Muita gente tem mandado email para a Cozinha perguntando como é que se calcula o preço de venda de um produto.
Tenho algumas dicas que podem ser úteis. Mas atenção: não se baseie em apenas um método. Pesquise a concorrência (para saber quanto os outros cobram pelo mesmo produto que você faz), faça um levantamento dos seus fornecedores (para pagar menos pela matéria prima), preste atenção no valor das embalagens...
Não acredito em fórmula pronta, por que quando a gente trabalha em casa as coisas não funcionam iguais a uma empresa, portanto, adapte a sua realidade. O preço de venda do seu produto deve abranger TODOS os custos da sua produção e mais o lucro que você espera obter.
Na verdade, você terá que fazer várias listas e cálculos até conseguir definir e "enxergar" cada um desses itens, e tudo o que entra na sua produção.
Vamos tentar um exemplo com a receita do pão de mel aqui da Cozinha. Os valores são de dezembro de 2009 em São Paulo, capital. Pesquise sempre os preços para o seu cálculo dar certo.
Primeiro, levante os preços das matérias primas básicas necessárias.
A receita é assim:
1 ovo inteiro - R$ 0,20 (considerando a dúzia a 2 merréis)
2 xícaras de farinha de trigo peneirada - R$ 0,60 (Considerando o quilo a 2,80 - farinha boa please! Duas xícaras equivalem a um quinto mais ou menos)
1/2 xícara de chocolate em pó ou cacau em pó - R$ 0,40 (aqui varia, se usarmos chocolate em pó que é melhor, sai mais caro, mas vale a pena, aqui pago em torno de R$ 3,50 a caixinha dos padres)
1/2 xícara de açúcar (mascavo ou comum) - R$ 0,20 (Use o açúcar comum mesmo, que não faz diferença e o mascavo pode chegar até a 7 paus o quilo, portanto, caro demais)
1 xícara de água ou leite - R$0,60 (Considerando um litro a 2,10, leite bom please)
1/2 xícara de favinho (ou glucose de milho) R$ 0,40 (Considerando a garrafa de um litro a 4 merréis)
2 colheres de sopa de margarina amélia derretida R$ 0,10 (A barra de um quilo custa 5 reais e dura muito!)
2 colheres de chá de bicarbonato - R$ 0,10 (um pacotinho custa 2 merréis e dá para um montão)
1 colher de café de fermento em pó - R$ 0,20 (considerando 2 reais um potinho de fermento que também dá um montão)
1 colher de chá de cravo em pó
2 colheres de chá de canela em pó
1 saquinho de chá de erva doce (abra o pacotinho e coloque as sementes)
1 pitada de noz moscada
Aqui não tenho os valores, pois compro as especiarias no mercado municipal, é muito barato. Podemos considerar R$ 1,00 para todas elas juntas, e provavelmente seria menos.
Estes são os ingredientes da massa. Ainda falta considerar o recheio e a cobertura. Para o recheio, uso um pote de doce de leite de 400g. e geralmente dá para uma receita e ainda sobra. Ele custa R$ 3,00.
Para a cobertura, uma barra de um quilo de Harald Fracionado ao leite está por volta de R$ 13,00 aqui em SP. Como uso metade desse e metade meio amargo normal, com preço em torno de R$ 15,00, a média é de R$ 14,00 para a cobertura de uma receita.
Muito bom, agora é somar tudo e ver quanto dá.
R$ 14,00 - chocolate
R$ 3,00 - recheio
R$ 3,80 - massa
R$ 1,40 - gás, água, luz, etc
-------------------------
R$ 22,20 = CUSTO TOTAL DE UMA RECEITA
Bom, uma receita rende 30 unidades, de tamanho médio, o que dá um custo unitário de R$ 0,74.
Ufa...Pensa que acabou??
Ainda não. Falta a gente considerar a embalagem, e isso pode fazer toda a diferença no seu preço. O melhor é ter um bom fornecedor, em que você possa comprar já uma boa quantidade por um preço que não pese muito. Eu costumo comprar na região da Barão de Duprat, aqui em SP, próximo da 25 de março, tem a Albano, com coisas super legais e um precinho bom pra burro. Perto do Ceagesp e nele mesmo também há boas opções de lojas de embalagens para produtos alimentícios.
Pesquise bastante, pense em várias opções de embalagem, calcule o preço de cada uma e decida pela que for melhor para o seu caso. As fitas também, e o mesmo vale para etiquetas, uma só é mais do que suficiente para informar sobre o seu produto.
Pesquise bastante, pense em várias opções de embalagem, calcule o preço de cada uma e decida pela que for melhor para o seu caso. As fitas também, e o mesmo vale para etiquetas, uma só é mais do que suficiente para informar sobre o seu produto.
Considere também que nas encomendas grandes você vai precisar de uma caixa de transporte e esse custo também precisa ser considerado.
Enfim, coloque o preço da embalagem por unidade. Se for mais que um real, tá caro demais. Pense em algo que possa ficar em 0,50 por unidade. Considere o papel chumbo e o decorativo, além das fitas e etiquetas, e uma boa idéia para baratear o custo é padronizar a embalagem, ou seja, igual para todos os tipos, sabores, etc. Não compre embalagem que já tenha definido o sabor, pois pode ficar encalhada e isso quer dizer prejuízo.
No nosso caso, o custo final por unidade seria R$ 0,75 do pão de mel e R$ 0,50 da embalagem, ou seja, R$ 1,25, e aqui em SP vende-se a R$ 2,50 um pão de mel que não chega aos pés deste aqui. Mas o preço a meu ver está bom, não dá para vender a mais de 2,50. Neste caso, estamos com R$ 1,25 de lucro, o que é bom, cinquenta por cento.
