Esta é uma receita da minha avó Angelina, como outras que já apareceram aqui. Com ela aprendi a preparar muitos pratos que continuo fazendo, esperando que ela, lá no alto, continue me dando as dicas que eu preciso para deixar tudo ainda mais gostoso!
Não é difícil, só que tem uns passinhos. Para facilitar a sua vida, leitora ou leitor, fiz uma sequência de fotos. A primeira coisa é organizar os ingredientes. Você vai precisar de:
Não é difícil, só que tem uns passinhos. Para facilitar a sua vida, leitora ou leitor, fiz uma sequência de fotos. A primeira coisa é organizar os ingredientes. Você vai precisar de:
- aproximadamente 1 kg de beringela fatiada, ao seu gosto. Eu já comprei assim, fatiada no sentido do comprimento. Você pode fatiar a beringela em rodelas também, fica ótimo do mesmo jeito.
- mais ou menos 500g de molho de tomate (eu usei um caseiro, bem rústico, mas claro que molhinhos prontos são bem vindos! Use o que tiver e gostar)
- 300g de presunto fatiado
- 300g de mussarela fatiada
- 5 tomates sem pele e cortados em rodelas finas
- 1 xicara de salsinha picada
- 1 xicara de folhinhas de manjericão fresco
- sal, pimenta, orégano e outros temperinhos secos a gosto
- 1 litro de óleo para fritar (já vou explicar porque tanto óleo)
- mais ou menos 300g de farinha de trigo para empanar
- azeite para regar a gosto
** medidas aproximadas, rendeu 12 porções ogras bem fartas!
1 - Empane rapidamente cada fatia de beringela em farinha de trigo. Pode empanar normal, no ovo e na farinha de rosca? Pode, fica melhor ainda.
2 - Vá fritando as fatias empanadas em óleo bem quente, sem mexer muito. O ideal é dourar de um lado, depois do outro e retirar. É rápido! E vai óleo, porque no meio do processo você vai precisar descartar o óleo usado (não na pia, tá?) e começar novamente, porque a farinha que se desprende da beringela se acumula no fundo da frigideira e queima. Então, talvez você precise trocar o óleo mais de uma vez, por isso ponha pouco, mais ou menos uns 2 dedos, o suficiente para o legume boiar.
Vá escorrendo em papel toalha cada fatia de beringela. Elas devem ficar sequinhas, douradas. Aqui você pode já ir montando a sua lasanha ou pode fritar tudo primeiro e depois começar a montar.
A montagem é idêntica a uma lasanha normal. Em uma refratária ou assadeira, coloque uma camada de molho de tomate e disponha as fatias de beringela. Em cima, espalhe mais molho, mas não enxarque muito, uma colher de sopa em cada fatia, espalhando, já é suficiente. (3 e 4)
Agora é montar as camadas! Sobre as fatias já com o molho, disponha a mussarela. Depois, nova camada de beringela e molho. (5-6)
Mais beringela, mais molho e presunto. Continue assim até acabar a beringela, cubra com molho e complete a cobertura ao seu gosto. Eu coloquei mais uma camada de mussarela, os tomates fatiados, a salsinha, o manjericão, parmesão ralado grosso e muito azeite, porque eu adoro. Ficou assim:
Aqui uma dica: coloque as ervas depois, quando a beringela estiver quase pronta, pois o processo de assar queima as folhinhas e elas ficam escuras. Por outro lado o sabor fica divino, ou seja, vai do gosto do freguês: se você for fazer para vender, coloque depois para ficar bonito, se for para comer em casa mesmo, já coloque antes de assar, para poder desfrutar de todo o sabor e o aroma.
Ficou no forno médio, mais ou menos 200 graus, por uns 30 minutos, é mais do que suficiente pois a beringela já passou por um pré-cozimento na fritura. É mais para gratinar e aquecer bem mesmo.
Sirva acompanhado de uma saladinha se quiser, mas ó: nem precisa rsrs
Outras combinações possíveis e maravilhosas para a beringela: carne moída, peito de peru e ricota, catupiry, legumes refogadinhos, verduras refogadas, linguiças, atum... enfim, o que a sua imaginação mandar e você tiver na geladeira. Eu já fiz com frango desfiado e requeijão e ficou muito bom!!
Pode congelar prontinha, melhor ainda se você montar em embalagens de alumínio (aquelas retangulares para marmitex são boas) lembrando de ensacar em plástico para não pegar umidade do freezer na tampa de papelão. Ou você pode montar em caixas plásticas que possam ir ao microondas, também dá certinho. Validade: 30 dias congelado.
Melhoras para sua mãe, Paula.
ResponderExcluiradorei a berinjela e já vou levando para testar.
Bj,
Lylia
Obrigada querida!! Faça a lasanha, você vai se apaixonar =)
Excluirbeijossssss
Valeu pela a dica!👍👍👍
ResponderExcluir