para cozinhar a farinha e acrescentei 1 xícara (mais ou menos 200g de mussarela ralada no ralo grosso) e deixei amornar. Daí é só colocar sobre a massa e levar ao forno para assar. Polvilhei bastante parmesão por cima e deixei dourar bem.
A minha demorou cerca de 40 minutos, e esqueci mas você pode pincelar a borda da torta com uma gema misturada com um pouquinho de água (eggwash). Quebrou na hora de desenformar por que a massa fica assim mesmo, bem quebradiça! Mas garanto que ninguém reclamou e não sobrou nada =)
Hummm! que delicia de torta! Parece que esse casamento abobrinha com erva doce dá certo mesmo. Vou fazer depois de falo. Gostei da massa com maisena.
ResponderExcluirRô: SE JOGA!! Fica divino. A massa com maisena é uma alternativa quando vc não quer uma massa gordurosa como a do quiche - eu tb adoro mas dessa vez optei por não usar. Fica quase uma massa podre.
Excluirbeijoss