Pernil de Panela

em 25 de setembro de 2010

Bom, depois que eu vi a receita da Flá de pernil, (clique para ver a receita da Flávia) confesso que não sosseguei enquanto não fiz a minha... Depois a gente fala que só criança fica com vontade?? Que nada. Eu fiquei mesmo babando. Mas não estava a fim de usar o forno só para um pedaço de pernil, então o jeito foi fazer na panela mesmo. E ficou super bom. Confere o passo a passo.

Bom, primeiro, separe os temperos. Aqui eu usei um maço de salsa bem picadinho, uma cebolinha em rodelinhas, e dois ramos grandes de alecrim fresco, tudo da minha hortinha:


Depois, peguei quatro cebolas grandes, descasquei e cortei em rodelas, grosseiramente, por que se forem muito finas, elas desaparecem depois e deixei junto uma cabeça pequena de alho, também descascado:


No dia anterior, limpei a carne, tirando a gordura e cortei em pedaços grandes. O pernil é uma carne muito macia, saborosa, e comprei uma "bolachona" que estava com preço muito bom no mercado 6,70 o quilo. Aqui tem mais ou menos um quilo e meio. Tirei também os pedaços de osso. Deixei marinando na geladeira com alho, vinagre, orégano e sal. Confere só:


Bom, a seguir é colocar na panela para fritar. Isso é importante por que vai selar a carne por fora, mantendo-a suculenta por dentro. Usei óleo de milho. Dourei os pedaços e fui reservando:


Mantenha o fogo alto durante o processo, que é para não formar água. Se usar fogo baixo, a carne solta água e não doura, e depois ainda fica seca demais.


Depois que todos estavam bem douradinhos, retirei o óleo da panela e coloquei a cebola e os dentes de alho. Isso se chama "deglacê", ou seja, a cebola vai dourar naquela crostinha que se formou no fundo da panela, absorvendo os temperos. Mantenha o fogo alto e vá mexendo sem parar.


Depois que dourou, ficou assim:


Daí acrescentei o restante da marinada que tinha sobrado na travessa, acrescentei as ervas e voltei a carne para a panela, ainda mantendo o fogo alto. Assim:


Acrescentei meia xícara de água, esperei ferver, abaixei o fogo e tampei. Ficou uns quinze minutos. De vez em quando uma mexidinha. Acertei o sal e o resultado final foi este: 




Muito bom mesmo. Não foi na pressão por que não precisa. Um arroz branquinho e uma salada e você tem aí uma comida de sustância. Faltou a farofa, que eu esqueci de comprar. Rende muito, só para você ter idéia, aqui somos em cinco, todo mundo comeu e ainda sobrou, que foi para o freezer. Vocé pode mudar a quantidade dos temperos a seu gosto, aqui a gente usa muuuito alho e muuuita cebola, mas pode acrescentar também uma pitadinha de canela, ou pimenta, um pouco de shoyo também vai bem, só que eu não tinha. Ajuda a dar uma cor e dá um gostinho bom também. Enfim, rápido, barato, rende e sustenta. Outra possibilidade, mais demorada, mas igualmente deliciosa, é assar o pernil na panela do mesmo jeito, só que em um pedaço grande, e depois desfiar, tipo quando a gente faz carne louca. Fica bom demais. Espero que gostem. Até a próxima então...

21 comentários:

  1. Minha esposa me acha louco quando falo isso, mas essa comida está lindaaaaaaaa ....



    abraço
    Daniel Moura

    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Daniel, querido, obrigada pelas suas visitas tão gentis... Assim que der vou lá no seu Feito na Hora, prometo!

    E esse rango dá uma fominha só de olhar, né?

    Beijolas!!

    ResponderExcluir
  3. Amei esse pernil.
    Meu marido ama cebolas... Pena que não come carne de porco... Só se eu fizer com carne bovina...
    Bom fim de semana.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Bom, agora temos um problema!
    Porque eu fiquei com vontade de fazer a suaaaaa receita!
    =D
    Que delícia!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Paula,
    Adorei a receita bem diferente!!e deve ficar "deli"!!!bjs
    Ah obrigada pela visita, bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  6. Oi Paula, adorei a sua visita, e adorei também essa receita, deve ter ficado "deli" como diz minha filha!bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  7. Oi Paula, adorei a sua visita, e adorei também essa receita, deve ter ficado "deli" como diz minha filha!bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  8. MEU PAI E MEU MARIDO AMÃO PERNIL. NÃO SEI SE SEI FAZER, MAS VC MOSTRANDO ESSE PASSO A PASSO ACHO QUE VOU ARRISCAR http://deliciasdachelinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Estava procurando uma receita que o pernil não fosse feito no forno, e achei essa. Acabei de fazer e almoçamos. Olha, que delícia que ficou!!! Ainda peguei a dica de salpicar canela, puxa vida!! Ficou maravilhoso o pernil! Servi com arroz branco, salada de alface e tomate, e farofa feita com a panela que fiz o pernil, ficou uma delícia! Parabéns, e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou, Débora! Faça logo um montão de vez e congele em porções para quando precisar. Essa carne fica jóia por 3 meses no freezer. Gostei da sua idéia da farofa, adoro farofa!! Vai bem com carne de porco, né?

      beijooooooo

      Excluir
  10. Meu prato não ficou bonito como o seu mas ficou uma delícia! E é muito fácil de fazer, obrigado pela receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desista, capriche que dá certo!! Obrigada por deixar seu comentário e continue acompanhando, sempre temos novidades.

      beijoooooo

      Excluir
  11. Nunca tinha preparado pernil antes. Encontrei sua receita e amei! Fiz e ficou lindo e delicioso.

    Beijos!

    Rosana

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Sim, Renata! Pode sim, apenas cuidado para não queimar.

      bjssss

      Excluir
  13. Paula, querida! Se possível publique mais receitas light , saborosa e pratica . Parabéns por ser tão criativa e competente! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. brigaduuu menina!

      pode deixar que já estou pesquisando um monte de coisas light!! se tiver uma receita esperta pra compartilhar, pode enviar.


      beijossssssss

      Excluir
  14. Ficou uma deliciaaaaaa amamos!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. É correto utlizar o azeite virgem ( não extra-virgem) para dourar a carne?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GG, na verdade tanto faz. Você pode usar o óleo de cozinha normal se quiser. O importante é não deixar queimar, nem o óleo, nem a carne. E descartar depois, daí colocar a carne para cozinhar. Fazendo assim qualquer carne vai ficar leve e gostosa.

      beijosssss

      Excluir
  16. Já fiz algumas vezes. Gosto de colocar bastante cheiro Verde, assim o molho chega a ficar Verde. É de comer ajoelhado...

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss



Subir