Perdeu o primeiro? Relembre:
Descobrindo os clientes para o seu negócio de comida
Ok, você já respondeu as perguntas que eu fiz no primeiro post:
É isso que você quer fazer? Você tem tempo? Você já decidiu o quê fazer?
Então vamos pôr a mão na massa, certo? Ainda não. Temos mais alguns pontos importantes a considerar antes de começar um negócio.
Já decidiu o quê você vai fazer? Doces, salgados, refeições, comida dietética, comida vegetariana, etc.
Essa decisão é importante, pois envolve a sua capacitação para realizar o trabalho (você sabe fazer?) e os equipamentos necessários (sua cozinha tem tudo o que é preciso para fazer o produto?)
Depois, a pergunta importante é: quem pode ser seu cliente? Aonde você venderá seus produtos? Claro que isso depende do tipo de culinária que você vai fazer. Então pense, mas não fique só na idéia.
Dê uma volta com tranquilidade pelo seu bairro. Veja quantos clientes em potencial você teria - bares, restaurantes (que geralmente não fazem a sobremesa, preferindo comprar fora), lanchonetes, padarias (que podem vender suas trufas e bombons, por exemplo), mercadinhos)que podem vender, além dos doces, os salgadinhos também), escolas (veja as cantinas, algumas não fazem tudo o que vendem), casas de café, academias, cabeleireiros, etc.
Não se esqueça dos buffets infantis e adultos, elas podem ser muito bons clientes, se você conseguir conquistá-los.
Observe as pessoas, repare no que elas compram no mercado próximo, pergunte a elas se gostariam de encontrar o seu produto também. Conversando, você vai se desinibindo, perdendo a vergonha. Veja que você ainda não está vendendo nada...
Esta etapa pode tomar um bom tempo, mas acredito que uma semana é suficiente para que você possa identificar seus possíveis clientes.
A maior dica nesta fase é anote tudo! Separe um caderno para este projeto. Anote detalhadamente tudo o que você achar importante, mesmo que pareça meio sem importância agora, poderá ser útil depois.
Aqui no blog eu já coloquei como se faz uma pesquisa de mercado! Veja, pois é muito importante fazer antes de começar:
Além disso, dê uma boa olhada no nosso índice. Ele tem todo o conteúdo do blog. Os marcadores à esquerda servem para te orientar sobre o assunto principal. Se você quer ler mais posts como este, clique em Gestão.
Acompanhe a Cozinha do Quintal por aí:
Ouça os nossos Podcasts
Menina, você é porreta!
ResponderExcluirTô salvanto teus posts acredita? hehehehe.
Bjs
Fla
Recentemente optei por cozinhar em casa. Moro sozinha e só comia em restaurantes... Estou de dieta, rs, e nada como emagrecer fazendo minha própria comida...
ResponderExcluirSeu blog tem sido uma mão na roda...
Obrigada!!!
Flavinha, obrigada, vai ter muuuito mais, pode deixar!
ResponderExcluirAnônima, seja sempre bem vinda!!
maravilhoso!!!!
ResponderExcluirgostaria muito de fazes e vender.
mais e o medo onde fica , você tem receita para insegurança.
valda.menezes@bol.com.br
Estou estudando cada passo pra ter sucesso.Obrigada,Paula!
ResponderExcluirOlá, eu quero trabalhar com pão de mel, sonhos e trufas. Gosto muito de fazer doces e estou procurando receitas e onde comprar os produtos mais em conta. Achei suas dicas muito interessantes.
ResponderExcluirVou começar a fazer e vender para festas, Obrigada.