Arroz Integral com muitos grãos

em 13 de setembro de 2009


Se você não tem a menor vontade de gastar os tubos num pacotinho mísero de 500g de arroz ráris, (que aqui em casa não dá nem para uma vez!), faça como eu: vá ao mercado municipal mais próximo e compre os grãos, misture e faça você mesma o seu arroz sete, oito, nove ou quantos grãos você quiser.

Eu coloquei:

- arroz cateto
- arroz integral comum
- linhaça
- aveia integral (grão inteiro)
- cevada
- trigo integral
- quinua
- centeio

Faltou o arroz selvagem, que só tinha para vender num box de ração para animais, aí também não deu coragem...

Na próxima ida ao mercado ainda vou acrescentar na minha lista acima o arroz vermelho, e o triticale, se eu achar. O triticale é um grão que resulta do cruzamento do trigo com o centeio, portanto, como já tinha os dois, não fiz tanta questão.

Adorei o resultado, por que fiquei com uma caixa enorme que vai dar para muito tempo. Como eu ainda tinha arroz normal, acabei misturando um pouco também. A molecada adorou (é o arroz com "tranqueiras") marido também, fica muito gostoso sem falar que é saudável pra caramba. Faz aí você vai ver a economia!

12 comentários:

  1. O danado do arroz integral eu ainda não consigo comer...
    =(

    ResponderExcluir
  2. quanto tempo +- leva o cozimento e a quantidade de agua é a mesma do arroz comum ou tem um segredo para preparar esta mintura????

    ResponderExcluir
  3. Cler, não tem segredo, mas vai depender do seu fogão, da sua panela... Faz a primeira vez e fica de olho, veja quanto tempo demora e se for preciso vc pode por mais água, é igual ao arroz normal!
    Boa sorte!

    bj grande

    ResponderExcluir
  4. posso por soja?
    qual as medidas pra cada um?
    obrigada
    cris

    ResponderExcluir
  5. Cris, não ponha soja não, porque ela é muito dura edemora para cozinhar. As medidas de cada grão são por sua conta, o ideal é por exemplo meio quilo de arroz integral e 100 gramas dos outros grãos. Misture tudo e guarde em uma caixa.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Fiquei impressionada! Nunca gostei do arroz integral, mas hoje almocei na casa da minha mãe um arroz integral misturado com mais doze grãos, temperado com alho, cebolinha, salsa, coentro e pimenta de cheiro que adoro, achei uma delícia! Não paro mais, vou usar todos os dias!

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se posso colocar chia nessa mistura, e se nas quantidades todos os grãos devem somar 100g? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, você pode colocar sim. A quantidade você determina, não existe uma proporção "correta", ok?

      Consuma logo, guarde em pote hermético e aproveite os benefícios.

      beijossssss

      Excluir
  8. Muito obrigada pela dica! Realmente é muito caro comprar pronto.

    ResponderExcluir
  9. Amei a dica!
    Só não entendi se o guardar em um pote hermético e necessário mesmo se eu não colocar a "Chia"?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, o pote hermético vai garantir uma validade maior. Eu acho que é importante. Se você não tiver, procure usar logo a mistura, ok? A chia vai de gosto, como você viu no post, o que vale é o que a gente gosta. Certo?

      beijossssss

      Excluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss



Subir