Ando passeando pela web em busca de dicas e receitas para o Natal e acabei encontrando uma série de boas dicas no site Design Mom, no artigo "Sete segredos para um peru de Ação de Graças Molhadinho" numa tradução livre :)
O peru faz parte das comemorações do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos e também em países da Europa. Um momento de reunir a família em torno de uma mesa farta e agradecer pelas bênçãos recebidas. Eu não posso deixar de desejar que este feriado vire moda um dias desses por aqui e não apenas a "black friday" ou o dia de loucura de compras que alguns shoppings e lojas brasileiras já andam inventando.
Mas vamos às dicas principais, a que eu achei mais interessante foi a da salmoura, uma coisa que eu nem imaginava que poderia deixar o peru mais suculento.
A Michelle, que escreve o blog-site ensina a preparar uma salmoura onde o peru deve ficar submerso usando 1 xícara de sal e 1/2 xícara de açúcar bem dissolvidos em três litros e meio de água. Nessa água, ela coloca também vários temperos e ervas, que a gente pode escolher conforme nosso paladar. As sugestões são alho-poró, alho, alecrim, louro e alguns cravos. Aí ele deve permanecer, na geladeira, por no mínimo 8 horas.
A outra dica super interessante para nós que não dispomos da parafernália cozinhística dos americanos e europeus, é substituir aquelas formas enormes com grelhas que eles usam (e que são maravilhosas) por um rolo de papel alumínio torcido e enrolado como uma espiral, colocado no fundo da assadeira onde o peru será assado e besuntado com óleo ou margarina. Isso faz com que a ave não grude no fundo da forma, permitindo virá-la tantas vezes quantas necessárias, e permitindo que o calor circule por todo o peru, assando por igual. Eu achei essa dica genial e pretendo usá-la em breve.
Essa dica ela mesma copiou de outro site super bacana que eu recomendo, o The Kitchn.
A outra dica importante é para a gente não ficar molhando o peru a toda hora, quando fazemos isso a carne e a pele ficam amolecidas e o objetivo é que tudo fique crocante e bem dourado, portanto, regue apenas na primeira hora de cozimento, depois não.
Dá para conferir todas as dicas em um passo a passo super bem explicado e com muitas fotos indo por aqui para o Design Mom.
Por último, capricho na apresentação é fundamental. Na foto a decoração foi feita com romãs e sálvia fresca - que tem um tom azulado lindo, além de nozes e das "berries" ou frutinhas vermelhas que são comuns por lá. A fruta amarela eu não sei o que é, mas imagino que alguns limões sicilianos cortados decorativamente fariam bonito. Vale usar o que a gente tiver com criatividade.
Obs: este post foi devidamente autorizado pela autora do blog através de resposta ao pedido que eu fiz por email:
"Hi Paula, I'm so glad you like the post. You are welcome to use a photo or two and link back to the original post. Best, Lindsey"
Links desta postagem:
http://www.designmom.com/2012/11/living-well-7-secrets-to-the-juiciest-thanksgiving-turkey/
http://www.thekitchn.com/good-tip-what-to-do-if-you-don-70493
Super interessante as dicas de como fazer este peru.
ResponderExcluirNão vejo ahora da ceia *-*
E este ano eu que iei querer cozinhar.
Nega, gostaria de dizer que eu te sigo,
se puder e se gostar da uma passadinha no meu blog e se gostar de verdade me segue? http://aquelahistoriana.blogspot.com.br
Você aceita afiliados? E que eu estou editando a minha página de afiliações, se topar te coloco na lista e você me diz comentado neste link: http://aquelahistoriana.blogspot.com.br/p/blogroll.html.
beijos :*