Como você pode perceber, apenas fazendo as contas é que você vai saber com certeza qual vai ser o seu custo, e portanto, o seu preço. Acho que este é o melhor método.
Espero que dê uma luz aí para você. Me conta como você faz para a gente ver se tem um jeito melhor de calcular isso tudo.
ATUALIZAÇÃO: Já temos uma planilhinha para ajudar a calcular isso aí, veja aqui ó:
http://www.cozinhadoquintal.com.br/2011/04/calculo-de-preco-de-venda-atualizado.html
ATUALIZAÇÃO: Já temos uma planilhinha para ajudar a calcular isso aí, veja aqui ó:
http://www.cozinhadoquintal.com.br/2011/04/calculo-de-preco-de-venda-atualizado.html
Olá! Gostaria de saber como foi calculado o valor de R$ 1,40 para: gás, água, luz? Grato pela atenção. Parabéns pelo Blog.
ResponderExcluirDrigo, eu fiz um malabarismo danado para chegar nessa conta. Vc vai ter que fazer o mesmo. A idéia é somar tudo o que se gasta em um mês de água, um mês de luz e um mês de gás. Depois, vc divide por 30 para ter o custo diário, ou seja, quanto gasta de água, luz e gás por dia.
ResponderExcluirCabou não, vamos em frente. Com o custo diário, vc tem que dividir pelo total de unidades produzidas, para saber o quanto representa no seu custo por unidade o que se gasta com água, luz e gás.
A mutreta é que a gente trabalha em casa, logo usa gás, luz e água para tudo, e não apenas na produção. Mas esse cálculo pode ajudar bastante a formação do preço do seu produto.
E sinceramente, eu esqueci de considerar o telefone também.
Lápis, papel e maquininha. Boa sorte e sucesso, escreva sempre!!
Beijos!!
Olá!
ResponderExcluireu quero vender ovos de páscoa este ano, mas ainda não comecei porque eu não sei calcular o preço de venda.
eu não sou muito boa para contas rsrs
mas eu vi esta sua dica, mas eu ainda estou perdida! porque não entendi como é que calcula o valor pelas quantidades da receita!
exemplo; me explica como fazer este cálculo de achar o valor pelas quantidades de xírcaras, colher etc, não consegui ainda nenhum resultado
desde já agradeço!
estava a procura destas informações!!
ResponderExcluirObrigada, só aqui no seu blog consegui com clareza esclarecer minhas dúvidas!!! Muito bom... Já favoritei e sempre venho aqui dar uma espiadinha!! Beijos
Gabriela - PE
Oi eu estou pensando em servir marmitex pois quero trabalhar em casa e estou pesquisando muito tenho todas as aptidões necessarias pois adoro cozinhar e minha mãe já trabalhou com isso,quando eu estiver bombando mando notícias e dicas obg por vcs existirem.Bjos
ResponderExcluirKATIA - SANTOS SP
09 DE MAIO DE 2011 11:49
olá eu trabalho com churros aqui na bahia, e aqui vendemos em média no valor de 1 real a 1,50. eu gostaria de saber se vendermos em quantidade com 200 unidades por exemplo como devo calcular o valor de venda e como ficaria o valor do meu lucro vc poderia me ajudar? agradecida
ResponderExcluirBom dia Paula!Preciso de ajuda!
ResponderExcluirFaço cupcakes 1 vez por semana e é um sucesso. Agora pretendo fazer bolo gelado de marmita e brownies, vc entende que é problema vender 3 produtos diferentes? Ou será que é legal? Estou na maior dúvida.
Eita desespero kkkkk
ExcluirJá respondi seu comentário anterior e inclusive te mandei a resposta por email Na dúvida, faça tudo e veja a aceitação... Eu acho que dá certo sim. Manda ver!!
beijooooo
olá bom dia gostaria de saber como faço para calcular o valor do ovo de pascoa. quero saber como faço para colocar um ganho fixo para mim tirando todos os gastos e deixando um caixa sem esta no negativo por favor mim ajude
ResponderExcluirROberta, veja ali do lado onde está ESPECIAIS PARA VENDER - Cálculo do preço atualizado - lá tem uma planilhinha que deixa mais fácil e serve para qq produto que vc for fazer. O ganho vc vai colocar em cima do preço que vc mesma vai fazer de acordo com o custo que vc encontrou depois de fazer as contas. Compliquei? Assim:
ExcluirCUSTO = TODAS AS DESPESAS e MATERIAIS + LUCRO = PREÇO DE VENDA
boa sorte!!
gostaria de saber como faço para calcular um ganho para mim e não deixar o caixa vazio. obrigado bom dia
ResponderExcluirolá, boa noite! gostaria de saber o preço de venda de uma delicia de abacaxi pra sobremesa? e qual a ML que coloco na porção?
ResponderExcluirAndreza, eu não sei!! Vc é quem vai decidir o quanto colocar na porção, pense em algo em torno de 100ml, não menos por que senão é muito pouco. Quanto ao custo, vai depender da receita, daí vc vai montar o preço levando em consideração o que gastou e o quanto quer ganhar.
ExcluirTem moleza não, tem que calcular, manda ver no lápis aí!!
Sucesso!
Oi tudo bem, Eu quero vender cupcake a embalagem será só a forminha de papel massa , recheio, cobertura de chantely muito simples vou fazer massa pão de ló umamassa costuma render l8 unidades vou gastar 3 ovos 2 colheres de margarina 1 colher de fermento 2x de açucar 3x trigo agua.
ResponderExcluirLiliane, faça o cálculo para ver como fica o seu custo.
Excluirbeijossssss