Tenho este livro da Larousse faz tempo, ganhei do maridão, mas sempre fico olhando as receitas e acabo nunca fazendo. Esta semana, como a vontade de comer panetone estava batendo, vi estes tais Cramiques, um bolo belga, que leva apenas uvas passas e resolvi testar.
Acrescentei frutas cristalizadas também, e confesso que não ficou nada parecido com a foto do livro, mas ficou uma delícia.
A casquinha crocante e por dentro, macio, muito macio. Adorei a massa, mas na próxima vou aumentar a quantidade de açúcar, pois ficou levemente doce, não o suficiente para um panetone.
A receita é fácil, mas exige um longo tempo de crescimento, mas vale a pena. A dica é usar todos os ingredientes em temperatura ambiente, inclusive os ovos.
Outra dica super importante e que vale para qualquer receita: não use farinha de má qualidade. Pode parecer economia, mas não vai dar o mesmo resultado, você vai ter um trabalhão para fazer e vai se decepcionar. Então, compre uma boa farinha, especial, Dona Benta, Renata, Anaconda, e corra para o abraço!
Outra dica super importante e que vale para qualquer receita: não use farinha de má qualidade. Pode parecer economia, mas não vai dar o mesmo resultado, você vai ter um trabalhão para fazer e vai se decepcionar. Então, compre uma boa farinha, especial, Dona Benta, Renata, Anaconda, e corra para o abraço!
Mão na massa que é moleza:
Ingredientes
1 kg de farinha de trigo
50 g. fermento biológico fresco
450 ml de leite integral
3 ovos
300 g de uvas passas
300 g de frutas cristalizadas
60 g de manteiga sem sal
65 g de açúcar
1 pitada de sal
Modo de Fazer
Dissolva o fermento em três colheres de leite morno.
Numa tigela grande coloque a farinha de trigo, faça um buraco no meio da farinha e acrescente o fermento dissolvido, os ovos, o leite, e o sal.
Trabalhe bem a massa e forme uma bola.
Enquanto isso, coloque as uvas passas de molho em água morna e corte a manteiga em pedacinhos, para que ela amoleça.
Retome a massa e acrescente o açúcar e a manteiga.
Trabalhe bem a massa, energicamente, até que o açúcar e a manteiga estejam bem incorporados. Vai ficar meio grudento, mas não se preocupe. Vai ficar assim:
Forme novamente uma bola com a massa, enfarinhando um pouco as mãos, e cubra novamente. Deixe crescer 1 hora.
Escorra as uvas passas e incorpore à massa, trabalhando bem. Aqui eu acrescentei também as frutas cristalizadas e a massa ficou bem grudenta. Olha só:
Bom, depois disso, é colocar na forma. Eu usei formas de panetone de papel, mas essa receita pode ser colocada em forma para pão se você quiser, bastando untar e enfarinhar bem. Eu usei quatro formas de meio quilo. Veja aqui:
Repare que eles cresceram até quase completar a forma.
Veja mais de perto aqui:
Depois, coloquei em uma assadeira e levei ao forno 180C por mais ou menos 40 minutos.
Saindo do forno ficaram assim:
Lindos, né?
Deixei esfriar e cortei. Veja por dentro como ficou:
Super recomendo que você faça. Acrescentei por minha conta uma colher de sopa de essência de baunilha, mas você pode usar a essência de panetone também, para aquele cheirinho bom!
A receita original pede que se pincele a superfície do pão com leite morno e açúcar, antes de levar ao forno, mas eu não fiz, e achei que o resultado ficou muito bom.
Faz aí e depois me conta.
MAs você é chique hein bem?!
ResponderExcluirAdoreiiiiiiiiiii!
Beijos,
Fla
Oi Paula...to aqui me acabando de pegar receitas tuas...adorei..
ResponderExcluirBeijão
Ai, Flá, de vez em quando só!! Obrigada pela visita!
ResponderExcluirLeiloka, que bom tê-la aqui e no Quintal, pode se acabar à vontade...
beijos meninas!
Oii!
ResponderExcluirNossa, suas receitas dão água na boca, viu?
Comemos com os olhos, hehehe
Parabéns moça :)
T+!
Olá moça, adorei a receita do panetone, parece fácil e prática, só me diz uma coisa, depois de assado ele fica molhadinho, ou seco?
ResponderExcluirAuxiliadora, eu achei que ficou molhadinho na medida certa, não ficou melequento mas também não ficou seco.
ResponderExcluirEu gostei muito dessa receita e vou repetir agora para o Natal.
Obrigada por sua visita!!
Beijo grande
Que lindos.... Com certeza vou fazer p/ o Natal.
ResponderExcluirSuas receitas são tentadoras, acho que vou medir minhas passadas por aki ou então...cair matando mesmo, né?
oi paula,faço pao de mel e sempre na epoca de calor fico "desesperada" sem saber o que fazer, passei por aqui para "ganhar" algumas idéias (afinal seu blog é um presentão) hoje mesmo vou fazer o bolo de limao. depois eu te conto.AMEI tudo por aqui. obrigada bj
ResponderExcluirPaula,
ResponderExcluirFicam lindos e ainda bem que você colocou a essência, pois é imprescindível para mim ter um aromatizante.
Quanto aos livros de receitas, estou justamente agora dando uma geral nas incontáveis revistas, livros, encartes, recortes de receitas. Trabalhinho complicado, porque a gente sempre acha que vai fazer e acumula um mundo do papéis. Mas estou de mudança e não posso postergar mais essa seleção. Deseje-me sorte...rs!
Bjs.
Bjs.