Um frango, duas opções

em 7 de novembro de 2012

A Cozinha aqui está com falta de receitas, eu sei, mas nem sempre estou conseguindo fotografar e postar o que faço para vender, mas hoje deu, então vamos nós!!

Tenho usado bastante produtos food-service, ainda mais do que o costume, não só por que a família é grande mas também para fazer em maior quantidade para as minhas bandejocas.

Então encontrei este frango da Valesul que é ótimo, pois vem em cubos sem pele, prontinho para usar. A embalagem eu joguei fora e no site deles não tem a imagem, mas acredito que não há muita dificuldade em encontrar nos atacados por aí.  Cada embalagem vem com 2 kg. de peito de frango em cubos.

Eu uso muito para o strogonoff e para o imbatível yakissoba que faz o maior sucesso com os meus clientes.

Hoje duas opções, separei mais ou menos - no olho - um quilo para cada opção. Vamos lá ao passo a passo que é moleza.

A primeira receita eu chamo de frango à chinesa, tenho uma cliente que ama essa versão. Fica bem suave, apesar do shoyo.

Tempere o frango e deixe marinando na geladeira de um dia para o outro, ou pelo menos umas 4 horas, dando uma revirada de vez em quando. Guarde em um pote com tampa.


Para temperar, usei alho, tomilho fresco, orégano e sal. Temperei tudo de uma vez e separei na hora de preparar.

Numa panela de fundo grosso (eu gosto de usar a minha panela de pressão, que é alta e assim o frango não espirra óleo no fogão inteiro) doure bem os pedaços colocando poucos por vez, para não formar água. Vá virando para dourar por igual e reserve.


Aqui uma dica: vou fritando e colocando numa peneira de inox, pois como ainda está bem quente, escorre todo o óleo.



Quando acabar de selar todos os pedaços, apague o fogo e aguarde alguns minutos pois o óleo estará super quente. Retire da panela para descartar (não na pia!) e volte a panela ao fogo, sempre no mais alto.


Esse processo garante que os pedaços fiquem dourados por fora e macios por dentro.

Acrescente cebola em pétalas, quantas você quiser ou tiver. Eu só tinha uma, então foi uma só mesmo. Continue mexendo constantemente para dourar a cebola. Quando começar a suar, retire a panela do fogo. Não quero que cozinhe demais, pois ela ainda vai no molho, então é só para pegar uma cor e um sabor da raspa da panela.



A seguir, meia xícara de água na panela, fogo alto, deixe ferver e com uma colher de pau, vá "limpando" o fundo e as laterais. Todo o sabor dos temperos fritinhos está aí.

Acrescente meia xícara de shoyo e dissolva à parte 3 colheres de sopa de farinha de trigo em mais uma xícara de água. Acresence a farinha dissolvida na panela e volte a cebola, mexendo constantemente até encorpar.

As fotos que eu tirei desse passo embaçaram por causa do vapor rsrsrsr

Abaixe o fogo e volte os pedacinhos de frango para a panela, deixando cozinhar por mais uns 3 minutinhos com a panela tampada.

Salpique salsa a gosto e mande ver! 


Um molhinho rico, espesso, saboroso envolvendo cada pedacinho....
  
A segunda versão que fiz hoje foi um empanadinho, por que nuggets industrializado só de vez em quando.

Muito simples, bati um ovo e taquei mais umas ervinhas e um tico de sal, despejei sobre o frango e envolvi bem, empanei na farinha de pão (caseira) e fritei em óleo quente. Escorreu no papel toalha e foi o meu almoço e da galera aqui de casa hoje. Acompanhe as fotos:



Se você só está em casa para o jantar, pode deixar o frango empanadinho na geladeira, assim numa bandejinha, coberto com um filme ou saco plástico e à noite é só fritar.


Olha que pratinho simpático... Ah, eu gosto do feijão "por cima" tá?  



Um molhinho de pimenta e um pouquinho de maionese vão bem. A salada não coube no prato, mas eu juro que comi.


12 comentários:

  1. Gostei do frango, um tempero bem especial e fica bem sequinho na segunda opção, mas gosto mesmo é de molho por isso acho que vou gostar mais da primeira opção,adorei!bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  2. Estou tentando pela 2ª vez comentar... deu erro...rs!

    Paula, o frango com um toque de shoyu e um pouco de ervas fica maravilhoso. É versátil e rápido, muito bom!
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Receita rápida para aquele dia que não dá para perder horas no fogão,né Gina?

      Bom final de semana pra vc tb...

      beijoooo

      Excluir
  3. Oi Paula, as duas receitas muito práticas e ficaram muito apetitosas e água na boca hum!!

    Bjs e ótimo final de semana!!

    ResponderExcluir
  4. Bem prático e delicioso amei....rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zy, fala pra mim, não é tudo o que a gente quer?

      beijoooooo

      Excluir
  5. estou adorando ..acho q agora vou conseguir fazer um cardapio digno sem enfartar...mas eu queria muito se vc puder, passar a quantidade de sal.. e como fazer aquele molho vermelhinho para macarronada..muito obrigada...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não enfarte por favor rsrs aqui no blog tem bastante conteúdo para te ajudar, dá uma vasculhada... e o molho, vai sair post dele em breve. A quantidade de sal deve ser a do bom senso, normalmente 1 colher de sopa rasa de sal tem a capacidade de salgar 1 quilo de qualquer coisa, mas esta é uma medida que precisa de teste, por isso você tem que ir provando a sua comida para não correr o risco de passar. Faltar pode, passar. nunca porque não dá pra corrigir.

      Sucesso!!

      beijosssssss

      Excluir
  6. Amei demais esse blog hahaah Minhas marmitas vão ficar maravilhosas agora. muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AI que bom!! Obrigada pelo comentário! Fico muito feliz.

      SUCESSO!!!

      beijosssssss

      Excluir

Os comentários serão lidos e depois publicados.
Verifique se a sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores. Se preferir, mande um email pra mim no paulamellomorgana@hotmail.com
Comentários mal educados, preconceituosos ou com propaganda são excluídos. Encontrou um erro ou informação faltando? Me avisa? Obrigada!! beijossssssss



Subir