Olha o pratinho: carne louca com arroz, salada de alface e tomate e batata frita. Supimpa!
Esta receita pode e deve entrar no seu serviço de marmitex, ou se você faz lanches para vender.
Isso porque ela rende muito, é econômica e não tem quem não goste. Ou mesmo se você, como eu, tem pouco tempo para cozinhar e tem família grande: faça tudo em um dia e congele para o mês inteiro. Vale a economia do tempo, do dinheiro e facilita a vida.
Ingredientes
1 peça de patinho ou coxão duro ou coxão mole limpa e sem gordura
2 xícaras de molho de tomate
500g de cebola ralada ou bem batidinha
100g de salsa bem batidinha
50g de alho picado
óleo o quanto baste
sal, temperos (orégano, tomilho, páprica, a gosto)
1 xícara de azeitonas verdes fatiadas (opcional)
Modo de Fazer
Primeiro limpe toda a peça de carne. Se for patinho, você vai ter entre 4 a 5 quilos de carne, se for coxão duro quase isso e se for coxão mole um pouco menos.
A minha peça de patinho tinha aproximadamente 4 quilos. Depois de limpa, separei em pedaços grandes, você vai acabar fazendo isso naturalmente no processo de retirada da gordura.
Em uma panela de pressão, coloque 1 dedo de óleo e aqueça bem. Doure os pedaços de carne, de todos os lados, sempre em fogo alto, um pedaço por vez, até que todos os lados fiquem bem selados e tostadinhos. Tenha paciência, ok? Isso demora um pouco. Acrescente mais óleo conforme necessário.
Depois que fritou a carne, reserve. Descarte o óleo que restou na panela: como está quente, coloque em um recipiente de louça ou em uma lata e espere esfriar completamente. Não jogue na pia! Coloque em uma garrafa pet e leve a algum posto de reciclagem (sim, óleo de cozinha usado se recicla, informe-se).
Na mesma panela doure a cebola, até começar a ficar transparente, a seguir coloque o alho, doure por alguns minutos.
Coloque a carne na panela, cubra com água, mexa bem. Feche e conte 30 a 40 minutos após iniciar a pressão. Passado esse tempo, desligue o fogo e deixe a pressão da panela sair naturalmente. Abra, retire a carne e desfie.
Pela minha experiência é melhor desfiar a carne enquanto ainda está quente. Volte a carne à panela e mantenha em fogo baixo.
Acrescente a salsa e as azeitonas.
Acrescente o molho de tomate. A
quantidade que eu uso é duas xícaras puro, você pode adicionar a
seu critério. O molho vai ajudar a encorpar a carne e vai dar mais peso ao seu prato. Coloque o molho e misture bem.
Corrija o sal, acrescente os temperos da sua preferência e cozinhe
semi-tampada por mais 15 a 20 minutos, mexendo de vez em quando.
Tá pronto.
A minha rendeu quase 6 quilos depois de pronto. Separei em porções e congelei. Dura até 3 meses no freezer.
Observações:
Aqui em casa as crianças não gostam de cebola, por isso eu pico bem. Caso prefira, você pode deixar a cebola em pétalas, ou em rodelas largas, assim ela não vai desaparecer na carne. Fica muito mais gostoso na minha opinião.
Se for fazer para vender, você pode tranquilamente usar 1 quilo de cebola. Já fiz muito assim e fica ótimo.
Também vendi muito em porções de meio quilo, já congelada, fica a dica!
Quanto à cebola, eu costumo congelar depois de picar e escorrer bem o líquido. Já vi que existe a opção de congelar em cubos numa forma para gelo, estou fazendo isso pela primeira vez, mais para mostrar: se você mora sozinho ou cozinha pouco, ou para poucas pessoas, ou se a cebola não é o seu ingrediente favorito, pode fazer assim e usar os cubos quando precisar refogar alguma coisa.
A salsa eu também congelo, mas sinceramente, essa história da forminha de gelo não rola pra mim, nem para a cebola, nem para a salsa. Deixo em um pote grande (esse tem meio quilo) e quando preciso é só tirar do freezer e dar uma raspada na quantidade que eu quero e pronto.
Gostou? Receita boa, fácil até para quem é iniciante na cozinha, que não pode faltar em festa de aniversário, nem no seu serviço de comida. Olha meus potinhos aí prontos para ir ao freezer:
Sempre um sonho!!! Que coisa mais maravilhosa!!!
ResponderExcluirVocé viu a colher de madeira que vc me deu, né?? Sempre comigo =)
Excluirbeijosss
Queria fazer para servir 100 lanches, quantos kilos de carne me recomenda?
ResponderExcluirBruna, vai depender. Por exemplo, se você usar 100g de carne para cada sanduíche, pode pensar que precisará de 10 quilos de carne.
ExcluirMASSSS na verdade isso é muito, porque você pode "aumentar" a receita com a cebola, com pimentão, por exemplo.
Veja que a minha receita rendeu muito... Uma peça de patinho tem em torno de 3 quilos, limpa. Você acrescenta cebola, alho, molho, água, enfim, tudo o que vai e o que você quiser e o rendimento aumenta muito.
Por isso que eu digo sempre: faça o teste, anote o rendimento...
beijosssssss
Queria fazer para vender. Quanto poderia cobrar o kilo?
ResponderExcluirListe os ingredientes e as quantidades utilizadas. Divida o valor do quilo do ingrediente pelo tanto que foi utilizado (transforme tudo em gramas). Não esqueça de adicionar os custos de água, luz e gás. Divida pelo total em quilo da receita e você terá o seu custo.
ExcluirNão tem moleza, eu não tenho como calcular para você.
É igual ao custo da feijoada que já publiquei aqui:
http://www.cozinhadoquintal.com.br/2012/07/calculo-de-custo-de-feijoada.html
beijosssssss